Guia do Investidor
Notícias

Ministério da Economia demite mais de 3.000 funcionários

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A partir de fevereiro, 2,9 mil cargos comissionados serão cortados da nova pasta

Com a posse de Paulo Guedes, foi necessária uma movimentação de transição dentro do ministério da Economia. Tudo isso para que a demissão de funcionários não enfraqueça o gabinete.

Logo, a equipe procurou maneiras de incluir comissionados na nova pasta. Ou seja, providenciou renomeações de funções e transferimento de servidores antigos a órgãos exclusivos do governo Bolsonaro.

Tais medidas ocorreram, pois, o enxugamento de pastas alavancou uma nova estrutura ministerial. Isso porque, a união entre ministérios antigos: Trabalho, Planejamento, Comércio Exterior e Serviços, Fazenda e Indústria, provocou a retirada de 2,9 mil cargos.

Nova estrutura

Portanto, nos próximos quatro anos, o ministério da Economia será constituído por sete Secretarias principais, além da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. São elas:

  • Desburocratização, Gestão e Governo Digital
  • Comércio Exterior e Assuntos Internacionais
  • Fazenda
  • Produtividade, Emprego e Competitividade
  • Desestatização e Desinvestimento
  • Receita Federal
  • Previdência e Trabalho
Leia mais  Vacina chinesa com 97% de eficácia anima bolsas mundiais

Cada uma dessas categorias possui, ao menos, duas subsecretarias. Como no caso da Secretaria de Previdência e Trabalho, que contém uma pasta para a Previdência e outra para o Trabalho.

Com a redução, foram retirados 389 cargos comissionados do Poder Executivo e 243 funções de Direção e Assessoramento Superior (DAS). Além disso, mais de 2350 cargos gratificados. Assim sendo, ao todo somam 2987.

Por consequência, a nova estrutura ministerial possuirá 2043 ocupações comissionadas do Poder Executivo e 1569 do DAS. Ou seja, os números totalizam 3612 posições atuais.

Desta forma, de acordo com o órgão, o ministério da Economia terá cinco prédios na Esplanada. No entanto, serão necessários alguns meses para que todos os funcionários fiquem adaptados corretamente em seus setores.

Propostas de governo

Durante a campanha, Paulo Guedes apresentou algumas de suas propostas dentro do ministério da Economia. Dentre elas são: corte do déficit fiscal, privatizar estatais e estimular o empreendedorismo, além de abrir o comércio internacional.

Nos siga no Google News
Leia mais  Reforma tributária ficará para 2021

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Correios tem prejuízo de R$ 597 milhões em 2023, aponta relatório

Paola Rocha Schwartz

Governo indica secretário da Fazenda ao conselho da Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Roberto Campos,Tarcísio e Zema: Líderes de confiança

Paola Rocha Schwartz

Defesa de Bolsonaro requer afastamento de Moraes em investigação

Guia do Investidor

Brasil está crescendo por reformas de Temer e Bolsonaro, afirma gestor

Guia do Investidor

Bolsonaro sobre “importunação” a baleia jubarte: “A única baleia que não gosta de mim é aquela que está no ministério”

Guia do Investidor

2 comentário

Painel de Viagens: dados de viagens do governo agora são públicos - Guia do Investidor - Onde investir melhor 14/02/2019 at 10:55

[…] seu discurso durante a cerimônia de lançamento do portal, o ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou a importância da transparência e da eficiência na gestão […]

Responder
IPO do Nubank: fintech tem interesse em abrir capital? - Guia do Investidor 06/03/2019 at 23:37

[…] aposentos do Nubank é contratar. Para se ter em uma ideia, em 2017 a empresa dobrou seu quadro de funcionários, fechando o ano com […]

Responder

Deixe seu comentário