Guia do Investidor
simpar ipo vamos
Notícias

Fim da espera: Investidores não qualificados podem comprar ações da Vamos a partir desta segunda (01)

Com a recente popularização da , uma verdadeira onda de novas pessoas físicas se juntaram as especulações do financeiro brasileiro como .

No entanto, neste mercado existem algumas “regalias” exclusivas para aqueles que deixaram o status de “hobby” para trás e apostaram pesado no .

Os ditos investidores qualificados possuem entrada liberada em alguns ativos de alto risco, e entre eles se enquadram as empresas que fizeram através da ordem 476 – que restringe a negociação do ativo apenas a investidores qualificados, pelos 18 meses após o IPO.

A contagem regressiva para as ações da (VAMO3) se encerra nesta segunda-feira (18). No entanto, não será a primeira vez que estas ações estarão disponíveis para todos no mercado. Houve um erro no IPO e elas puderam ser negociadas por todos. Esse erro foi corrigido em 01/10/2021 – desde então elas só puderam ser compradas por investidores qualificados.

O que é um investidor qualificado e como se tornar um?

Investidor qualificado é aquela pessoa física ou jurídica que possui mais de R$ 1.000.000,00 (1 milhão) em investimentos no mercado financeiro e que ateste a condição por escrito. Entretanto, é importante lembrar que também são considerados investidores qualificados aqueles que possuem algumas certificações, como:

  • Investidores profissionais;
  • É aquelas pessoas que possuem certificações CEA ou certificações superiores aprovadas pela Comissão de Valores Mobiliarios (CVM);
  • Por último, os clubes de investimentos que são geridos por um ou mais cotistas que sejam investidores qualificados.
Leia mais  Mercado - Notícias do dia (13/03)

Portanto, essas certificações são realizadas pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) ou também por órgãos internacionais como o CFP, que é um exame organizado pela (Financial Planning Standards Board).

Assim sendo, um investidor pode se tornar um investidor qualificado o que é mesmo que não tenha um milhão de reais aplicado. Dessa forma, essa classificação pode se por meio de aprovação em algum exame de certificação que seja aceito pela CVM.

Em conclusão, o requisito serve para garantir que o investidor tem a compreensão técnica e financeira sobre os investimentos mais restritos do mercado.

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no : abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

Recorde: Vamos (VAMO3) lucra R$ 142 milhões no resultado 2T22

Leonardo Bruno

Na dúvida do que comprar na primeira semana de Junho? Confira as dicas de duas corretoras

Leonardo Bruno

Vale, Usiminas e mais: Confira as melhores ações para a semana segundo analistas da Terra e BB Investimentos

Leonardo Bruno

Mais uma semana, mais uma carteira: confira as melhores indicações de ações do mercado

Leonardo Bruno

Lucro da Vamos dispara 66% no 1T22 no melhor “trimestre da história”

Leonardo Bruno

Grupo Vamos fecha aquisição da HM Empilhadeiras

Ruan Sousa

Deixe seu comentário