Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Fenafisco se posiciona contra a redução do IPI, confira nota

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do DF (Comsefaz), demonstrou, em números e argumentos incontestes, que o corte linear de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) decretado pelo presidente Jair Bolsonaro, vai piorar a situação fiscal de estados e municípios, pela inoportuna e descabida redução da receita pública e, ademais disso, vai comprometer ainda mais a prestação de serviços essenciais como educação, saúde e segurança.

Em linha com o Comsefaz, a Fenafisco considera falacioso o argumento do governo federal de que essa benesse fiscal tende a beneficiar o consumidor final e a estimular a atividade econômica.

A promessa do ministro Paulo Guedes de que essa medida é a primeira de “um movimento de reindustrialização do Brasil“, mais que delirante, é um ultraje à inteligência da sociedade brasileira, cansada das fanfarronices de quem acumula fracassos na condução dos negócios públicos, enquanto acumula lucros em seus negócios privados, conforme revelaram documentos tornados públicos na investigação jornalística do Pandora Papers, que apontaram o ministro como dono de offshore em refúgio fiscal, que lhe renderam ganhos milionários.

Leia mais  Fenafisco faz alerta a população por incentivos fiscais e atitudes populistas do governo

Para a Fenafisco, o corte linear e drástico do IPI não passa de mais um perverso mecanismo de transferência de renda dos mais pobres para os mais ricos.

De um lado, retira-se pelo menos R$ 4,5 bilhões (FPE) de estados e R$ 5,3 bilhões (FPM) dos municípios; do outro, aumentam-se as margens de lucros de alguns segmentos empresariais.

A exemplo do posicionamento do Comsefaz, é preciso reagir a essa medida infeliz do governo federal, que, ao invés de tributar adequadamente os super-ricos, os lucros exorbitantes das grandes corporações, bancos e grandes mineradoras, tem optado sistematicamente por atacar os cofres públicos de estados e municípios, comprometendo o financiamento de serviços públicos e, com isso, penalizando ainda mais a população mais pobre e mais depende do Estado.

Além da Fenafisco, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) se posicionou contra a medida. Confira aqui.

Nos siga no Google News
Leia mais  Redução do IPI: saiba como calcular o percentual real das novas alíquotas e reaver o imposto pago a mais

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Cashback na Reforma Tributária: Cesta Básica em Foco

Rodrigo Mahbub Santana

IPI: O que é? Para que serve? Saiba tudo sobre

Samy Costa

Fenafisco defende reconstituição urgente do ICMS para equilíbrio financeiro nos estados

Guia do Investidor

Fenafisco faz alerta a população por incentivos fiscais e atitudes populistas do governo

Victor Rodrigues

Redução do IPI: saiba como calcular o percentual real das novas alíquotas e reaver o imposto pago a mais

Victor Rodrigues

Confederação Nacional de Municípios (CNM) é contra a redução do IPI, entenda

Victor Rodrigues

Deixe seu comentário