A Digital Currency Group (DCG), dono da corretora de ativos digitais Genesis e da gestora Grayscale, está sendo investigado pelos Estados Unidos.
A Comissão de Valores Mobiliários do país, a SEC, e o Departamento de Justiça (DOJ), estão analisando transações financeiras internas do grupo.
De acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg, os promotores estão examinando as transferências entre o DCG e sua subsidiária de serviços de empréstimo de criptomoedas Genesis.
Nesse sentido, a SEC também está nos estágios iniciais de uma investigação paralela. Fontes destacaram, no entanto, que nem a Genesis nem o DCG “foram acusados de irregularidades”.
A crise do DCG teve início com a insolvência do fundo de hedge Three Arrows Capital (3AC), no ano passado, quando a Genesis Trading fez um empréstimo ao 3AC que não foi pago.
Depois, os problemas se intensificaram no final de 2022, com o colapso da exchange de criptomoedas FTX.
Por fim, em novembro, a Genesis Global Capital suspendeu resgates e novas originações de empréstimos. Isso impactou também a exchange Gemini, que tinha a Genesis como parceira do produto de empréstimo Earn.