Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Fliper: XP compra Fintech e aposta no Open Banking

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

De acordo com anúncio publicado ontem a XP Inc., divulgou a compra da fintech Fliper, uma plataforma de consolidação automatizada de investimentos. A operação ainda precisa ser autorizada pelo Banco Central. O valor da negociação não foi revelado.

A operação é parte plano de expansão da empresa cujo principal objetivo é expandir o crescimento do open banking aqui no país.

Segundo comunicado da Fliper. Os fundadores Felipe Bonani, Renan Georges e Walter Poladian, continuam tendo parte da empresa. Porém a XP será a majoritária. A equipe de gerentes da Fliper continuará funcionando com total independência na gestão do negócio. Mas agora poderão utilizar a estrutura da corretora.

A Fliper

A Fliper foi fundada no ano de 2017, e possibita que o usuário, mediante autorização prévia, possa se tornar investidor diversos bancos e corretoras do país, utilizando o smartphone, através do aplicativo da fintech. Bem como também faz a consolidação automática das aplicações do investidor, entre outras funcionalidades.

Dessa forma, fazendo parte do grupo XP, a Fliper projeta para os próximos anos alcançar R$ 7 bilhões em sua plataforma e 5 milhões de usuários.

Open Banking

Open banking é o sistema que permite que outras empresas e serviços acessem os dados do clientes, mediante autorização. Em um modelo sem Open Banking, o cliente que quiser mudar de banco perderá todo seu histórico financeiro. Portanto se desejar ou precisar mudar para uma nova instituição perderá tudo. Atualmente essas informações pertencem a instituição. 

Leia mais  Como Conquistar a Liberdade Financeira? Guia Completo

O objetivo do Open Banking é desenvolver sistemas interligados, que facilitem o controle e transferência de informações dos usuários. Todo o tipo de produto e serviço oferecido pelos bancos seriam conectados.

À primeira vista, até parece que o Open Banking permitirá que as informações dos clientes serão abertas para todos. No entanto, vale destacar que os bancos e as instituições financeiras ainda serão responsáveis pela proteção dos dados dos clientes.

De acordo com o Banco Central a previsão é que o open banking esteja sendo utilizado pelas instituições financeiras no segundo semestre de 2020.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Qual a melhor casa de análise? Ranking Melhores Casas de Análise 2024

Victor Rodrigues

Chegou a hora de investir nas empresas de saúde

Márcia Alves

DUCZ Cartão: O que é? Como fazer o cadastro?

Lara Donnola

Quase 25% dos microempreendedores priorizam mais o valor do que juros

Guia do Investidor

Volatilidade e preços, como proteger sua rentabilidade?

Autor Convidado

Número de investidores em renda fixa alcança 17 milhões em 2023 na B3

Guia do Investidor

Deixe seu comentário