Guia do Investidor
2022 05 12t164908z 1 lynxnpei4b0we rtroptp 4 usa biden
Agência Brasil Internacional Notícias

EUA insistem que Rússia e China se envolvam em negociações nucleares

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Os Estados Unidos estão prontos para delinear um novo acordo de armas nucleares com a Rússia e pediram a Moscou que demonstre sua capacidade de negociar de boa fé, disse o presidente Joe Biden, antes das discussões sobre não proliferação global na Organização das Nações Unidas (ONU), nesta segunda-feira (1°).

Biden também pediu que a China “se envolva em negociações que reduzam o risco de erro de cálculo e abordem dinâmicas militares desestabilizadoras”.

Autoridades de todo o mundo estão se reunindo em Nova York para a 10ª Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), dois anos depois de ter sido adiada pela pandemia de covid-19.

Historicamente, o controle de armas é uma área em que o progresso tem sido possível, apesar das amplas divergências. A conferência acontece cinco meses depois que a Rússia invadiu a vizinha Ucrânia e à medida que as tensões entre EUA e China aumentam em relação a Taiwan, a ilha autogovernada reivindicada por Pequim.

Leia mais  Aneel mantém bandeira tarifária verde para maio

Tratado

Em fevereiro, Moscou e Washington prorrogaram por cinco anos o novo tratado Start, que limita o número de ogivas nucleares estratégicas que ambos podem implantar e limita os mísseis e bombardeiros terrestres e submarinos.

“Hoje, meu governo está pronto para negociar rapidamente uma nova estrutura de controle de armas para substituir o novo tratado Start, quando expirar em 2026”, disse Biden em comunicado.

“Mas a negociação exige um parceiro disposto a operar de boa fé. E a agressão brutal e injustificada da Rússia na Ucrânia destruiu a paz na Europa e constitui um ataque aos princípios fundamentais da ordem internacional”, disse Biden. “A Rússia deve demonstrar que está pronta para retomar o trabalho de controle de armas nucleares com os Estados Unidos.”

Questionado sobre a declaração, uma fonte do Ministério das Relações Exteriores da Rússia questionou a seriedade das intenções de Washington, dizendo a Reuters: “Esta é uma declaração séria ou um ataque de hackers ao site da Casa Branca? Se ainda for sério, com quem exatamente eles pretendem discutir isso?”

Leia mais  Pela 1ª vez, Brasil tem mais de 100 milhões de trabalhadores ocupados

Biden disse que a China também tem a responsabilidade de desempenhar um papel de liderança na não proliferação.

“Não há benefício para nenhuma de nossas nações, ou para o mundo, em resistir a um engajamento substantivo no controle de armas e na não proliferação nuclear”, disse Biden, citando “este momento de incerteza e agitação no cenário global”.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que representará os país na reunião da ONU, ecoou o apoio de Biden ao TNP e seus países parceiros.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Fonte: Agência Brasil

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Produtores de 16 estados poderão renegociar dívidas

Agência Brasil

Agro crescerá deverá crescer menos em 2024, diz BC

Agência Brasil

Milei quer demitir 70 mil funcionários públicos

Rodrigo Mahbub Santana

Ação da Multi (MLSA3) dispara mesmo após prejuízo

Rodrigo Mahbub Santana

Engie firma acordo de estocagem de gás

Rodrigo Mahbub Santana

Pague Menos comunica aumento de capital

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário