Guia do Investidor
Porquinho
Aprenda Dicas Educação financeira finanças

Disciplina Financeira: Como manter o foco ao cuidar do dinheiro?

A disciplina financeira é uma coisa com a qual muita gente se preocupa, mas não executa. Afinal, parece ser algo complicado, que requer conhecimento especializado e dedicação.

De fato, ter disciplina no orçamento requer muita dedicação. Porém, não é preciso ser qualificado. Você só precisa saber um pouco sobre o assunto e se dispor a cuidar do orçamento.

Para ajudar nessa tarefa, produzimos este conteúdo. Continue lendo para descobrir tudo que você precisa!

Qual a importância da disciplina financeira?

Ter disciplina financeira é fundamental para evitar que você acumule dívidas. Porque, com débitos em aberto, você pode desenvolver não só dificuldades de compra. Na verdade, ter problemas com as finanças pode provocar mal-estar físico!

Logo, é importante evitar que você se sinta mal. Fisicamente e sobre sua vida financeira. E ter disciplina pode ajudar muito nisso, como você verá abaixo.

Como a disciplina financeira pode te ajudar?

Ter disciplina financeira significa ter controle da sua renda e também dos seus gastos. A partir daí, fica mais simples alcançar vários objetivos e cuidar do seu conforto no dia a dia.

Alcançar metas de longo e médio prazo

A disciplina financeira, além de evitar dívidas, ajuda a economizar. Então, fica mais simples estabelecer e cumprir metas financeiras.

Com controle das suas finanças, você pode, por exemplo, guardar dinheiro para comprar um carro. Ou então para viajar, adquirir um imóvel ou por aí vai.

Leia mais  Buy and Hold: o método que vai te deixar rico

Só que poupar requer controle e disciplina. Porque fazer gastos fora do previsto é “tentador”, mas é algo que você deve se controlar.

Sair das dívidas

A economia no orçamento também pode ajudar a pagar débitos em aberto. Mas antes, uma dica é tentar a negociação online se as parcelas estiverem atrasadas.

Porque, neste caso, é possível que elas já tenham acumulado juros. Então, estão mais caras. Só que, tanto quanto você quer pagar, a credora deseja receber. Logo, a maioria delas está disposta a fazer condições especiais para quitar os valores.

Pode ser, porém, que você não tenha dinheiro hoje para quitar suas dívidas. Neste caso, uma dica é obter um empréstimo.

“Trocar” os débitos por um empréstimo vale a pena quando o preço das dívidas é alto, mais caro que o CET do crédito. Usando o dinheiro para quitar os valores, você ficará apenas com o empréstimo para quitar, o que tende a facilitar sua organização.

Existem vários tipos de empréstimo que podem ser interessantes:

  • O empréstimo pessoal, que costuma ser bem simples de obter;
  • Consignado, oferecido para aposentados e pensionistas do INSS, trabalhadores CLT, funcionários públicos e membros das Forças Armadas;
  • Refinanciamento de imóvel ou carro, em que você vai oferecer o bem como garantia ao banco; etc.

Ter tranquilidade

Sem dúvida, economizar e ter dinheiro guardado traz tranquilidade para o dia a dia. Porque você vai saber que, se um imprevisto acontecer, você terá dinheiro disponível. Sem precisar passar aperto, nem mesmo pegar um empréstimo ou vender algo.

Como ter disciplina financeira?

Ter disciplina financeira é bem mais simples do que você imagina. Claro, é algo que requer cuidado e dedicação, porque um simples deslize pode pôr o orçamento a perder.

Leia mais  Ações GOAU4 da Gerdau: vale investir?

Mesmo assim, é algo que valerá a pena. Afinal, como você viu no tópico anterior, são várias as vantagens desse cuidado.

A seguir, contamos como você pode desenvolver sua disciplina financeira e contar com benefícios.

Priorize seus objetivos

Muito provavelmente você tem vários objetivos na vida. Só que será muito difícil realizar tudo de uma vez.

Pensando nisso, crie uma ordem de prioridade. Isso vai ajudar você a cuidar do orçamento para atingir a meta A. E aí, depois que ela for alcançada, você poderá ir para a meta B e assim por diante.

Imagine que seu principal objetivo hoje seja comprar sua casa própria. Defina quanto você precisa para realizar esse sonho, e economize para alcançar essa poupança. Depois de alcançar o valor, você poderá adquirir o bem e passar para um novo objetivo.

Transforme em hábitos

É preciso tornar o cuidado com o orçamento um hábito. Deve ser rotina economizar, poupar X valor por dia, não comprar supérfluos e por aí vai.

Isso é importante porque mesmo uma única compra por impulso pode prejudicar todo o orçamento. Mas se você tornar a disciplina financeira algo que faz parte de você, vai começar a executá-la com mais naturalidade. Então, os efeitos serão ainda melhores para suas finanças.

Tenha mini recompensas

Ter disciplina financeira não significa se privar dos prazeres de compra e de lazer. Mas é importante se controlar, para evitar que as finanças saiam do controle.

Assim, para aproveitar ao máximo, mas sem exagerar, uma dica é criar mini recompensas. Se sua meta é poupar X valor por semana, e você a alcançar, estabeleça que, em troca, você vai “se dar” um pote de sorvete.

Leia mais  Banco Inter: Maquininha de cartão no smartphone

Pode parecer uma coisa boba, mas pequenas recompensas, mesmo que seja um pote de sorvete, tendem a manter seu entusiasmo. E principalmente, ajudam a entender que você está se esforçando para alcançar seus objetivos. É muito prazeroso ter essa sensação.

Busque conhecimento profissional

Se você se especializar profissionalmente, pode conseguir novas posições no mercado. Então, há a chance de um salário melhor, e isso vai impactar diretamente nas suas finanças.

Ganhando mais você pode, por exemplo, poupar mais. Ou ainda, mudar seu perfil de gastos, sem prejudicar seu orçamento.

Considerações finais

Com todo o conteúdo que apresentamos, você deve ter percebido que a palavra-chave da disciplina financeira é “planejamento”.

É essencial planejar todo o seu orçamento. Primeiro, entendendo o quanto você ganha e o quanto gasta.

Em seguida, você poderá definir seus objetivos e estabelecer como alcançá-los. Quanto será preciso economizar? Por quanto tempo? De que forma?

Logo depois, planeje como você vai transformar suas ações em hábitos. Principalmente, entenda como refrear impulsos de gasto. Você pode, por exemplo, criar um “mantra” que vai frear você cada vez que quiser aproveitar uma oferta na internet. Crie ainda um plano de recompensas, e descubra como se especializar para ganhar mais dinheiro.

Então, será mais simples para você cuidar das finanças e garantir que sua disciplina financeira traga bons resultados.

Faça parte do melhor grupo de investidores no Telegram: Entrar no Grupo

Siga nossas redes e não fique desatualizado do mercado:

Leia mais

Harvest Finance Criptomoeda | Harvest Finance Projeto: saiba tudo sobre

Leonardo Bruno

5 dicas para quem deseja se aposentar mais cedo

Juros Baixos

Bem-estar das finanças: Fintech realiza 1ª Semana de Educação Financeira gratuita

5 dicas para melhorar as finanças ainda em 2021

Juros Baixos

Finanças pessoais: qual o impacto de gastos supérfluos?

Juros Baixos

Fintech lança plataforma de bem-estar financeiro para empresas e colaboradores