Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Criptomoedas Notícias

Diferentes visões no mercado financeiro são barreiras para criptomoedas, avalia Oliver Wyman

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Sócio da consultoria observa quatro tipos de posicionamento no mundo das finanças que frustram os esforços legais e regulatórios para as moedas digitais.

A explosão de criptoativos, cujo valor cresceu mais de seis vezes nos últimos dois anos, representa um grande desafio para formuladores de políticas em todo o mundo. Ainda não há consenso entre autoridades financeiras sobre as bitcoins, frustrando os esforços para desenvolver abordagens legais e regulatórias coerentes para o setor, segundo um relatório da consultoria de gestão estratégica Oliver Wyman.
 

De acordo com Douglas J. Elliott, sócio da consultoria, há quatro divergências e linhas de pensamentos que divergem nos ministérios da economia, bancos centrais e outras instituições quando o assunto é criptomoedas.

  1. The Dismissive — Formuladores de políticas que acreditam que as criptomoedas são evidentemente má especulação e vão eventualmente estourar e desaparecer sem a necessidade de intervenção. Há cada vez menos aderentes a essa visão.
     
  2. Active Opponents — Esses formuladores de políticas são igualmente críticos em relação às bitcoins, mas não acreditam que elas vão desaparecer por si só. Eles também não acham que seja possível acabar com as criptomoedas, embora muitos desejassem.
     
  3. Pragmatists — A maioria, nesse campo, continua cética em relação ao valor das criptomoedas. Mas, acredita no potencial de crescimento das bitcoins. Sua preocupação está em criar leis, regras e supervisão para esse mercado.
     
  4. Supporters – Cerca de 10% das autoridades financeiras têm uma visão positiva quanto às criptomoedas. Eles estão mais em ministérios da Economia e agências do governo do que em bancos centrais e outras instituições regulatórias. O foco deles é encorajar a inovação enquanto se garante a proteção apropriada.

“A principal questão enfrentada pelos formuladores de políticas em todo o mundo é como moldar a legislação e a regulamentação para gerenciar o novo ecossistema de criptomoedas que está se desenvolvendo rapidamente. Criar políticas coerentes para criptomoedas será muito difícil enquanto as autoridades estão divididas entre acabar com elas, regulamentá-las com restrições e encorajá-las amplamente”.

Afirma o sócio da consultoria Oliver Wyman.

Vantagens das moedas digitais

Apesar das incertezas quanto à segurança das moedas digitais, o especialista observa que elas oferecem algumas vantagens, como Tecnologias de Uso Distribuído (DLT, na sigla em inglês, que é um sistema de armazenamento de dados), contratos inteligentes/ dinheiro programávelmoeda alternativa e finanças descentralizadas (DeFi).

“O lado positivo é que substituir o tempo gasto e o custo humano envolvidos nos processos tradicionais com automação pode melhorar substancialmente a eficiência do setor financeiro”

Afirma Elliot.

“Mas, os céticos veem isso como algo perigoso tanto para os indivíduos quanto para o sistema”

Pondera.

Volatilidade

Leia mais  Criptomoedas e ações: semelhanças não são por acaso; Entenda

Em relação ao risco de formação de bolha, o consultor pontua que a variação no valor das criptomoedas não excede muito a volatilidade observada em outros ativos na bolsa de valores (os quadros abaixo). “Em termos de liquidez, as principais criptomoedas se assemelham aos principais ativos negociados nos Estados Unidos”, destaca.

image 78
image 79
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

O retorno dos Memes Coins: por que estão fazendo tanto sucesso?

Autor Convidado

Halving do Bitcoin é a oportunidade de ‘ouro’ em 2024

Fernando Américo

IRPF 2024 tem novas regras para criptoativos

Guia do Investidor

Ethereum: por que essa criptomoeda que merece ser observada?

Autor Convidado

Governo Lula quer taxar as criptomoedas: entenda

Márcia Alves

Empresa de Trump tem prejuízo de quase US$ 60 bi em 2023

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário