Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Fiesp: juros altos e guerra na Ucrânia retardam recuperação da indústria

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Apesar do crescimento de 0,7% da produção industrial na passagem de janeiro para fevereiro, com avanço de 0,6% na indústria de transformação e de 5,3% na extrativa, o nível de atividade do setor ainda está 2,6% abaixo dos níveis pré-pandemia (fevereiro/2020). A expectativa da FIESP para a atividade industrial não é de forte recuperação para os próximos meses.

Estímulos fiscais, como a antecipação do pagamento do 13º salário para aposentados, pensionistas e o saque do FGTS no valor de R$ 1.000, são elementos favoráveis para a retomada da indústria de transformação, mas outros fatores jogam contra o crescimento.

A guerra na Ucrânia coloca pressão adicional sobre os custos de produção, postergando a normalização das cadeias globais de insumo, e as altas taxas de juros também influenciam negativamente, sobretudo a indústria de transformação.

Leia mais  Selic a 13%? Especialistas esperam novo ciclo de alta após o Copom

A taxa Selic está em 11,75% e a expectativa do mercado é que encerre em 13% em 2022. A Fiesp estima que um aumento de 1,0 p.p da taxa real de juros, por exemplo, tem impacto sobre o PIB da indústria de transformação 50% maior do que sobre o PIB total.

Para o ano de 2022, a projeção da FIESP para a produção industrial brasileira é de queda de 1,5%. Se essa expectativa se confirmar, será a sexta redução da produção industrial num intervalo de dez anos. Para a economia brasileira, a expectativa da FIESP é de estabilidade do PIB em 2022.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Itaú alerta que ciclo de queda pode terminar antes do previsto

Paola Rocha Schwartz

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Taxa Selic deve atingir ao menor nível em dois anos

Márcia Alves

B3: produtos ligados a juros batem recorde em 2023

Guia do Investidor

Deixe seu comentário