Guia do Investidor
selic taxa juros
Recomendações

Curva dos juros americanos está criando “desconto” na bolsa brasileira; aponta Genial Investimentos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A bolsa está barata? Analisando o atual momento da bolsa brasileira em meio ao processo de alta nos juros americanos. Na visão dos especialistas, boa parte da elevação prevista para os próximos meses já foi precificada pelo mercado local e incorporada aos preços.

O aumento de juros nos EUA tem tido um impacto negativo nos mercados em geral, particularmente nos últimos dias quando ganhou força a idéia de que o aumento será bem mais rápido do que o inicialmente sugerido: há cerca de seis meses atrás o consenso era que o aumento seria bastante gradual, com quatro aumentos de 25pb em 2022; atualmente, o mercado precifica um aumento de 50pb na reunião de maio e diversos outros aumentos em 2022. Isto teve um impacto negativo nos mercados de ações, principalmente nos EUA mas também no Brasil.

Leia mais  Tchau Wall Street, olá Brasil: Vitru "migra" para a B3 em movimento inédito

Assim, segundo a análise da equipe de research da Genial, um repique do mercado nos próximos dias é bem provável. As taxas de juros de mercado nos EUA já estão perto de 3%, nível que serviu de suporte no passado. Além disso, a queda do Ibovespa e S&P foi grande nos últimos dias, levando o IFR (índice de força relativa) do índice para cerca de 30, nível considerado “sobrevendido”, onde uma chance de repique no curto prazo é elevada. Uma alta mais consistente dos mercados depende de sinais claros de desaceleração na inflação, o que deve acontecer em breve no Brasil (e mais tarde nos EUA).

Alguns indicadores descritos no relatório apontam que a chance de repique no curto prazo é cada vez mais provável. A casa mantém o target para o Ibovespa em 130 mil pontos ao final de 2022 e preferência pelas small caps, mas reconhece que uma melhora mais duradoura nos mercados depende de sinais de desaceleração da inflação nos EUA e em países desenvolvidos.

No que diz respeito à bolsa local, a preferência é por nomes expostos à economia doméstica, em setores como varejo (SOMA3 e VIVA3), empresas de transportes (MOVI3) e administradores de shoppings (Multiplan). No curtíssimo prazo, Vale e Usiminas podem ter altas mais fortes por conta de altas correções recentemente.

Por fim, não deixe de conferir a análise completa abaixo:

Leia mais  Previsão do dólar para final de 2020 é de R$ 4,95
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Diferença de juros entre Brasil e EUA é a menor desde 2020

Márcia Alves

Reddit tem um salto de 70% quando estreia na bolsa de NY

Márcia Alves

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Juros dos EUA foram mantidos na faixa de 5,25% a 5,50%

Márcia Alves

Após um corte inesperado, títulos argentinos subiram quase 3%

Márcia Alves

Ibovespa fecha em baixa, Petrobras e bancos pressionam; CSN lidera

Guia do Investidor

Deixe seu comentário