Continua após o anúncio
De acordo com a última atualização do FMI, a economia brasileira crescerá 3,1% em 2022, enquanto a chinesa registrará expansão de 3%. Esta seria a primeira vez que o PIB do Brasil se desenvolveria mais que o da China desde 1980. Os dados são preliminares, pois ainda é esperada a divulgação dos índices oficiais dos dois países.
No fim de setembro, o então ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia levantado a possibilidade de o PIB do Brasil superar o da China em 2022. Contudo, os números só foram confirmados agora pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
Se as previsões se concretizarem, isso significa que o Brasil terá conseguido ultrapassar a segunda maior economia do mundo pela primeira vez em 42 anos. A economia brasileira crescerá 3,1%, enquanto a chinesa expandirá 3%. O crescimento brasileiro deve-se à implementação de medidas de estímulo fiscal e monetário.
Apesar dos dados preliminares serem animadores, é importante aguardar pelo lançamento oficial dos números antes de celebrar a conquista brasileira. Espera-se que as projeções sejam comprovadas e que o Brasil consiga ultrapassar a economia chinesa pela primeira vez desde 1980.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.