Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Emissão de e-CNPJ apresenta alta em 2022; veja os benefícios para as empresas

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O avanço da tecnologia tem proporcionado inúmeras comodidades para quem empreende e uma delas é o certificado digital, identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa, que funciona como uma carteira de identificação, permitindo a assinatura de documentos à distância com o mesmo valor jurídico de uma escrita a mão, sem a necessidade de reconhecer firma em cartório.

Segundo dados do Instituto Nacional de Tecnologia e Informação (ITI), este ano começou com recorde de emissões de certificados digitais.

Só no mês de janeiro, 622.032 novos certificados foram emitidos, quantidade que representa 7% a mais que no mesmo período de 2021. Até o fim do ano, segundo projeções da instituição, mais de 8,5 milhões de certificados devem ser emitidos.

Tendo como principais objetivos, agilizar e descomplicar a gestão de micro, pequenas e médias empresas, o Bling, sistema de gestão on-line do grupo Locaweb, também oferece a emissão de certificados e-CNPJ à lista de soluções oferecidas.

Segundo Marcelo Navarini, COO da startup, a venda vai ao encontro dos princípios da empresa, que sempre busca soluções modernas.

A emissão do certificado digital é um adianto para aqueles que buscam automatizar os processos de suas empresas. A solução oferece mais conforto e otimização para os clientes atuais e para empreendedores que estejam interessados em contar com nosso serviço por um preço acessível”, afirma.

O Bling oferece, por R$ 99 (preço promocional), o certificado digital e-CNPJ do tipo A1, que possui validade de um ano e permite utilização entre mais de um dispositivo, opção de utilização de senhas e armazenamento e emissão no computador, sem precisar com que a máquina necessite de preparo prévio. A compra pode ser feita por meio deste link.

Leia mais  O mês de agosto teve o maior número da história de empresas declarando criptomoedas

A alta adesão a este novo documento está atrelada a facilidade proporcionada para realizar processos burocráticos digitalmente, por exemplo, trabalhar em sistemas virtuais permitindo até a emissão de notas fiscais digitais, poupando tempo e facilitando a vida de empresários das mais variadas áreas de atuação.

O certificado digital e-CNPJ A1, por exemplo, permite emissão de Nota Fiscal Eletrônica, Nota Fiscal de Serviços Eletrônica e Nota Fiscal de Consumidor, serviços indispensáveis para empreendedores.

Veja alguns dos benefícios do e-CNPJ para as empresas:

  • Assinatura de documentos: Ao utilizar o e-CNPJ para assinar documentos, o empreendedor não apenas ganha tempo, ao evitar longas filas, como também evita se desgastar com atividades desnecessárias, ou seja, pode se dedicar às atividades centrais para o bom desempenho de sua organização. A criptografia de dados e o rigoroso processo de emissão do certificado possibilita autorizar transações e assinar documentos no meio eletrônico com segurança.
  • Redução de custos: Uma vez que os processos são realizados de forma digital, o certificado permitirá diminuir gastos associados à compra, à impressão e ao armazenamento de papel. Com a otimização do setor operacional, é possível reduzir os gastos com autenticação, deslocamentos para o envio de documentos, transporte em geral e mão de obra.
  • Sustentabilidade: A evolução tecnológica tem atuado como grande aliada da sustentabilidade, colaborando, inclusive, com o combate ao desperdício. Já que dispensa qualquer autenticação adicional sem perder a validade jurídica, o certificado contribui para a redução do consumo de papel. Trata-se de um impacto bastante positivo para a redução não só do desmatamento, mas também do uso desenfreado de outros bens naturais.
  • Mobilidade: O Certificado Digital possibilita a formalização de contratos à distância, mantendo o foco no meio eletrônico para fechar e viabilizar negócios. Neste contexto, basta acessar uma plataforma para assinaturas de documentos — via celular, tablet ou computador — e assinar com o certificado.
  • Emissão de notas fiscais: além de ter um sistema emissor de notas fiscais, como o Bling, o empreendedor também precisará do Certificado Digital para fazer a emissão.
Leia mais  A contribuição do MEI vai ficar mais cara: por que continuar pagando mesmo assim?

O Bling tem trabalhado no aperfeiçoamento de suas ferramentas para que negócios dos mais variados segmentos e tamanhos possam ter seus processos automatizados e, desta forma, cresçam em seus respectivos mercados.

Atualmente, a empresa oferece aos clientes vários serviços essenciais para a gestão de uma empresa, como integração com social commerce e marketplaces, emissão de notas fiscais, controle de estoque, conta digital, integração com os Correios, frente de caixa, aquisição de certificado digital e ordem de produção.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Multas para CNPJ: 70% das empresas brasileiras estão inconsistentes

Guia do Investidor

O mês de agosto teve o maior número da história de empresas declarando criptomoedas

Fernando Américo

Há vagas: 90 oportunidades disponíveis em Startups neste mês

Victor Rodrigues

A contribuição do MEI vai ficar mais cara: por que continuar pagando mesmo assim?

Victor Rodrigues

Bling é bom? Bling é confiável? Veja avaliação completa

Victor Rodrigues

Locaweb (LWSA3) conclui aquisição do Bling e da Pagcerto

Gabriel Tavares

1 comentário

Compare Certificado Digital 22/08/2022 at 19:12

Olá como vai? Gostei muito do seu artigo. Tenho uma dúvida: para emitir notas fiscais eletrônicas especificamente eu devo comprar um certificado modelo NF-e ou um e-CNPJ? Obrigado

Responder

Deixe seu comentário