Guia do Investidor
Free Unsplash@javygo
Notícias

Entrega por delivery: conheça seus direitos na hora dos problemas

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O delivery cresceu bastante nos últimos anos entre os consumidores devido à sua praticidade. Principalmente no ramo alimentício, o serviço de entrega é cada vez mais comum e, hoje em dia, já conta com diversas tecnologias, como o rastreio em tempo real.

O delivery é amplamente utilizado nos centros urbanos e bairros residenciais, tornando-se popular por facilitar a vida do consumidor. Atualmente, para comer uma pizza, só precisamos fazer o pedido por telefone ou por aplicativo e a entrega é realizada.

Apesar dos benefícios, é importante saber quais são os seus direitos ao solicitar uma entrega por delivery, já que alguns fornecedores podem apresentar problemas. Por isso, a PROTESTE preparou um conteúdo completo para você entender quais são as regras ao solicitar esse tipo de serviço.

Principais problemas com delivery

Para o consumidor, o mais importante é saber quais são seus direitos ao solicitar um serviço de entrega por delivery. Considerando que problemas no transporte de mercadorias são comuns, é fundamental saber o que diz o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Por isso, veja a seguir os principais problemas com entregas e os direitos do consumidor.

Atraso na entrega

O atraso na entrega é, sem dúvidas, um dos principais problemas que podem surgir na entrega por delivery. De acordo com o CDC, configura como atraso a entrega que chega após o prazo estipulado.

É direito do consumidor negar o recebimento do pedido após o https://seudireito.proteste.org.br/prazo-de-entrega-o-que-fazer-quando-atrasa/. Ele ainda pode solicitar um novo produto, com condições satisfatórias e adequadas, cancelar o pedido com estorno do valor pago ou pedir abatimento proporcional do preço por causa do transtorno sofrido.

Leia mais  Banco Inter (BIDI11) não descansa e anuncia entrada em delivery

Vale lembrar que o bom senso deve prevalecer, já que imprevistos são comuns em centros urbanos e, por isso, atrasos podem acontecer. Cabe ao consumidor avaliar o tempo de espera e a distância do fornecedor.

Pedido errado

Outro problema muito comum nos serviços de entrega é a https://seudireito.proteste.org.br/troca-de-produtos-direitos-do-consumidor/, nada mais é do que comprar um produto e receber outro. Por exemplo, comprar uma pizza de queijo e receber uma pizza de calabresa ou comprar um x-salada e receber um hot dog. As observações não atendidas também podem ser classificadas como pedido errado.

Casos assim são classificados como descumprimento da oferta, destacados nos artigos 30 e 35 do CDC. O documento orienta que o consumidor tem direito de exigir uma nova entrega, solicitar o estorno mediante cancelamento ou pedir um desconto para o produto entregue.

Pedido danificado

Por último, um problema também comum em deliveries é quando o pedido é danificado ao longo da entrega. O que configura um pedido danificado é toda situação em que o produto não é entregue com a qualidade ofertada. Ou seja, comida fria, embalagem amassada, lacre violado, entre outros.

Leia mais  Proteste: conta corrente do Inter pode poupar R$ 1.198,00 ao ano

O consumidor tem os mesmos direitos nessa situação. Ele pode cancelar o pedido, solicitar o reembolso, pedir uma nova entrega ou receber um desconto pela qualidade comprometida do produto.

Tipos de ressarcimento por problemas com delivery

Os apps e restaurantes que trabalham com delivery possuem políticas de reembolso para consumidores diante das situações que descrevemos anteriormente. Nesse caso, veja a seguir quais são as modalidades de reembolso praticadas no mercado.

Reembolso total

O reembolso total pode ser solicitado pelo consumidor quando o produto é entregue fora do prazo, em caso de pedido errado e quando há danificação do item. Trata-se do reembolso do valor total pago pelo produto, sendo que o pedido geralmente é cancelado pelo cliente.

Reembolso parcial

O reembolso parcial é caracterizado pelo direito ao abatimento proporcional do preço. Geralmente, acontece quando o pedido solicitado é trocado ou danificado. Nesses casos, o fornecedor deve abater o valor do produto de acordo com a mercadoria recebida. O consumidor ainda pode exigir a entrega correta do produto, o cancelamento do pedido ou a devolução da diferença paga.

Por exemplo, se o cliente paga por três porções de batata frita e é entregue apenas duas. Ele tem o dinheiro de receber o valor pago pela porção não enviada. O consumidor também pode cancelar o pedido ou exigir a entrega da terceira porção.

Leia mais  Uber anuncia alteração de estratégia e vai focar em serviços B2B

Crédito na plataforma ou restaurante

Outra forma comum de reembolso ao cliente é quando a plataforma ou restaurante oferece um crédito para o consumidor por causa de um problema com o delivery. Nesse caso, o fornecedor garante o crédito para que o consumidor tenha o prejuízo suprido ao fazer um novo pedido.

Vale lembrar que o cliente não é obrigado a aceitar o crédito oferecido. Ele pode exigir o reembolso do valor pelo mesmo meio de pagamento.

Quando um problema com delivery configura-se dano moral?

Você sabia que um problema com delivery pode configurar dano moral dependendo da situação em que ele ocorre? Isso pode acontecer a partir do constrangimento pela má execução do serviço. É importante destacar que casos assim são subjetivos e dependem da avaliação em juízo.

Alguns exemplos de situações são: quando o consumidor pede comida para uma festa, mas seu pedido não chega, e quando há um atraso na entrega que faz o consumidor perder um compromisso importante.

E claro, quando o fornecedor ou entregador age de forma desrespeitosa com o consumidor, a situação pode ser vista como dano moral. Em todos esses exemplos, o cliente tem o direito de entrar com uma ação de indenização contra o fornecedor.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Cartão de Crédito: Pesquisa da PROTESTE encontra cartões com juros de até 657,68% ao ano

Guia do Investidor

Top 10 contas que deixaram de ser pagas no último ano, segundo pesquisa da PROTESTE

Guia do Investidor

Gastos com fastfood mais que dobram neste feriado de Tiradentes, ante o ano passado

Guia do Investidor

Paralisação de entregadores de apps é suspensa após reunião com governo

Guia do Investidor

99Food encerrará suas atividades no Brasil

Fernando Américo

Propaganda enganosa: Consumidora acusa Lenovo de oferecer produto e não entregar

Guia do Investidor

Deixe seu comentário