Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Donald Trump emite ultimato para a OMS

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Donald Trump ameaçou retirar os EUA da comissão da Organização Mundial da Saúde, a menos que o orgão demonstre independência da China.

Em uma carta a Tedros Adhanom, diretor geral da OMS, Trump explicou que tomaria medidas drásticas, a menos que a OMS se comprometesse a buscar uma “reforma” dentro de 30 dias.

“Se a Organização Mundial da Saúde não se comprometer com melhorias substanciais nos próximos 30 dias, farei o congelamento temporário do financiamento dos Estados Unidos à OMS e reconsiderarei a participação dos EUA na Organização”, escreveu ele.

A ameaça de Trump proferida contra a OMS, é parte da tentativa de culpar a China pela disseminação global da pandemia de Covid-19. Ele acusa a OMS de ajudar Pequim a esconder a verdade sobre o surto, que se originou em Wuhan.

Leia mais  Brasil passa de 16 mil mortes de Covid, curados mais de 80 mil

Na segunda-feira, Trump disse a repórteres na Casa Branca que a OMS era um “fantoche da China”. O presidente no mês passado congelou o financiamento dos EUA para a organização.

Desde que se tornou presidente em 2017, Trump retirou os EUA do acordo comercial da Parceria Transpacífica, do acordo nuclear do Irã e do acordo climático de Paris. Trump também ameaçou deixar a Otan e retirar tropas da Coréia do Sul, mas ainda não cumpriu as promessas.

Trump criticou o presidente da OMS por elogiar a China por sua “transparência” depois de uma reunião com o primeiro ministro chinês em janeiro. 

Trump disse que a OMS elogiou as rígidas restrições de viagens domésticas que a China impôs, mas era “inexplicavelmente contra” a decisão dos EUA de proibir a maioria das viagens da China para os EUA.

“Seu jogo político sobre esse assunto foi mortal”, escreveu Trump em sua carta.

“Está claro que os erros repetidos por você e sua organização na resposta à pandemia têm sido extremamente onerosos para o mundo”, acrescentou. “O único caminho a seguir para a Organização Mundial da Saúde é o orgão puder demonstrar real independência da China.”

Leia mais  Dólar em alta com novos casos COVID e tensões EUA-China

Vale lembrar que Trump havia elogiado publicamente a abordagem de Pequim no início do ano, mas isso ocorreu após surgirem rumores de a China escondeu a grave situação do país infectado pelo coronavírus.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Brasil amplia relações comerciais com a China

Fernando Américo

Biden propõe triplicar tarifas de importação dos Estados Unidos

Paola Rocha Schwartz

Trump pode ser preso? Entenda:

Rodrigo Mahbub Santana

Fitch rebaixa China, por riscos de crescimento

Márcia Alves

EUA e China: juntas em negociações para crescimento econômico

Márcia Alves

Ações da empresa de Trump podem desabar em poucos meses

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário