Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

FGV: Confiança do setor de serviços cai 2,0 pontos em fevereiro

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), do FGV IBRE, caiu 2,0 pontos em fevereiro, para 89,2 pontos, menor nível desde maio de 2021 (88,1 pontos).

Esse é o quarto mês consecutivo de queda, gerando uma perda de 9,9 pontos no período. Em médias móveis trimestrais, o índice mantém a tendência de queda ao recuar 2,5 pontos.

Em fevereiro, a confiança de serviços manteve a trajetória descendente iniciada no final de 2021. A queda no mês ocorreu tanto pela piora da percepção sobre o volume de serviços no mês quanto pela redução de expectativas para os próximos meses. A desaceleração no ritmo de recuperação foi influenciada pelo surto de covid, ainda que com restrições mais brandas. Para os próximos meses, as expectativas não são muito favoráveis, dado que o cenário macroeconômico tende a se manter negativo no curto prazo, com inflação resiliente, juros em alta e confiança dos consumidores em patamar baixo“, avaliou Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

Em fevereiro, o resultado negativo do ICS foi influenciado tanto pela piora na avaliação das empresas sobre a situação atual como pelas perspectivas para os próximos meses. A queda do ICS foi acompanhada em 8 dos 13 segmentos pesquisados.

Leia mais  Confiança dos consumidores avança 3,8 pontos em abril, afirma FGV

O Índice de Situação Atual (ISA-S) caiu 2,8 pontos, para 86,6 pontos, menor nível desde maio de 2021 (84,0 pontos). O Índice de Expectativas (IE-S) recuou 1,2 ponto, para 92,0 pontos, menor nível desde abril de 2021 (88,7 pontos).

Saldo do Emprego Previsto

Nos últimos meses, além da queda na confiança, o saldo do emprego previsto tem sinalizado perda de força no ritmo de recuperação, registrando também quatro de quedas consecutivas em médias móveis trimestrais.

O saldo corresponde ao percentual das empresas que planejam aumentar seu quadro de funcionários nos próximos meses descontado do percentual de empresários que planejam reduzir. Em fevereiro, o saldo atingiu 9,7 pontos, queda de 5,0 pontos nos últimos quatro meses.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Inflação medida pelo IGP-10 sobe para 2,48% em abril

Leia mais

Roubada: COE rende menos que Tesouro Direto, diz FGV

Márcia Alves

Confiança dos consumidores recua 2,4 pontos em janeiro

Guia do Investidor

Confiança de Serviços atinge menor nível desde maio deste ano

Guia do Investidor

Economia fraca: FGV aponta queda de 0,6% no PIB em agosto

Guia do Investidor

Inflação pelo IPC-S sobe 0,35%, aponta FGV IBRE

Guia do Investidor

FGV IBRE: IGP-10 cai 1,10% em julho

Guia do Investidor

Deixe seu comentário