Guia do Investidor
fachada do ministerio da economia2402221040
Agência Brasil Notícias

Economia segue em recuperação com crescimento robusto, diz secretaria

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A economia brasileira segue em processo de recuperação, após retomada em 2021, mesmo com os impactos do conflito do Leste Europeu e os efeitos remanescentes da pandemia de covid-19. A avaliação é da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, que avaliou os resultados do Produto Interno Bruto (PIB), divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 1% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior. Na comparação com o primeiro trimestre de 2021, a economia do país cresceu 1,7%.

“Após a vigorosa retomada da atividade em 2021, quando a economia brasileira registrou alta de 4,6% no PIB e confirmou a recuperação econômica em “V”, o início de 2022 manteve o robusto crescimento da atividade apesar do ambiente de incerteza gerado pelos reflexos da guerra entre Rússia e Ucrânia”, diz a secretaria, na Nota Informativa – Consolidação da retomada econômica, divulgada hoje (2).

Leia mais  Caminhos da Reportagem – Cacau, uma história ainda escrita na Bahia

A SPE destaca ainda que a atividade econômica brasileira “mostrou-se positiva no primeiro trimestre de 2022 em vários ramos, em especial na indústria e nos serviços, confirmando o reaquecimento da atividade e de melhora no ambiente de negócios”. “Esse movimento trouxe reflexos positivos na expectativa de empresários e consumidores para os trimestres seguintes”, acrescentou.

A secretaria diz ainda que o crescimento de longo prazo da economia brasileira depende “fundamentalmente da consolidação fiscal” [redução da relação entre dívida e PIB] e de “importante agenda de reformas pró-mercado: abertura econômica, privatizações e concessões, melhora dos marcos legais e aumento da segurança jurídica, melhor ambiente de negócios e redução da burocracia, correção da má alocação de recursos e facilitação da realocação de capital e trabalho na economia”.

Fonte: Agência Brasil

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Imposto sobre compras importadas online deve sair até fim do ano

Leia mais

Ações da BYD desabam com lucro abaixo do esperado

Rodrigo Mahbub Santana

Bradespar irá pagar R$ 450 milhões em dividendos

Márcia Alves

BTG Pactual e Brown University negociam investimento no Fortress

Rodrigo Mahbub Santana

Odontoprev anuncia pagamento de JCP a acionistas

Rodrigo Mahbub Santana

BrasilAgro (AGRO3) vende Fazenda na Bahia

Rodrigo Mahbub Santana

Simpar registra prejuízo líquido de R$ 214,5 milhões no 4T23

Márcia Alves

Deixe seu comentário