Guia do Investidor
g1 materia 1 cresce atuacao de economistas na area de investimentos final aprovada 1106
Colunistas

Economia cíclica: a estratégia secreta de investimento dos economistas

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Investir no mercado de ações não é uma tarefa fácil. Afinal, entender e analisar a Bolsa de Valores é um processo que tira a noite de sono de muitos especialistas a muitos anos. No entanto, os investimentos em bolsa vieram se popularizando nos últimos anos. Por isso, se tornar investidor deixou de ser exclusividade dos profissionais do mercado financeiro.

Médicos, advogados, engenheiros… a bolsa se tornou lar para qualquer um que deseja fortalecer seus rendimentos. Mas apesar de abrir suas portas para todos, os profissionais dedicados ao estudo da economia em geral sempre largam na frente no mercado de ações. E hoje eu vou te contar o segredo que os economistas escondem a sete chaves.

Leia mais  Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

A estratégia secreta: fique de olho nos ciclos

O movimento cíclico da economia é um fenômeno extremamente estudado e discutido por teóricos nos últimos anos. Inicialmente, o conceito de ciclo econômico é citado por Keynes em sua Teoria Geral como movimentos cíclicos que expõem a periodicidade da economia, suas crises e recuperações. A teoria da economia cíclica tomou coro em meio a sociedade científica e se tornou pauta básica de discussões das relações econômicas. Desse modo, outros autores também aperfeiçoaram a teoria cíclica. Entre estes se destaca Schumpeter, que esboça pragmaticamente o comportamento cíclico de um período de crise:

As quatro fases de um ciclo econômico.

                 

As ações cíclicas: o que comprar e quando comprar

Sabemos que a economia se movimenta em ciclos, os denominados “ciclos econômicos”. Em resumo, estes ciclos mostram a mudança do mercado ao longo de determinados períodos. Assim, o mercado tem a tendência de estar sempre se atualizando e sofrendo certas variações.

Então, se formos considerar os setores no mercado de ações, podemos perceber que alguns setores tendem a se destacar de acordo com o ciclo econômico que está acontecendo no momento.

Por exemplo: em períodos de recessão econômica, é comum vermos um movimento de migração dos investidores para o setor de tecnologia. Afinal, em uma economia em recessão, o setor básico como industria e serviços tendem a sofrer uma queda, assim prejudicando as empresas de base e, por consequência, os investidores. Um bom exemplo prático? A explosão das ações da Tesla na bolsa americana durante a pandemia:

image 43
Fonte: Google Finance

É claro que apontar somente o movimento de ciclos como razão da explosão destas ações seria um erro de minha parte. Afinal, a Tesla tem todos os méritos em ter levado suas ações para as nuvens. No entanto, os indicadores gerais provam a existência destas tendências e estar ciente destes movimentos é um importante diferencial na hora de escolher os melhores investimentos!

Leia mais  Pacote de socorro a aéreas pode chegar a R$ 6 bilhões, diz ministro

Confira no gráfico a relação mais detalhada entre estas relações:

Sem titulo
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ambiente político é o fator mais prejudicial à economia

Fernando Américo

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Fernando Américo

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

Agência Brasil

Senado aprova isenção de IR para até dois salários mínimos

Agência Brasil

Após cinco altas seguidas, dólar cai para R$ 5,24

Agência Brasil

Atividade econômica avançou 0,4% em fevereiro

Agência Brasil

Deixe seu comentário