Guia do Investidor
o que e small caps investir 1
Recomendações

É o fim das Small Caps?

As ações de pequena capitalização () já deixaram muitos felizes da vida com suas margens de valorização fantásticas. No entanto, o tempo de investir em Small Caps parece ter acabado. Entenda o posicionamento do para esta categoria de ação agora mesmo!

O que é Small Cap?

Primeiramente, você pode estar se perguntando o que exatamente é uma Small Cap. Nós do Guia do Investidor temos uma preocupação especial com você, caso seja um novo investidor.

Uma Small Cap (como o termo em inglês se refere), representa uma ação de uma companhia de pequena capitalização, ou seja, as menores da bolsa. Assim, se enquadram nessa definição, empresas com valor de mercado entre US$ 300 milhões e US$ 2 bilhões.

No entanto, mesmo que uma companhia tenha baixo valor de mercado, isso não quer dizer necessariamente algo ruim. Afinal, estas companhias têm os maiores potenciais de crescimento e até mesmo estão há pouco tempo na bolsa. Apesar de 2 bilhões de dólares parecerem uma fortuna, se compararmos com os valores de mercado das gigantes da capitalização, como e Amazon, essa quantia não passa de “trocados”.

Os melhores perfumes estão nos melhores frascos… este ditado define bem as small caps, pelo menos, definia antes das mais recentes movimentações do mercado.

Leia mais  As melhores Small Caps? Confira as opções para Março!

O que está acontencendo com as Small Caps?

André Zonaro, especialista em ações small caps da Nord Research, aponta que o momento das Small Caps é preocupante. O cenário econômico em si, está bastante arisco para o mercado de capitais, com as taxas de voltando a bater os dois digitos, e a queda do Ibovespa , que saiu de 130 mil pontos para 102 mil pontos (queda de -28 por cento), operando próximo de seus menores níveis desde 2019, período pré-pandemia.

Portanto, o famoso “risco sistêmico” está batendo nas portas, e precarizando ações, de companhias que vem mantendo bons desempenhos operacionais.

No entanto, em meio a todo este caos especulativo, as Small Caps representam algumas das principais vitimas. O aumento da taxa de juros prejudica as ações de consumo, como também as ações de empresas que têm boa parte de seu valor no fluxo de caixa futuro — geralmente as de tecnologia e de altíssimo crescimento.

Desse modo, o analista aponta que neste momento, investidores estão “fugindo das small caps”. Afinal, em momentos de incertezas, investidores buscam de maior liquidez, e estas são as grandes companhias do mercado (Blue Chips).

Leia mais  Compre ações da Hidrovias do Brasil (HBSA3), elas podem quase dobrar

O que fazer para se proteger?

Desse modo, neste momento, é importante estar protegendo seus desse momento de estresse do mercado. Zonaro aponta que ainda existem boas oportunidades de investimento em Small Caps, mas o momento traz muita insegurança para estes ativos.

Portanto, seguindo a velha receita de bolo, o analista indica a diversificação de , com um peso em small caps indicado pelo seu perfil de investimento, é a hora dos conservadores e dos arrojados tomarem suas decisões.

Momentos de alta volatilidade fazem as ações “descolarem” de seus resultados (valor real), abrindo grandes oportunidades de ganhos futuros quando o cenário melhorar.”

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

As melhores Small Caps para Agosto

Leonardo Bruno

As melhores small caps para junho? Confira 15 indicações da Elite Investimentos

Leonardo Bruno

Melhores Ações Small Caps para Junho de 2022

Leonardo Bruno

Quais as Small caps mais recomendadas para Maio?

Leonardo Bruno

Twitter: o que muda com a compra da empresa?

GDI

Confira a carteira “repaginada” de Small caps do BB Investimentos para Abril

Leonardo Bruno