Guia do Investidor
image 1
Dicas

Confira dicas dos esportes da mente que são úteis nos investimentos

Esportes da mente
Esportes da mente

O mundo dos esportes traz uma série de ensinamentos à vida das pessoas – seja no âmbito pessoal, profissional, psicológico ou financeiro. No mundo dos investimentos não é diferente, mas não vamos falar aqui de futebol, basquete ou qualquer outro esporte mais “tradicional” – que sem dúvidas também trazem suas lições para investidores. Porém, há uma outra vertente esportiva que merece muita atenção: os esportes da mente.

Caso você não esteja familiarizado com o conceito, são modalidades que têm o uso do cérebro em suas variadas nuances como principal diferencial, ao invés de outros músculos do corpo. Aqui, entram jogos como poker, damas, xadrez, bridge, go, mahjong, entre outros. Sim, saiba que todos eles são considerados esportes e contam até com uma federação internacional.

E o que isso tem a ver com , você pode estar se perguntando? O fato é que muitas chaves para o sucesso nos esportes da mente também são aplicáveis no . Abaixo, listamos algumas dessas semelhanças, com destaque para as duas modalidades mais populares: poker e xadrez.

Previsão de cenários é fundamental

xadrez

Foto: Divulgação/PXHere

Se você joga ou pelo menos conhece as regras do xadrez, deve saber que toda jogada é baseada numa previsão do que o adversário pode fazer nas próximas jogadas. No poker, isso também acontece, com o componente extra das cartas e das fichas em jogo. Em um ou outro caso, é preciso ter alguma noção do que poderá acontecer.

Nos investimentos, essa é uma das premissas básicas. Afinal, qual ação comprar? É preciso analisar uma série de pontos e inclusive tentar prever movimentos futuros. Em partes é um exercício de “futurologia”, mas não se define apenas por isso. Prever cenários exige um grande poder de observação – como no poker e no xadrez -, além de uma boa dose de análise gráfica, acompanhamento de , etc.

Leia mais  Dicas de como fazer as férias bem planejadas e não ficar no vermelho

Estudar faz toda a diferença

Seguindo a linha de raciocínio anterior, ter sucesso nos investimentos exige um estudo prévio do setor ou ação em que está , para que a escolha seja feita da forma mais assertiva possível. Isso inclui a leitura de autores clássicos e contemporâneos do mundo dos investimentos, acompanhamento de artigos científicos, blogs, jornais, revistas e outros tipos de conteúdo.

Esse é um outro ponto que aproxima os investimentos dos esportes da mente. Pergunte a qualquer jogador bem-sucedido de poker ou xadrez quanto tempo eles dedicaram ao estudo – não apenas a leitura de livros e outros materiais, mas também o estudo de partidas de campeonatos anteriores das modalidades. Certamente a resposta será algumas centenas ou milhares de horas. Nos investimentos, essa analogia vale para olhar gráficos passados para ter uma base mais sólida para investimentos futuros.

Respeite as probabilidades

Como mencionado, ler gráficos passados é uma importante ferramenta para investidores de qualquer setor, seja em investimentos de médio e longo prazo até outros como day trade e swing trade. Porém, a velha máxima de “ passada não é garantia de rentabilidade futura” segue presente. Tudo é uma questão de probabilidade – é aqui que a matemática começa a entrar.

No poker, isso é bastante evidente. Todas as decisões são baseadas em uma série de indicadores que levam em conta a posição do jogador na mesa, seu montante de capital, o tamanho dos blinds (os valores obrigatórios de aposta), as cartas recebidas, as cartas na mesa, entre outros. Em alguns casos, a vitória é mais provável dependendo da combinação desses fatores – em outros, nem tanto. Nos investimentos, também funciona dessa forma. Nunca há a certeza de vitória ou rentabilidade, mas ela sempre é mais ou menos provável – e caminhar lado a lado com as probabilidades costuma trazer bons resultados.

Gestão de capital e riscos

Leia mais  Vantagens de usar cartão de crédito virtual

A forma como você lida com o capital que tem à disposição para investimentos será determinante para seu sucesso no de investimentos – e o mesmo acontece nos esportes da mente. No poker, por exemplo, não dá pra contar apenas com a sorte nas cartas para ter sucesso. Um dos conceitos mais importantes é o de gerenciamento de banca, que é uma forma básica de proteger o de uma forma que o jogo seja sustentável no curto, médio e longo prazo.

Essa também é uma das premissas fundamentais dos investimentos. Por isso, é recomendável que todo tenha seu próprio gerenciamento de banca e que esteja afiado em conceitos como Retorno sobre (ROI), custos de operação e, claro, pontos de stop e gain, sejam eles técnicos ou financeiros. Em linhas gerais, é preciso saber não apenas o quanto pode ganhar, mas também os riscos, ou seha, quanto pode perder em uma operação sem que essa perda comprometa sua banca – afinal, cedo ou tarde, todo mundo perde dinheiro no mercado financeiro, a diferença é que os grandes investidores têm essas “derrotas” sob controle.

Aspecto emocional é determinante

Poker e xadrez levam a denominação de esportes da mente por diversas razões – e entre elas está o fato de ambas serem norteadas por aspectos emocionais que acabam fazendo a diferença. Afinal, são modalidades baseadas em tomadas de decisão, e essas decisões são condicionadas por fatores psicológicos – ambição, coragem, medo, frieza, resiliência, e por aí vai…

Leia mais  Vale a pena ter uma conta Santander Select?

A chave para o sucesso é tomar decisões de forma racional, para que ela seja a mais assertiva possível – mesmo se acabar sendo uma decisão errada. Nos investimentos, acontece a mesma coisa, e isso é determinante em situações de perda de dinheiro, por exemplo. Um investidor consciente sabe que essa perda faz parte (e, como já foi dito, precisa estar no planejamento), mas será compensada por ganhos futuros. Já um investidor despreparado tenta recuperar a perda a todo custo, mas acaba perdendo ainda mais dinheiro na maioria dos casos. O motivo? Não teve controle emocional para lidar com o insucesso.

No poker, isso é muito comum e tem até nome: tilt. Ele geralmente acontece com jogadores despreparados que, ao perderem uma mão quase ganha, tentam ganhar a todo custo nas mãos seguintes – mesmo que isso fuja da estratégia que ele costuma adotar, levando em conta as probabilidades e tudo o que já mencionamos anteriormente.

Esses são apenas alguns paralelos entre os esportes da mente e os investimentos – existem outras dezenas. Em suma, tanto em um quanto no outro, o acaso pode ser um fator importante, mas ele jamais deve ser determinante para o sucesso. Existem diversas ferramentas para ser mais assertivo nas escolhas, seja você um aspirante a jogador de xadrez ou poker, seja um investidor de ações e outros ativos.

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as notícias mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Deixe seu comentário