Demanda de petróleo diminui e oferta está excessiva, alertaram países

Demanda de petróleo diminui e oferta está excessiva, alertaram países

14 de junho de 2019 0 Por Diego Dias

O segundo e o terceiro maiores produtores de petróleo do mundo, estão preocupados com a oferta excessiva.

De acordo com os ministros de duas das potencias produtivas de petróleo, é possível que o cenário piore. Isso porque o mercado se encontra em meio a uma desaceleração global, veja mais a seguir.

OPEP deverá intervir para equilibrar oferta e demanda

A OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo), deverá mediar essa situação de mercado. Sendo que de fato já foi solicitado seu parecer pelos sauditas e pelos russos.

No começo desta semana os ministros de energia da Arábia Saudita e da Rússia se encontraram em solo russo. E a pauta discutida foi a queda na demanda pelo ouro negro, pois isso impacta em seus altos níveis de produção.

A Rússia produz mais de 11.360 milhões de barris de petróleo por dia, isso é 11,67% da produção mundial. Logo em seguida vem a Arábia Saudita com 9.960 milhões por dia, que representa 10,23% do que é produzido no mundo.

Entre os motivos do desaquecimento do mercado se pode citar a guerra comercial entre China e Estados Unidos. Mas o Tio Sam como maior produtor do mundo com 13.190 milhões de barris, até agora parece não se incomodar com essa crise.

De todas as formas o mês de junho será marcado por uma série de encontros da OPEP. E eles serão sediados em Viena e no Japão, sendo que somente após essas cúpulas será possível visualizar melhor o cenário.

Países que fazem parte da OPEP

A OPEP foi fundada em 1960 em uma conferência em Bagdá, atualmente engloba 14 países membros. Entretanto os Estados Unidos não fazem parte da organização, os que sim pertencem são:

  • Na África: Angola, Argélia, Gabão, Guiné Equatorial, Líbia, Nigéria, Gabão
  • Na América do Sul: Venezuela, Equador
  • No Oriente Médio: Arábia Saudita, Emirados Árabes, Irão, Iraque, Kuwait, Catar
  • Na Oceania: Indonésia

NÃO PERCA MAIS UMA DICA! CADASTRE SEU E-MAIL

PARTICIPE AGORA DO NOSSO FÓRUM!

O nosso fórum já está aberto para você tirar as suas dúvidas sobre investimento e debater sobre o que quiser. Sinta-se em casa, cadastre-se agora: http://guiadoinvestidor.com.br/forum/