Notícias

De cara nova: B3 anuncia prévia da nova composição do Ibovespa e SLCE3 entra para lista

A composição do Ibovespa irá mudar! Confira agora mais detalhes!

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

O principal indicador da bolsa de valores brasileira vai mudar! A B3 companhia responsável por manter a infraestrutura do mercado financeiro brasileiro, indicou que uma interessante mudança vai ocorrer no indicador IBOV! Confira agora mais detalhes!

O que é a Ibovespa?

Primeiramente, para os que caíram de paraquedas no mercado financeiros, vamos relembrar exatamente o que é a Ibovespa. Você já deve ter ouvido por aí que o Ibovespa caiu ou subiu e até confundido o índice com a antiga BM&F Bovespa, que é a denominação da Bolsa de Valores de São Paulo e hoje leva o nome de B3. Além de, com certeza, já ter se deparado com a ação BOVA11 no home broker, que nada mais é do que um fundo que replica exatamente a composição do índice.

Mas afinal, o que é Ibovespa? Assim como o Dow Jones é o índice mais importante da Bolsa de Nova York, o Ibovespa é o principal índice da Bolsa Paulista e calcula a média de desempenho de uma carteira com as principais ações negociadas na B3.

Desse modo, as ações que fazem parte do índice possuem a maior taxa de liquidez da bolsa, pois são as mais visadas pelos investidores. No outro lado da moeda, somente as empresas de destaque e relevância do mercado brasileiro possuem o destaque necessário para compor o índice.

O que muda?

Deste modo, a B3 divulgou nesta sexta-feira a primeira prévia da carteira teórica do Ibovespa, que vai valer para o intervalo entre maio e agosto deste ano. Nenhuma ação foi retirada da lista, mas houve a inclusão de SLC Agrícola (SLCE3), com peso de 0,216%. O mercado já esperava a entrada dessa ação no índice. Outras duas prévias serão anunciadas em 18 e 28 de abril. A nova carteira entra em vigor no dia 2 de maio.