Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Eneva (ENEV3) arremata campo da Petrobras em disputa com 3R

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Enfim o resultado, e a Petrobras acabou por fazer da Eneva (ENEV3) a vencedora da disputa pelo Campo de Urucu. Entretanto, a negociação do contrato ainda levará meses, certamente.

Dessa forma, com Urucu – complexo com sete campo somando 34 bilhões de m³ de gás – as reservas 1P da Eneva, que hoje somam 29,5 bilhões de m³mais que sobram. Com isso, a companhia vence a 3R Petroleum, que havia feito uma proposta bem mais agressiva pelo campo.

De acordo com fontes do Brazil Journal, a 3R Petroleum havia oferecido US$ 1,1 bilhão pelo campo. Por outro lado, todavia, a Eneva propôs apenas US$ 600 milhões.

Entretanto, mesmo tendo um valor quase duas vezes maior, a proposta da 3R possuí várias condições que inviabilizavam o projeto. Uma das condições era o rompimento de contrato com a TAG (o gasoduto que transporta gás a uma alta tarifa que foi vendida à Engie). Além disso, o rompimento do contrato de fornecimento de gás com a Cigás, a distribuidora do Amazonas.

Portanto, a Petrobras não aceitou a oferta e pediu para que os concorrentes fizessem novas propostas. Assim sendo, na segunda rodada a Eneva subiu sua proposta em 30/40%, enquanto a 3R recuou.

Campo de Urucu e Eneva

Agora, com Urucu nas mãos, a Eneva poderá vender o gás excedente ou até mesmo transformá-lo em energia elétrica. Dessa forma, a nova aquisição poderá destravar inúmeros investimentos.

Leia mais  Petrobras anuncia presença de hidrocarbonetos em poço exploratório na Bacia de Santos

De acordo com executivos da companhia, o objetivo é vender o excedente de gás a estados como Roraima, Acre, Rondônia e Mato Grosso. Portanto, gerando a solução para as regiões Norte e Centro-Oeste, que por não estarem próximos a costa, não terão atendimento do gás do pré-sal.

Por fim, vale destacar que em dezembro a Eneva (ENEV3) comprou Juruá, próximo a Urucu. E, também, que em 2017 comprou o Azulão, no Amazonas. Boas notícias vieram e se descobriu 44% mais metros cúbicos de reservas do que se esperava, somando 5,2 bilhões.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa cai pelo sexto dia consecutivo

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras é um transatlântico à deriva, diz Estadão

Paola Rocha Schwartz

Petrobras: Gasolina com maior defasagem do ano chega a 21%

Paola Rocha Schwartz

Bolsa abre em oscilação e queda, PRIO3, PETR4 e VALE3 em alta

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa inicia em queda com influência dos Estados Unidos

Paola Rocha Schwartz

Enauta e 3R anunciam fusão com produção próxima à PRIO

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário