Bancos e Fintechs

Ex-CEO da Binance, Changpeng Zhao, deve sair da prisão hoje

Changpeng Zhao, o ex-CEO da Binance, pode ser liberado da prisão nesta sexta (27), antecipando sua soltura oficial, que seria domingo.

Changpeng 960x640 1
Changpeng 960x640 1

Changpeng Zhao, conhecido como CZ, ex-CEO da Binance, está programado para ser liberado da prisão nesta sexta-feira (27), de acordo com as regras do Departamento de Justiça dos EUA e do Federal Bureau of Prisons (BOP). Embora a data oficial de sua soltura seja o domingo (29), a prática comum é antecipar a libertação para o último dia útil antes, caso a data caia em um fim de semana ou feriado, para evitar complicações logísticas.

CZ cumpriu 119 dias de prisão após confessar falhas na implementação de um sistema robusto de compliance e KYC na Binance. Segundo informações, seu acordo com as autoridades dos EUA também impede que ele retome qualquer posição de liderança na Binance, como confirmado pelo atual CEO da empresa, Richard Teng.

Embora a antecipação de sua libertação seja um procedimento comum, ela não é garantida e depende de critérios administrativos. A antecipação pode ser negada caso haja preocupações de segurança ou outros fatores, mas tais negações são incomuns, salvo em situações específicas.

O futuro de CZ permanece incerto

Ainda não se sabe quais são os planos de CZ após sua saída da prisão. No entanto, especula-se que ele possa se envolver em novos projetos no setor de tecnologia, consultoria em criptomoedas, ou até colaborar com governos em iniciativas de adoção de bitcoin e outras tecnologias blockchain. O mercado segue atento à sua soltura e aos possíveis novos passos do ex-CEO da Binance.

A comunidade de criptomoedas aguarda com expectativa o retorno de CZ ao mercado, um dos maiores nomes do setor, para entender que direção ele tomará após seu tempo no sistema prisional dos EUA.

Fundador da Binance condenado a prisão

No final do mês de abril, Changpeng Zhao, fundador da Binance, foi condenado a 4 meses de prisão.

O bilionário que estava sendo acusado de crimes ligados a lavagem de dinheiro, declarou-se culpado e chegou ao tribunal acompanhado por meia dúzia de advogados. Sua mãe e sua irmã, assistiram a sentença da primeira fila.

“Eu falhei aqui! Lamento profundamente meu fracasso e peço desculpa”, disse Zhao no tribunal. 

A sentença foi imposta pelo juiz distrital dos EUA, Richard Jones, em Seattle. Antes de decretar a sentença, Jones culpou Zhao por colocar o crescimento e os lucros antes de cumprir as leis dos EUA.

“Você tinha os recursos, as capacidades financeiras e o poder popular para garantir que cada regulamento fosse cumprido e, por isso, falhou nessa oportunidade”, disse ele.

Jones, rejeitou o pedido dos promotores para que Changpeng Zhao, cumprisse um mandato de 03 anos, o dobro do máximo recomendado pelas diretrizes federais.

De acordo com os promotores, a Binance empregou um modelo de “Velho Oeste” que acolheu criminosos e não relatou mais de 100 mil transações suspeitas com grupos terroristas, incluindo Hamas, Al-Qaeda e Estado Islâmico.

No tribunal, Kevin Mosley, advogado do DoJ, tentou aumentar a pena do executivo, citando que “isso não foi um erro” e que os crimes cometidos não foram acidentais. De qualquer forma, seus argumentos não foram suficientes para Zhao receber uma pena mais dura.

Os advogados de Zhao haviam pedido sua liberdade condicional, citando sua aceitação “inabalável” da responsabilidade e o fato de ele já ter pago uma multa criminal de US$ 50 milhões e os defensores também disseram que Zhao nunca cometeu um crime antes e que nenhum réu em um caso remotamente semelhante havia sido preso.

Zhao é o segundo grande executivo do setor de criptomoedas a ir para a prisão.