É seguro investir em Bitcoin? Guia básico de tudo que você precisa saber

É seguro investir em Bitcoin? Guia básico de tudo que você precisa saber

16 de junho de 2018 20 Por guiadoinvestidor

O ano de 2017 começou com um estrondo com o Bitcoin disparando o seu preço sem parar. Então como resultado, muitas pessoas no mundo inteiro se perguntaram: “Investir em Bitcoin é seguro?”

Assim antes de começarmos, quero tirar algo do caminho – o Bitcoin não é uma empresa ou uma ação, é uma moeda. Então o Bitcoin é uma tecnologia revolucionária. Assim se você ainda não sabe como o Bitcoin funciona, recomendamos que tire um tempo e assista este documentário:

Vamos lá! Quando você quer investir em Bitcoin, você está basicamente comprando a chamada “criptomoeda“. No entanto, existem também outras formas de investimento no Bitcoin.

O que significa investir em Bitcoin?

Para responder a esta pergunta, a primeira coisa que você precisa responder é o que você quer dizer quando diz que quer investir no Bitcoin. Você quer comprar a moeda na esperança de que ela valorize? Você quer investir em empresas relacionadas com Bitcoin? Você está procurando realizar o trading diário de Bitcoins?

Vamos as formas básicas de investir em Bitcoin:

Comprar e “Holdar” – Longo prazo

A forma mais comum de “investir” no Bitcoin é comprar a moeda na esperança de que ela se valorize (também conhecido como “hodling”, veja aqui as origens do termo). Se este for o caso, então você precisa decidir por si mesmo se acha que este é um bom momento para comprar. Você acha que o preço do Bitcoin continuará subindo?

Não siga os conselhos de ninguém sobre o que acontecerá com a moeda, faça sua lição de casa, aprenda sobre o Bitcoin e chegue a uma conclusão. Pessoalmente, acredito que estamos apenas começando, mas essa é a minha opinião e você não deve considerar isso como um conselho de investimento também.

Algumas dicas para comprar e manter Bitcoins

  • Nunca invista mais do que você está disposto / é capaz de perder – o Bitcoin é um investimento muito arriscado e você deve ter isso em mente o tempo todo.
  • Depois de comprar Bitcoins, certifique-se de movê-los para sua própria carteira pessoal e nunca (mas nunca) deixá-los na carteira de uma exchange.
  • Caso você invista uma quantia significativa, nossa recomendação é que você use uma carteira de bitcoin em hardware, para mantê-lo muito mais seguro. Exemplos de carteiras de hardware são a TREZOR, LedgerWallet e Keepkey. Uma carteira de hardware é geralmente mais segura, uma vez que é considerada uma forma de armazenamento a frio. Se você não puder pagar uma carteira de hardware, tente uma carteira de papel. DICA: aprenda como guardar Bitcoin e criptomoedas por 10 anos!

Certifique-se de comprar Bitcoins apenas de exchanges que possuem uma boa reputação. Você pode olhar a lista das melhores exchanges de Bitcoin recomendada pela Escola do Bitcoin.

Estratégia: comprando em partes

Compre Bitcoin por meio da média de custo do dólar – Isso significa que você não compra todos os seus Bitcoins em uma transação, mas sim compra uma quantia fixa todo mês, semana ou mesmo dia ao longo do ano. Desta forma você mede o preço ao longo de um ano inteiro. Aqui está um pequeno vídeo para explicar este conceito:

Realizando Trading de Bitcoin e Criptomoedas

O Trading de Bitcoin é diferente de comprar e manter. Quando você está negociando Bitcoin, significa que você está tentando comprar Bitcoins a um preço baixo e vendê-los de volta a um preço mais alto em um intervalo de tempo relativamente curto. Negociar com sucesso requer conhecimento e prática. O mercado de negociação é ocupado por grandes players que estão apenas esperando novatos para entrar e jogar seu dinheiro fora, negociando sem rumo.

Se você quer se tornar um Trader profissional de criptomoedas, recomendamos o curso de Trading da Escola do Bitcoin.

Veja a lista das melhores exchanges internacionais.

Mineração de Bitcoin: vale a pena investir?

Para resumir, se você mora no Brasil, não vale a pena minerar criptomoedas com o elevado custo de energia que temos em nosso país. Mas se você mora no Paraguai ou na China, ai já são outros 500, que abordaremos em outros posts aqui na página, fique ligado! PS: Cuidado com “golpes” de mineração em nuvem de Bitcoin. Confira a Blacklist de sites duvidosos e golpes.

Conclusão: eu devo Investir em Bitcoin?

Até agora, você provavelmente já pode ver que a resposta não é tão simples. Não é apenas uma questão de investir em Bitcoin, mas também uma questão de como investir. Como dissemos no começo, comece educando-se. Aprenda sobre a criptomoeda, o que a afeta, quais são suas vantagens e desvantagens, etc.

Depois de perceber que você adquiriu alguma educação básica, é hora de responder a essa pergunta. LEMBRE-SE: só você pode responder isso. Você pode consultar outras pessoas e ler em sites, mas nunca seguir os conselhos de alguém cegamente.

NÃO PERCA MAIS UMA DICA! CADASTRE SEU E-MAIL

PARTICIPE AGORA DO NOSSO FÓRUM!

O nosso fórum já está aberto para você tirar as suas dúvidas sobre investimento e debater sobre o que quiser. Sinta-se em casa, cadastre-se agora: http://guiadoinvestidor.com.br/forum/