Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Empréstimo para viagem caem 12% após oito meses consecutivos em alta, mostra levantamento

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Variante ômicron e despesas do primeiro trimestre do ano são principais motivos da baixa.

Após oito meses consecutivos em alta, janeiro registrou queda de 12% nos pedidos de empréstimo para viagem na comparação com dezembro de 2021. Já no comparativo anual, o primeiro mês de 2022 mostrou crescimento de mais de 120% em relação a janeiro do ano passado nas solicitações de crédito para viagens. Os dados foram divulgados pela FinanZero, fintech de crédito.

Parte dessa queda está relacionada ao fato do brasileiro ter que pagar as dívidas contraídas no final do ano passado, além de arcar com o vencimento das despesas básicas de todo primeiro trimestre do ano, como os boletos do IPTU, IPVA, material escolar, que passam a ser prioridades no orçamento doméstico.

Leia mais  Prejuízo da Azul chega a R$ 721 mi no 2T22: diminui mas ainda preocupa?

Além disso, o recrudescimento da pandemia, causado pela variante ômicron, colocou em xeque a retomada da indústria de viagens e turismo, neste primeiro trimestre. Após ganhar fôlego em 2021 com o avanço da vacinação — de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil encerrou o ano passado com alta de 21,1% no Índice de Atividades Turísticas — o setor de turismo se deparou com o desafio das desistências ou adiamento das viagens de janeiro e do cancelamento do carnaval, causados pela nova variação do vírus de covid-19.

Apesar da baixa, entidades do setor olham de maneira positiva para a indústria de viagens e turismo, neste ano. De acordo com dados da ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagem – as expectativas para 2022 de forma geral são positivas, mesmo com a retração prevista para o primeiro trimestre. Em levantamento realizado com associados, a instituição apontou que um terço das empresas, como a CVC (CVCB3), esperam faturamento 60% maior neste ano ante o ano anterior. Outros 27% esperam alta de 50%.

Leia mais  JPMorgan aumenta participação em ações preferenciais da Azul para 6,54%
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar atinge máxima em seis meses com tensões no Oriente Médio

Rodrigo Mahbub Santana

Inflação nos EUA surpreende; Petrobras sobe com CEO mantido

Rodrigo Mahbub Santana

Gol (GOLL4) reporta prejuízo de R$ 1,097 bilhões no 4T23

Paola Rocha Schwartz

Azul (AZUL4) desmente sobre oferta à Gol (GOLL4)

Márcia Alves

Azul estuda compra da Gol dentro do chapter 11

Márcia Alves

Veja as 10 ações que mais valorizaram em fevereiro

Mateus Sousa

Deixe seu comentário