Guia do Investidor
Apps
Notícias

Facebook visa dados do Whatsapp; veja Signal e Telegram

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Recentemente, o Whatsapp notificou seus usuários a respeito de sua política de dados do Facebook. No entanto, a resposta foram os aumentos dos concorrentes Signal e Telegram. Entenda melhor o caso.

Whatsapp e a política da dados do Facebook

Na última semana, o aplicativo de mensagens Whatsapp começou a enviar notificações sobre a política de dados do Facebook, sua empresa proprietária.

De acordo com o aviso, a partir de 08 de fevereiro os usuários que utilizarem o aplicativo terão seus dados compartilhados com o Facebook. Nesse sentido, os usuários tem apenas a opção de aceitar os termos. Do contrário, a única forma de evitar o acesso é desativando a conta e desinstalando o app.

Facebook dados Whatsapp
Aviso dos novos termos de política de privacidade (Imagem: G1).

Com os novos termos do Whatsapp, o Facebook pretende permitir que algumas de suas empresas armazenem, gerenciem e processem dados do app. São elas: Facebook Payments, Onavo, Facebook Technologies e CrowdTangle.

Também vale dizer que a política de privacidade desde 2016 já delineava esse caminho. A princípio, naquela época, o Facebook deixava a opção de negar o compartilhamento para as contas criadas antes de 2016. As que foram criadas depois, por outro lado, não tiveram essa opção de privacidade de dados.

No próximo dia 08 de fevereiro, por sua vez, todos os usuários que concordarem com os termos terão seus dados compartilhados com a gigante do Vale do Silício.

Leia mais  WhatsApp Payments: novo serviço deve chegar até final do ano

Ademais, o aviso está sendo realizado com antecedência para que os usuários revisem as mudanças, conforme um porta-voz do Facebook.

“A política de privacidade e as atualizações dos termos de serviço são comuns na indústria, e estamos informando os usuários com ampla antecedência para que revisem as mudanças, que entrarão em vigor em 8 de fevereiro. Todos os usuários devem aceitar as novas condições se quiserem continuar usando o WhatsApp.”

Porta-voz do Facebook para a agência de notícias AFP.

Exceções

As únicas exceções para essa regra serão a União Europeia e o Reino Unido. Por conta de acordos firmados com organizações de proteção de dados, a empresa não vai impor o compartilhamento de informações na região.

Signal

Com a novidade, o aplicativo de mensagens Signal se beneficiou como uma alternativa. Em parte, o sucesso repentino se deve pela recomendação de celebridades, como Elon Musk, CEO da Tesla, e Jack Dorsey, CEO do Twitter.

De acordo com a empresa de consultoria App Annie, o Signal no último domingo (10) esteve primeiro lugar na App Store, a loja da Apple, em 44 países.

Leia mais  Cielo (CIEL3) informa que transferências pelo WhatsApp foram disponibilizadas nesta terça-feira

Enquanto isso, o aplicativo na Play Store também assumiu a liderança em 14 países no mesmo dia. Antes disso, por outro lado, vale dizer que o app de mensagens não estava nem mesmo no top 100 das lojas de aplicativos.

Telegram

A respeito do Telegram, principal rival do Whatsapp, o aplicativo já conta com a presença de 500 milhões de usuários.

Assim, no último domingo, o app de mensagens figurou em primeiro lugar em 20 países diferentes na Play Store, enquanto que na App Store ele esteve como líder de downloads em 29 países.

Atualmente, ambos os apps permanecem no topo dos aplicativos mais baixados no Brasil em uma resposta a atualização do Whatsapp.

Por fim, o Guia do Investidor está no Telegram, sendo um dos portais pioneiros em utilizar o mensageiro. Nele, o GDI possui um feed de todas as notícias publicadas e um grupo para todos aqueles que têm interesse em se aprofundar no mundo dos investimentos. Para conhecer, basta acessar aqui!

Leia mais  Invista em ações internacionais para se proteger em dezembro
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Telegram quer IPO e valuation de US$ 30 bilhões

Márcia Alves

BTG Pactual (BPAC11) adquire 100% de participação da Signal Capital

Guia do Investidor

WhatsApp é uma boa ferramenta de comunicação com empresas

Guia do Investidor

Coinbase apresenta pagamentos de cripto baseados em mensagens; O Bitcoin pode manter a dinâmica? Descubra a próxima joia cripto com potencial de 100x

Comunicados de Imprensa

WhatsApp inova com pesquisa por nome de usuário; entenda

Miguel Gonçalves

Vazamento revela estratégia da Meta para viciar adolescentes em apps

Miguel Gonçalves

Deixe seu comentário