Guia do Investidor
cryptopunks
Guias

CryptoPunks NFT: Saiba tudo sobre o token e mais

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O mercado de criptomoedas, NFTs e tokens está se movimentando muito rápido, sendo um ambiente bastante dinâmico. Além disso, temos o mercado de NFTs, como o CryptoPunks que recentemente ultrapassou a marca de 1 bilhão de dólares em vendas, afirmam fontes.

O mercado ainda é muito novo, passa por muitas dúvidas, mas é de se considerar pelo valor movimentando. E vale destacar que a coleção Cryptopunks é a segunda NFT a atingir essa marca de vendas, apenas atrás somente do jogo “blockchain” Axie Infinity.

O que é NFT?

NFT é uma sigla para “Non-fungible Token” que, em tradução livre, seria algo como “Token não-fungível”. É uma espécie de selo de autenticidade digital que se utiliza da mesma tecnologia descentralizada que sustenta as criptomoedas, o “blockchain”. De modo resumido, um token é basicamente um registro de um ativo que funciona como um contrato, garantindo sua autenticidade. E esse token representa um ativo que possui algum valor de mercado, uma criptomoeda, podendo até mesmo representar um bem físico.

Se usarmos um exemplo na economia, bens fungíveis são aqueles que não são únicos e podem ser trocados, como: uma moeda de 1 real é um bem fungível, porque se você trocá-la por outra, você continua com 1 real, mesmo que seja outra moeda. Dessa maneira, um bem não-fungível (NFT) é quando você tem bem com um valor de mercado, mas é único. Contudo, muitas pessoas usam esse projeto de tokens não-fungíveis (NFT) para a criação de obras de arte digital — sendo única, ela é cobiçada por colecionadores do mundo tudo. Isso porque obras de arte, são exemplos claro de bens não-fungíveis, ao trocar um pelo outro, você acaba com um resultado diferente.

O conceito por trás de NFTs, são como uma categoria de assinatura digital, transformando qualquer tipo de mídia digital, como GIF ou JPEG, fotos, vídeos, mensagens, arquivos de áudios, etc. — em um bem não-fungível. Nesse caso, vamos imaginar que você tenha encontrado um meme na internet, você pode usar se passando como autor da imagem. Entretanto, quando você pega esse meme e “linka” a um NFT, você consegue autenticar quem tem a posse “cópia” e quem tem a posse “original”.

Em conclusão, NFTs são um tipo de atestado digital, verificado por blockchain, que transformam as mídias digitais únicas em originais perante cópias comuns.

Leia mais  Projeto pretende colocar NFTs em museus ao redor do mundo

O que são CryptoPunks NFT

CryptoPunks foi lançado em junho de 2017 como um dos primeiros tokens não fungíveis (NFT) na blockchain. O projeto foi desenvolvido pelo estúdio americano Larva Labs, uma equipe de apenas duas pessoas, que é composta pelos desenvolvedores de software canadenses Matt Hall e John Watkinson.

Os CryptoPunks são uma coleção de imagens de pixel art estilo 24×24 e 8 bits de desajustados e excêntricos.

Existe exatamente 10.000 desses pequenos bonecos de 8-bits, cada um com sua própria personalidade ostensiva e combinação única de características distintas e geradas aleatoriamente.

Dessa maneira, o projeto era para ser inspirado nas cenas punk de London. Além disso, foi um dos primeiros projetos de NFT que ficou famoso, saindo da bolha e também inspirando muitos artistas cripto e até mesmo o desenvolvimento do padrão de token ERC-721 para os colecionáveis digitais.

E como dito anteriormente, é uma das coleções NFTs mais antigas, mas se tornaram muito populares, impulsionando o preço dos NFTs da coleção.

Leia mais  Projeto pretende colocar NFTs em museus ao redor do mundo

Nos últimos 7 dias, os Punks dispararam 178.58%, após a Visa ter adquirido um NFT da coleção. Após a aquisição da empresa fez com que o volume negociado crescesse em 716% nessa última semana, de acordo com dados da OpenSea. Entretanto, nas últimas 24 horas a coleção NFT amarga uma queda, consideravelmente alta de 66.26%

Em 2017, Matt Hall e John Watkinson, fundadores da empresa de software Larva Labs, como sede em Nova York, criaram um programa de software que geraria milhares de personagens diferentes e estranhos. Entretanto, eles fundaram com uma perspectiva em ser um fabricante de um aplicativo ou algum jogo de smartphone. E existem 6.039 punks masculinos e 3.840 punks femininos.

Conclusão

Além disso, é possível ver uma imagem com todas as 10.000 CryptoPunks no site da Larva Labs. Dessa maneira, qualquer pessoa pode salvar uma cópia do arquivo de imagem em disco rígido. E cada punk também tem sua própria página, detalhando suas características especiais e histórico completo das transações.

Entretanto, apenas uma pessoa pode atestar que possui um CryptoPunk, porque as artes são em NFT. O registro, como a Larva Labs explicou à Christie’s, “é incorruptível e promete ser extraordinariamente longevo”. O histórico de propriedade de cada obra de arte é rastreado e documentado no blockchain, também.

Leia mais  Cryptopunks como fazer: aprenda a criar sua própria NFT

Embora eles não sejam mais exclusivos quando se trata de NFT, os CryptoPunks foram pioneiros em termos de puro valor artístico na blockchain. Do outro lado, tem as CryptoKitties, que possui elementos de gamificação, cada punk individual nada mais é do que uma simples imagem.

Portanto, o sistema que os fundadores inventaram, às vezes é comparado a possuir uma obra de arte física que está permanentemente emprestada a um museu público. Que inspirou o token amplamente aceito que é o ERC-721 para NFT, lançando as bases para o mercado atual de NFT. E alguns CryptoPunk são mais raros que os outros.

Em conclusão, é possível ver sua enorme popularidade com o número de projetos diretamente inspirados por CryptoPunks.

GDI apenas traz matérias informativas, que ressaltam a informação. E publicações devem ser vistam apenas como boletins de divulgação, e podem não retratar o momento atual.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Projeto pretende colocar NFTs em museus ao redor do mundo

Fernando Américo

Criador do Bored Ape Yacht Club compra coleções NFT de CryptoPunks e Meebits

Fernando Américo

Cryptopunks como fazer: aprenda a criar sua própria NFT

Gabriel Tavares

Deixe seu comentário