Guia do Investidor
C-Level Significado
Notícias

C-Level Significado | Executivo C-Level: entenda o que é

Será que você conhece o significado de um ? Caso já tenha acompanhando algum conteúdo voltado para o mundo corporativo, então você certamente já deve ter tido um contato com esse termo, mesmo que não saiba!

Nesse artigo, o Guia do Investidor irá explicar qual é o significado dos cargos executivos , quais são suas categorias, atribuições e mais. Confira.

Qual é o significado de C-Level?

C-Level, também conhecido como C-Suite, diz respeito a todos os cargos de nível executivo máximo de uma companhia. Os mais comuns são , COO, , CIO, , CMO, entre outros. É uma verdadeira “sopa de letrinhas”.

A letra “C” presente em todos esses cargos corresponde a palavra inglesa “chief“, que significa “chefe” em tradução direta. Apesar disso, esses executivos costumam ser chamados de diretores por aqui.

Falando em características, uma que é comum a todos esses cargos é participação nas decisões estratégicas da companhia em diferentes dimensões. Dessa forma, eles necessitam estar sempre alinhados e contam com uma atuação próxima, visto que o planejamento e a prática devem caminhar juntos de modo sistêmico.

Free Freepik@rawpixel21
Afinal, qual é o significado do termo executivo C-Level? Descubra

Executivo C-Level: Tipos de cargos e significado das siglas

Como podemos notar, há vários cargos de nível executivo dentro da categoria C-Level. Mas ainda que eles existam, não significa que todos estão presentes em qualquer empresa.

Na verdade, as estruturas corporativas são tão variadas que podem contar com exemplos que incluam todos os cargos que veremos a seguir, criem novos ou até não contenham nenhum deles, mas posições equivalentes.

A seguir, vamos acompanhar os tipos mais comuns de cargos C-Level e seus respectivos papéis dentro de uma empresa.

Leia mais  Construção civil tem inflação de 1,89% em julho, diz IBGE
Free Freepik@pch.vector 1
Afinal, qual é o significado do termo executivo C-Level? Descubra

CEO –

CEO se trata do nível executivo mais alto no mundo corporativo. Ao mesmo tempo, costuma ser o mais conhecido, afinal quem ocupa o cargo acaba se tornando o “rosto” da companhia. Outra denominação para a posição seria diretor-executivo de uma empresa.

Entre as suas responsabilidades, cabe ao CEO definir a visão de longo prazo, direção da companhia e as estratégias que serão adotadas. Por conta de sua importância, a palavra final sobre as decisões da empresa é dele.

Exemplos de CEOs e ex-CEOS famosos não faltam: Steve Jobs, da Apple; Bill Gates, da Microsoft; Mark Zuckerberg, da Meta (antigo Facebook); Elon Musk, da Tesla; e Jeff Bezos, da Amazon, são alguns deles.

No , podemos citar Luiza Helena Trajano e Frederico Trajano, ex-CEO e atual CEO do Magazine Luiza; Guilherme Benchimol, ex-CEO da XP Investimentos; João Appolinário, CEO da Polishop; Caito Maia, CEO da Chilli Beans; e Carol Paiffer, CEO da Atom Participações, por exemplo.

C-Level Significado
Afinal, qual é o significado do termo executivo C-Level? Descubra

COO – Chief Operating Officer

No caso do COO, ele se trata do diretor de operações de uma empresa. Enquanto o CEO assume um papel mais “visionário” ao determinar a estratégia da companhia, o COO fica responsável pela gestão da operação diária do negócio.

Por conta disso, o cargo de COO se enquadra como segundo na liderança e uma espécie de “braço direito do CEO”. Por outro lado, também vale dizer que a posição não está presente em todas as empresas.

Além disso, algumas companhias podem variar a lista de atribuições do diretor de operações. Isso pode ocorrer, sobretudo, de acordo com a área de atuação onde ela está inserida.

Leia mais  IPO do Nubank não vai sair tão cedo: entenda
C-Level Significado
Afinal, qual é o significado do termo executivo C-Level? Descubra

CFO – Chief Financial Officer

A respeito do CFO, ele representa o mais alto cargo das finanças de uma empresa. Também chamado de diretor financeiro, o responsável por essa função deve gerenciar toda a estratégia financeira da companhia, tendo um profundo domínio sobre , mercado, gestão de carteiras, contabilidade, pesquisa de investimento, análise de risco, entre outros assuntos.

Como resultados, espera-se que o CFO encontre oportunidades de negócios e assuma um papel de “conselheiro” alertando os riscos e benefícios que podem surgir do ponto de vista financeiro, por exemplo. Vale dizer, aliás, que é um cargo de extrema confiança.

C-Level Significado
Afinal, qual é o significado do termo executivo C-Level? Descubra

CIO – Chief Information Officer

Sobre o cargo de CIO, ele atua com o gerenciamento da infraestrutura tecnológica de uma companhia. Ao mesmo tempo, faz a administração do departamento de tecnologia da informação (TI), na maioria dos casos.

Do ponto de vista estratégico, o CIO avalia as novas tecnologias que surgirem, o seu funcionamento e possíveis benefícios dentro da estrutura da companhia para integrá-las ou não.

Pode não ser comum em todas as empresas, mas vem ganhando cada vez mais presença naquelas que tenham um perfil mais tecnológico. Além disso, pode ter funções unificadas com o cargo de CTO, que conhecemos melhor a seguir.

C-Level Significado
Afinal, qual é o significado do termo executivo C-Level? Descubra

CTO – Chief Technology Officer

Falando sobre o CTO, este é o responsável técnico pelo desenvolvimento dos sistemas de informação a partir do ponto de vista da execução.

Sendo assim, ele procura formas de melhorar o produto final através da tecnologia, além de cuidar da intranet, dos sistemas de comunicação internos e do departamento de engenharia em alguns casos.

Leia mais  Petrobras (PETR4) tem novo recorde de produção e vendas de Diesel

Embora exista uma confusão entre os cargos de CIO e CTO por estarem ligados a infraestrutura tecnológica de uma companhia, o primeiro observa as novidades tecnológicas que podem gerar valor ao negócio. Enquanto isso, o CTO busca trazer melhorarias no produto final com as tecnologias já disponíveis, com uma visão mais técnica.

C-Level Significado
Afinal, qual é o significado do termo executivo C-Level? Descubra

CMO – Chief Marketing Officer

Certamente o departamento de marketing tem um papel de peso em qualquer empresa. E no topo dessa área, é possível que o cargo seja ocupado pelo CMO ou diretor de marketing.

Entre as suas atividades, o CMO cria e desenvolve estratégias para atrair e manter um relacionamento estável com os clientes, é responsável pela gestão de vendas, desenvolvimento de produtos, estudos de mercado, atendimento ao cliente, experiência do usuário, entre outros.

C-Level Significado
Afinal, qual é o significado do termo executivo C-Level? Descubra

C-Level: significado de outras siglas

Além dos casos acima, podemos citar como cargos executivos C-Level:

  • CHRO (Chief Human Resources Officer): Diretor de Recursos Humanos;
  • CCO (Chief Communications Officer): Diretor de Comunicações;
  • CPO (Chief Product Officer): Diretor de Produtos;
  • CLO (Chief Legal Officer): Diretor Jurídico.

Por fim, vale dizer que a lista não termina aqui. Afinal, as estruturas das empresas, sejam antigas ou novas, sempre estão trazendo novidades em relação à organização. Por isso, é muito possível ocorrer a criação de novos cargos de nível executivo C-Level no futuro.

Free Unsplash@magnetme
Afinal, qual é o significado do termo executivo C-Level? Descubra

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

2W Energia anuncia terceiro projeto de geração renovável no Nordeste

Guia do Investidor

BRF (BRFS3) define novo CFO após a saída de Carlos Moura

Ruan Sousa

KPMG: 88% dos CEOs de bancos estão otimistas com o crescimento dos negócios

Victor Rodrigues

Binance contrata ex-VPs da Microsoft e Agoda para difundir adoção da Web3

Victor Rodrigues

Eletromídia (ELMD3) anunciou Alexandre Guerrero como novo CEO

Ruan Sousa

Cielo (CIEL3) anuncia seu novo CFO e diretor de RI

Ruan Sousa

Deixe seu comentário