Após meses de forte queda, a atividade econômica brasileira voltou a registrar crescimento.
Segundo dados divulgados pelo Banco Central, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), ajustado para o período subiu 1,31% em maio, comparado a abril. De fato vale destacar que essa é a maior alta mensal desde junho de 2018, quando esse crescimento foi de 3,3%.
Durante o período de pandemia, o IBC-Br registrou queda de 9,45% em abril, e de 6,14%, em março, na comparação com o mês anterior. De acordo com os dados do BC, nos meses de janeiro e fevereiro houve crescimento de 0,12% e 0,35%, respectivamente.
Os dados atuais quando comparado com maio de 2019, mostram retração de 14,24%. Dessa maneira, nos 12 meses encerrados em maio, o indicador mostra recuo de 2,08%. No ano, o IBC-Br caiu 6,08%.
Avaliação do BC
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) é um indicador de avaliação da evolução da atividade econômica brasileira. Baseado nesse indicador o BC toma decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.
O índice agrega informações sobre o nível de atividade de três setores da economia: indústria, agropecuária e comércio e serviços, além do volume de impostos. O indicador foi criado pelo BC para fazer um acompanhamento mensal da atividade econômica.
Falências crescem 71,3% em Junho
Apesar da recuperação registrada pelo BC em maio, o impacto negativo das quarentenas impostas pelos governos começam a mostrar um péssimo resultado. Segundo dados da Boa Vista SCPC, quatro meses após o início da pandemia, as empresas começam a registrar falência. De fato no mês passado, o número de pedidos de recuperação judicial chegou a crescer mais de 44%. Já o de falências decretadas, subiu 71,3% comparado ao mesmo período de 2019, segundo levantamento da .
Segundo analista esse período ainda está só no começo. Portanto para os especialistas essa situação deve se acelerar ao longo deste semestre tanto no número de recuperações judiciais como de falências.
NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as notícias mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!
Nossas redes: