Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Empresas não querem mais entrar na bolsa? Entenda o motivo da queda dos recentes IPOs

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Investidores que estão acostumados com o cotidiano no mercado de capitais nos últimos anos estavam a parte de uma prática comum do mercado: os IPOs.

O processo de listagem em bolsa (Initial Public Offering — IPO na sigla em inglês) é o momento mais aguardado por uma companhia desde a sua fundação. Afinal, ser listada em bolsa é o que podemos chamar de “ápice” para uma companhia e marca o momento em que a empresa se torna uma companhia pública.

No entanto, estar a mercê do mercado de capitais, apesar de representar a maior capacidade de captar investimentos, traz muitos desafios. Por isso, nem todas as companhias conseguem cumprir as expectativas de seus IPOs e acabam amargando quedas e mais quedas nos pregões das bolsas de valores.

Como o processo de IPO é um importante marco para um companhia, as companhias almejam este marco. Afinal, ser listada em Bolsa abre um gama de novas possibilidades para atração de recursos e de visibilidade para a empresa. Desse modo, fornecendo as ferramentas necessárias para expandir e reformular a estruturação de suas operações.

No entanto, em 2022 as ofertas públicas simplesmente “desapareceram do mercado”. O ano está se apresentando como o ano do risco no mercado de capitais. Afinal, além das expectativas ruins para o mercado, como as altas taxas de juros e o fato de 2022 ser um ano eleitoral, as empresas estão com medo de enfrentar a fúria do mercado de ações.

Os dados estão aí: somente nos primeiros 13 dias de Janeiro deste ano, cinco empresas abriram pedidos na CVM para adiar ou cancelar sua oferta pública de ações para se defender destes riscos.

Leia mais  B3 colabora com investigação de possível uso de informações privilegiadas com ações da Americanas

Contudo, apesar de estarmos vivendo um ano “esteril” para novos IPOs, o cenário já não é o melhor para as estreantes da bolsa já há algum tempo.

A coisa está feia

Segundo levantamento da corretora Guide Investimentos, desde 2017, tivemos 86 IPOs na B3. Destes, apenas 18 apresentaram desempenho acima do Ibovespa e apenas 20 tiveram desempenho positivo (ação está acima do nível do IPO).

Em tempos de bull market, é normal ver um aumento no número de ofertas: a precificação é mais alta e isto aumenta o interesse das empresas em listar suas ações; além disso, o fluxo de investidores pra bolsa também gera uma busca maior por novas oportunidades de investimento.

Entre tantas ofertas, como imaginável, a qualidade das empresas apresentou uma maior variação, com empresas que nem lucro haviam obtido à época, e em sua maioria a preços acima do que havia sido considerado posteriormente como justo pelo mercado, sendo um exemplo do comportamento típico de momentos de euforia. Conforme as tabelas abaixo, os IPOs tiveram desempenho inferior ao do Ibovespa em sua maioria.

Leia mais  Yduqs lidera ganhos na Bolsa; Vale e Petrobras fecham em queda

O único ano de exceção foi 2018, onde todas as empresas que fizeram IPO tiveram bom desempenho (2018 foi um ano particularmente ruim para a bolsa, com greve dos caminhoneiros e eleições deixando uma janela curta para ofertas). O oposto foi observado em 2020 e 2021: muitas empresas fizeram ofertas de ações, particularmente após o segundo semestre de 2020 quando as bolsas mundiais apresentaram forte alta impulsionadas por juros baixos e injeção de dinheiro por parte de diversos governos, mas o desempenho destas ofertas foi majoritariamente negativo:

Performaces de IPOs desde 2017

Ano Nº de IPOs Acima Abaixo Performance Anualizada vs. IBOV
2017 9 2 7 -9,0%
2018 3 3 0 22,5%
2019 5 2 3 -14,4%
2020 27 3 24 -26,3%
2021 42 8 34 -25,5%
  86 18 68  

A tabela abaixo mostra o desempenho dos 10 melhores IPOs desde 2017. Algumas empresas mais que dobraram de tamanho desde a estreia na Bolsa, mas o que chama atenção é que boa parte dos destaques positivos são de empresas de setores novos ou pequenos na B3, como Vamos (locação de veículos pesados), Intelbras (itens de segurança e painéis solares), Vittia (fertilizantes e insumos para o setor agrícola). Entre os motivos se deve a vantagem competitiva setorial que a empresa acaba criando quando passa a ser negociada em Bolsa, mas também pela dificuldade de comparabilidade entre seus pares de capital fechado.

Leia mais  Número de investidores na B3 cresce 34% em renda fixa e 23% em renda variável em 12 meses
Companhia Ticker Retorno
ENJU3 Enjoei -70%
ESPA3 EspaçoLaser -69%
MBLY3 Mobly -69%
BRIT3 Brisanet -69%
CLSA3 ClearSale -67%
NINJ3 GetNinjas -66%
ONCO3 Oncoclínicas -63%
WEST3 Westwing -62%
OPCT3 OceanPact -61%
IFCM3 Infracommerce -60%
Piores performances vs Ibovespa
Companhia Ticker Retorno
VAMO3 Vamos 71%
RRRP3 3R Petroleum 54%
INTB3 Intelbras 50%
VITT3 Vittia 39%
GNDI3 GNDI 38%
CBAV3 CBA 37%
ORVR3 Orizon 35%
BIDI4 Banco Inter 29%
LWSA3 Locaweb 17%
SBFG3 Grupo SBF 15%
Melhores performances vs Ibovespa
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Resumo do dia: Confira os destaques desta sexta-feira

Rodrigo Mahbub Santana

Gringos sacam R$ 4,63 bi na bolsa de valores brasileira

Márcia Alves

Dólar recua a R$ 5,20 com fortalecimento do mercado interno

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa abre com queda novamente e Eletrobras inicia em alta

Paola Rocha Schwartz

Investidores e Gestores perdem otimismo em relação ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa cai pelo sexto dia consecutivo

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário