Guia do Investidor
Brasileiros que vivem no exterior precisam declarar o Imposto de Renda 2020 1193280682.jpg.optimal
Dicas

Dicas para declarar valores recebidos do exterior no Imposto de Renda

Faltando apenas uma semana para o final do prazo, Tiago Santos e Maurício Carvalho, CEO e CTO da Husky, te ajudam a entender como devem ser declarados seus rendimentos internacionais para não cair na malha fina

O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2022 foi estendido e o envio da documentação poderá ser feito até o próximo dia 31 de Maio. Para ajudar as pessoas que recebem transferências internacionais, Tiago Santos e Maurício Carvalho, fundadores da Husky, separaram algumas dicas valiosas. O CEO e o CTO da fintech, que facilita transferências e internacionais de profissionais autônomos, como influenciadores digitais e streamers que prestam serviços para empresas no exterior e recebem em moeda estrangeira, dão orientações para não cair na malha fina e ter que pagar multa ou até mesmo sofrer o cancelamento do CPF, o que impede atividades como: tirar passaporte, fazer financiamentos, viajar para fora do país e até conseguir uma nova carteira de trabalho.

Paridade de Compra

O CEO e cofundador da Husky, Tiago Santos, detalha melhor como deve ser feita a paridade de compra.

“Com a variação do câmbio, muita gente erra na hora de converter a quantia recebida do exterior. Quem recebe em euro ou outra moeda estrangeira deve converter o valor para dólar americano primeiro e depois para real”,

Diz Tiago Santos, CEO e cofundador da Husky.

Conversão de

Leia mais  Empréstimo pessoal online: as opções mais baratas

Santos lembra que, em seguida, é preciso também converter os valores para o real, usando sempre a cotação adequada. Com base nesse cálculo, o contribuinte chega ao total que precisa ser informado no IR.

“Não dá pra usar a cotação do momento de preenchimento da declaração, porque isso pode gerar problemas com a . A cotação utilizada deve ser a PTAX (cotação de venda) do dólar no último dia útil da primeira quinzena do mês anterior ao do pagamento”

Completa Santos.

Envio no prazo

Já o CTO da empresa, Maurício Carvalho, aponta para a importância de enviar a documentação no prazo para não sofrer as diversas punições previstas na lei.

“Não deixe para a última hora. A prorrogação do prazo ajuda quem precisa de alguns dias a mais para preencher a declaração, mas o ideal é responder o quanto antes, já que você pode precisar de comprovantes e documentos adicionais que não são tão fáceis de conseguir. Lembrando que quem não entregar a declaração até o dia 31 de maio deve pagar multa (de R$ 165,74 a até 20% do valor do imposto devido) e corre o risco de sofrer restrição no CPF”

Orienta Maurício Carvalho, CTO e cofundador da Husky.

Pessoas Jurídicas:

Leia mais  CertiSign dá dicas para o contribuinte não cair na malha fina ao fazer a declaração de IRPF 2022

Para os profissionais que vão declarar o IR como Pessoa Jurídica, especialmente em regimes de tributação sobre o lucro (é o caso das empresas não optantes pelo Simples Nacional), o conselho dos C-levels é ter um contador de confiança para facilitar o processo e evitar problemas.

“Para quem vai declarar como Pessoa Jurídica, recomendo ter a ajuda de um contador. A Husky já facilita muito as transferências internacionais, então o apoio de uma empresa de contabilidade para declarar os recebimentos traz uma segurança extra”

Afirma o CTO.

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

12,7 milhões já receberam restituição do Imposto de Renda. Saiba se é melhor gastar, investir ou pagar dívidas

Guia do Investidor

3 Dicas para investir o dinheiro da restituição do Imposto de Renda

Autor Convidado

34% dos consumidores vão usar dinheiro do Imposto de Renda para pagar contas, aponta pesquisa

Guia do Investidor

15 dias após o encerramento do prazo do IRPF. E agora, o que fazer se não houve tempo de entregar a declaração ainda?

Guia do Investidor

Gastar, investir ou pagar dívidas? O que fazer com a restituição do Imposto de Renda

Guia do Investidor

Não conseguiu entregar o IR 2022? Saiba o que fazer

Guia do Investidor

Deixe seu comentário