Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Dicas para declarar valores recebidos do exterior no Imposto de Renda

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Faltando apenas uma semana para o final do prazo, Tiago Santos e Maurício Carvalho, CEO e CTO da Husky, te ajudam a entender como devem ser declarados seus rendimentos internacionais para não cair na malha fina

O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2022 foi estendido e o envio da documentação poderá ser feito até o próximo dia 31 de Maio. Para ajudar as pessoas que recebem transferências internacionais, Tiago Santos e Maurício Carvalho, fundadores da Husky, separaram algumas dicas valiosas. O CEO e o CTO da fintech, que facilita transferências e pagamentos internacionais de profissionais autônomos, como influenciadores digitais e streamers que prestam serviços para empresas no exterior e recebem em moeda estrangeira, dão orientações para não cair na malha fina e ter que pagar multa ou até mesmo sofrer o cancelamento do CPF, o que impede atividades como: tirar passaporte, fazer financiamentos, viajar para fora do país e até conseguir uma nova carteira de trabalho.

Leia mais  IRPF 2023: qual é a importância de declarar criptoativos?

Paridade de Compra

O CEO e cofundador da Husky, Tiago Santos, detalha melhor como deve ser feita a paridade de compra.

“Com a variação do câmbio, muita gente erra na hora de converter a quantia recebida do exterior. Quem recebe em euro ou outra moeda estrangeira deve converter o valor para dólar americano primeiro e depois para real”,

Diz Tiago Santos, CEO e cofundador da Husky.

Conversão de Valores

Santos lembra que, em seguida, é preciso também converter os valores para o real, usando sempre a cotação adequada. Com base nesse cálculo, o contribuinte chega ao total que precisa ser informado no IR.

“Não dá pra usar a cotação do momento de preenchimento da declaração, porque isso pode gerar problemas com a Receita Federal. A cotação utilizada deve ser a PTAX (cotação de venda) do dólar no último dia útil da primeira quinzena do mês anterior ao do pagamento”

Completa Santos.

Envio no prazo

Já o CTO da empresa, Maurício Carvalho, aponta para a importância de enviar a documentação no prazo para não sofrer as diversas punições previstas na lei.

“Não deixe para a última hora. A prorrogação do prazo ajuda quem precisa de alguns dias a mais para preencher a declaração, mas o ideal é responder o quanto antes, já que você pode precisar de comprovantes e documentos adicionais que não são tão fáceis de conseguir. Lembrando que quem não entregar a declaração até o dia 31 de maio deve pagar multa (de R$ 165,74 a até 20% do valor do imposto devido) e corre o risco de sofrer restrição no CPF”

Orienta Maurício Carvalho, CTO e cofundador da Husky.

Pessoas Jurídicas:

Leia mais  Imposto de Renda 2022: Empréstimo precisa ser declarado no Imposto? Saiba mais

Para os profissionais que vão declarar o IR como Pessoa Jurídica, especialmente em regimes de tributação sobre o lucro (é o caso das empresas não optantes pelo Simples Nacional), o conselho dos C-levels é ter um contador de confiança para facilitar o processo e evitar problemas.

“Para quem vai declarar como Pessoa Jurídica, recomendo ter a ajuda de um contador. A Husky já facilita muito as transferências internacionais, então o apoio de uma empresa de contabilidade para declarar os recebimentos traz uma segurança extra”

Afirma o CTO.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Como declarar saques do FGTS no Imposto de Renda?

Fernando Américo

Prazo para Declaração Anual do MEI se aproxima do fim

Fernando Américo

IRPF 2024 tem novas regras para criptoativos

Fernando Américo

Recebeu mais de R$ 30.639,90 em 2023? Então leia isto

Fernando Américo

Governo propõe mudanças no IR para impulsionar investimentos na Bolsa

Rodrigo Mahbub Santana

Governo propõe reduzir IR cobrado sobre operações de day trade

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário