Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Dólar em queda: por que a moeda tem se desvalorizado frente ao real?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Nas últimas semanas, o dólar tem caído e batido recordes. Na última sexta (25), chegou a bater R$ 4,74, menor valor desde março de 2020. Mas o que tem feito a moeda cair? É um bom momento para compra?

Para Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos, o dólar vem caindo bastante devido ao diferencial de juros no Brasil em relação ao exterior.

O Brasil acelerou a alta de juros antes do mercado internacional. Isso vem criando oportunidades para o investidor estrangeiro colocar dinheiro no Brasil e garantir ganhos na renda fixa” explica.

João Beck, economista e sócio da BRA, a baixa do dólar é um movimento que já vinha ocorrendo antes da guerra da Ucrânia. O fluxo de recursos das potências econômicas que antes investiam em China começou a buscar os países da América Latina, em especial o Brasil.

Agora com as sanções russas, novas entradas de recursos ocorreram e mais ainda são esperadas. O país teve melhoras na sua condição fiscal e surfa a alta recente das commodities que se acentuou depois dos conflitos. Além disso, conta com uma das maiores taxa de juros globais entre economias maduras“, diz.

Ainda segundo Beck, a taxa de câmbio (dólar) de equilíbrio no Brasil é por volta de R$ 4,50.

O câmbio trabalhou em patamares bem acima disso com algum receio eleitoral e fiscal. Conforme esses riscos sejam mitigados, é esperado que a cotação busque esses níveis novamente“.

Rafael Marques, CEO da Philos Invest, acredita que, além de o dólar estar caindo por conta do real estar se valorizando frente à moeda, outro fator que colabora nesse cenário é a valorização das commodities.

O Brasil é um dos maiores produtores de commodities agrícolas e pecuária. O real se beneficia da seguinte forma. Por exemplo, se soja e milho se valorizam em dólar, como Brasil vende commodities por preço mais alto e recebe mais dólares por isso, a reserva em dólares fica maior e o real se valoriza contra o dólar”, explica.

Em meio a esse momento de queda, as compras de euro também aumentaram. As compras tanto da moeda europeia como do dólar em espécie bateram recorde em fevereiro por clientes do Itaú.

Leia mais  Dólar cai frente ao real com apetite por ativos de risco

O montante transacionado da moeda norte-americana foi quase 13 vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

O Euro cai ao menor nível em quase dois anos, com os reflexos da guerra na Ucrânia atuando sobre as expectativas dos investidores. O temor de escassez energética, devido às sanções ao petróleo e gás da Rússia, pode ameaçar a recuperação econômica do continente”, explica Alexsandro Nishimura, economista, head de conteúdo e sócio da BRA.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar dispara frente ao Real com impacto de decisões da Petrobras

Guia do Investidor

Dólar recua após Powell e Lagarde manterem expectativas sobre juros

Guia do Investidor

Powell sinaliza cortes de juros e dólar recua

Guia do Investidor

Dólar sobe em dia de incerteza nos EUA e China

Guia do Investidor

Dólar cai; mercado aguarda China, Powell e payroll

Guia do Investidor

Dólar cai frente a emergentes; Semana fecha no negativo

Guia do Investidor

Deixe seu comentário