Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

CVM autoriza B3 (B3SA3) a constituir empresa de ativos digitais

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O colegiado da CVM autorizou a B3 (B3SA3) a constituir uma empresa voltada para operações com ativos virtuais, em sociedade com sua subsidiária BLK. Assim, as informações constam em ata de reunião divulgada hoje no site do regulador.

Conforme informações da B3 enviadas à autarquia, a chamada B3 DA – sigla para B3 Digital Assets Serviços Digitais – envolve serviços como a compra e venda de ativos virtuais. Além da prestação de serviço para verificação da existência e titularidade de ativos negociados em ambiente virtual, por exemplo.

Desse modo, o objetivo é acompanhar a tendência de aproximação do mercado financeiro com o segmento de ativos virtuais e reduzir a complexidade de acesso a esse mercado.

Assim sendo, a B3 DA pretende explorar oportunidades de negócio no segmento de ativos virtuais, com foco no atendimento a instituições financeiras, corretoras e outras instituições não financeiras. Isto é, como uma provedora de infraestrutura para viabilizar o acesso desse público ao mercado de ativos virtuais.

Nesse sentido, ainda segundo as informações da CVM, as atividades da B3 DA poderão ser ampliadas para atender a necessidade de clientes e exigências regulatórias que venham a ser estabelecidas, inclusive em relação às evoluções sobre tokenização de ativos.

Mais detalhes sobre a matéria

Diante disso, a BLK é voltada para a criação e desenvolvimento de softwares e algoritmos de alta frequência para o mercado de capitais e derivativos financeiros.

Leia mais  ATS Brasil: Uma nova Bolsa de Valores

Dessa forma, em março de 2019, a B3 comprou 75%. Assim, os outros 25% foram comprados em setembro de 2020.

Assim, a Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI) analisou o pleito da B3 e posicionou-se a favor da autorização.

Dessa forma, a área entendeu que os riscos da nova atividade a ser desempenhada por meio da controlada da B3 foram devidamente identificados e seus mitigadores eram adequados.

Diante disso, a SMI apontou, por exemplo, que o risco financeiro decorrente da constituição da B3 DA é considerado baixo, uma vez que o investimento é inferior a 1% do Ebitda (sigla em inglês para lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) da B3.

Logo, o colegiado da CVM acompanhou a área técnica. Os diretores da autarquia solicitaram que toda a comunicação pública da B3 DA contenha a informação de que a sociedade não é regulada pela CVM, com o objetivo de assegurar a exatidão da informação transmitida ao público, evitando a indução de terceiros em erro.

Leia mais  B3 aumenta taxas de operação para minicontratos de índices
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar atinge R$ 5,26 o maior valor desde março de 2023

Rodrigo Mahbub Santana

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Aura divulga resultados do primeiro trimestre

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa abre em queda de 0,01% aos 128.846,29 pontos

Paola Rocha Schwartz

Incertezas na Petrobras: acionistas em alerta

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa inicia com alta de 0,01%, alcançando 126.814,38 pontos

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário