Guia do Investidor
Corsan
Notícias

Estatal de Saneamento do RS Corsan terá privatização através de IPO

Na última quinta-feira, 18, o governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, promoveu um anúncio sobre uma nova , desta vez, da Corsan

De acordo com anunciado, o processo de privatização da companhia estadual de saneamento (Corsan) deve ocorrer por Oferta Pública Inicial de , ou IPO. O informe sobre a retirada do Estado como controlador da companhia foi feito por redes sociais, mas deixou no ar a possibilidade da manutenção de cerca de 30% das ações.

Consoante o governador, esta é uma maneira de alavancar para o saneamento. Certamente o movimento acontece em um momento interessante, visto a necessidade das instituições estatais de levantarem fundos para sanar necessidades diversas. 

Em que a privatização da Corsan implica?

Cabe destacar que, mais uma vez entrando em pauta esta privatização, algumas informações requerem ponderamento. Uma delas sobre a manutenção de uma grande parte das ações ainda pelo Estado. Este tópico pode não fazer da Corsan uma instituição sem vínculos com o em termos de decisões internas, o que se distancia do significado de “privatizar”.

Além disso, o possui um histórico complexo com estes processos envolvendo de serviços básicos, como o saneamento. Este item é garantido por lei para todos os brasileiros, e seu custo ao consumidor precisa seguir baixo, o que tende a gerar margens estreitas para as empresas. A matemática é bem simples: Saneamento não é barato para a , precisa chegar em todos os lugares, e deve ter custo acessível aos indivíduos. Ou seja, sustentar este negócio pode ser um desafio!

Leia mais  Petrobras privatizada pode dobrar preço das ações

Em suma, os caminhos até a privatização precisam passar por uma Proposta de Emenda à Constituição do Estado, que requer aprovação. Em um processo agilizado, Eduardo Leite informou a já existência da PEC, que está em trâmite na Assembleia Legislativa

Por fim, entre efeitos positivos esperados com a privatização da Corsan, estão investimentos de R$ 10 bilhões na universalização dos serviços de água e esgoto. Além disso, a geração de novos empregos pode contribuir com os avanços econômicos regionais.

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as mais quentes do em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

Ainda resta muito caminho antes da Privatização da Petrobras; Alerta o Itaú

Leonardo Bruno

Privatização da Eletrobras (ELET6) não afetará classificação de risco, diz S&P Global

Ruan Sousa

Temporada de privatizações: governo se prepara para privatizar 16 aeroportos

Leonardo Bruno

Petrobras será vendida para pagar dívida do governo? Entenda o caso

Leonardo Bruno

Acionistas aprovam e privatização da Eletrobras deve sair do papel

Leonardo Bruno

Privatização da Petrobras: único caminho após eleições?

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário