Guia do Investidor
CDB Investimentos LC, LCI e LCA Renda Fixa

Devo investir investir em CDB, LCI ou LCA?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos de renda fixa. Nos quais são emitidos por bancos e que possuem o mesmo nível de segurança da poupança. Então esses tipos de investimentos são parecidos com os CDB’s ou Certificados de Depósito Bancário,, porém com o diferencial da isenção do imposto de renda.

Investir em LCI e LCA é seguro?

Nos últimos anos, investimentos como LCI e LCA se tornaram queridinhos dos brasileiros. Assim a isenção de IR torna o produto acessível ao pequeno investidor e faz com que esses papéis sejam normalmente mais rentáveis que a poupança e os CDBs. Então tudo isso com baixo risco.

A partir do momento em que o investidor aplica seu dinheiro em LCI, LCA e CDB, ele acaba por emprestar esse dinheiro ao banco e recebe uma remuneração por esse motivo. Uma das principais diferenças são o que os bancos podem fazer com a quantia que foi aplicada em investimentos.

Quando você realmente quer um investimento conservador

LCI e LCA são investimentos conservadores. Seu nível de risco é o mesmo da poupança e dos CDBs, pois elas também contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Ou seja, em caso de quebra da instituição financeira emissora do título, o investidor não leva calote. Ele é ressarcido pelo FGC em uma quantia de até 250 mil reais por instituição financeira e por CPF.

Além disso, LCI e LCA, assim como os CDB, em geral pagam um percentual do CDI. O rendimento atrelado à taxa básica é a forma mais conservadora de remuneração.

Vale a pena investir em LC, LCI ou LCA?

Se você tiver perfil conservador ou um objetivo que exija um investimento de baixo risco – como uma viagem ou uma festa de casamento com data certa para pagar – as LCIs e LCAs podem ser adequadas.

Mas lembre-se: por se tratar de uma aplicação de baixo risco, a rentabilidade não será alta. Para obter rendimentos maiores é preciso correr um pouco mais de risco.

É melhor que “investir” em Poupança?

Com certeza! Em relação à poupança, o investidor deve sempre se lembrar que poupança não é investimento. Investir em LCI e LCA tende a ser mais vantajoso para quem pode esperar até o vencimento, já que a rentabilidade da caderneta de poupança é muito baixa.

Leia também: Tem dinheiro na poupança? É, não conhece Fundos de investimento.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Chegou a hora de investir nas empresas de saúde

Márcia Alves

Quase 25% dos microempreendedores priorizam mais o valor do que juros

Guia do Investidor

Volatilidade e preços, como proteger sua rentabilidade?

Autor Convidado

Número de investidores em renda fixa alcança 17 milhões em 2023 na B3

Guia do Investidor

Nubank lança CDB IPCA: investimento visa maior proteção contra a inflação

Mateus Sousa

Ações em queda: hora certa de investir na bolsa?

Guia do Investidor

2 comentário

O que levou o Nubank a ser eleita a empresa mais inovadora da América Latina? - Guia do Investidor 15/03/2019 at 03:17

[…] NuConta conta com a oferta de investimento em CDB automático. Por conta disso, o dinheiro depositado na conta já rende mais que a […]

Responder
Vale a pena ter uma conta Santander Van Gogh? - Guia do Investidor 22/03/2019 at 10:07

[…] de rendimento do CDB baixíssima (aproximadamente 80% do CDIO CDI ou Certificado de Depósito Interbancário é um […]

Responder

Deixe seu comentário