Guia do Investidor
ipca
Notícias

Aprenda a se proteger da inflação com debêntures incentivadas

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O IPCA estimado para 2021 gira em torno de 3,4%, dentro da meta do Banco Central. Entretanto, como mostram dados do Banco Inter, projeções para maio ou junho de 2021 mostram o índice por volta dos 6%. Assim sendo, você sabe se proteger da inflação? Depois de falar sobre fundos de inflação, hoje iremos falar sobre debêntures incentivadas.

As debêntures são títulos de dívidas de empresas, ou seja, produtos de renda fixa que servem para tais empresas investirem em sua operação. Entretanto, caso esses recursos vão para certos tipos de infraestrutura, o Governo concede incentivo fiscal aos investidores. Dessa forma, ocorre a isenção do imposto de renda sobre o ganho de capital. Por isso “debênture incentivada”.

Leia mais  5 tipos de investimentos que rendem mais que seu banco

Além disso, há fundos de investimentos de debêntures incentivadas, que também possuem isenção de impostos e gestão profissional. Assim sendo, contribuindo com uma diversificação maior, maior eficiência e segurança.

Entretanto, há dois tipos de fundos de investimentos em debêntures incentivadas: com e sem hedge. Irei explicar cada um deles logo mais.

E o retorno, de onde vem?

Como qualquer fundo, seu retorno vem por meio da variação positiva de sua cota. Contudo, num fundo como esse, três fatores influenciam seu rendimento: (a) a variação do IPCA; (b) a expectativa de juros futuros; (c) e o spread de crédito.

Todavia, um fundo com hedge – proteção – é indiferente à influência da expectativa do mercado para os juros futuros. Nos dois casos – com e sem hedge – se o IPCA ou o spread de crédito sobe, é positivo, e vice versa. Além disso, quanto ao sem hedge, que sofre com os juros, se ele sobe é negativo, mas se cai é positivo.

Portanto, como um fundo de investimento em debêntures incentivadas com hedge não sofre influência dos juros, ele possui menos volatilidade que um sem hedge.

Por fim, vale dizer que isto não se trata de uma recomendação de investimento, e nem deve ser entendido como uma.

Leia mais  Morgan Stanley: correção chegou mas Brasil ainda tem crescimento
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Reajustes dos planos de saúde superam a inflação

Fernando Américo

Governo tem rombo recorde nas contas em fevereiro: R$ 58,4 bi

Rodrigo Mahbub Santana

Governo Lula quer impedir a emissão de Debêntures Incentivadas

Paola Rocha Schwartz

Inflação pelo IPC-S sobe na segunda quadrissemana de março

Fernando Américo

Inflação pelo IPC-S subiu 0,56% na primeira quadrissemana

Guia do Investidor

Commodities: Preço do Cacau atinge recorde histórico

Mateus Sousa

Deixe seu comentário