Guia do Investidor
shutterstock 758937235
Notícias

Disputa no velho oeste? Shell vai entrar no mercado de energia verde no Texas

A Shell está dando passos no “velho oeste” americano e vai entrar no de eletricidade dos EUA, vendendo energia de fontes renováveis aos consumidores do Texas, um dos estados americanos mais associados à indústria petrolífera. 100% da energia comercializada virá de parques eólicos e solares.

Diante das restrições crescentes à utilização dos combustíveis fósseis, principalmente na Europa, a Shell tem pivotado seu negócio para reduzir sua exposição ao óleo e gás.

A gigante anglo-holandesa já comercializa eletricidade em nove países e deve dobrar essa área de atuação até 2030. O objetivo é ser uma empresa zero carbono até o fim da década – ou seja, a parte “verde” do portfólio deve compensar completamente as emissões do negócio legado de combustíveis fósseis.

Antes da Shell, a BP já havia feito investimentos em energia renovável no Texas. A companhia inglesa inaugurou recentemente uma usina solar com capacidade de 260 megawatts, o suficiente para suprir a demanda de 52.000 casas em um dia típico de verão.

Até 2030, a BP quer multiplicar por 20 a geração de eletricidade limpa e reduzir em 40% a produção de petróleo. Enquanto gigantes americanas como a Exxon Mobil e a Chevron continuam a se concentrar nas operações de petróleo e gás, as empresas europeias têm focado em ampliar suas atividades em energia renovável.

Leia mais  SulAmérica (SULA11) adquire Sompo Saúde por R$ 230 milhões

Para fisgar os motoristas texanos, a Shell vai oferecer abastecimento gratuito dos veículos elétricos durante à noite, quando a demanda é menor.

“Nosso objetivo é reduzir a intensidade do carbono,” declarou o vice-presidente para soluções em energias renováveis da Shell nas Américas, Glenn Wright.

“Precisamos dar passos decisivos, envolvendo os consumidores com a oferta de soluções de energia limpa e renovável.”

Afirma a Shell em comunicado.

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Deixe seu comentário