Guia do Investidor
Free Unsplash@mbaumi
Colunistas

Gestão pública: os desafios das sociedades pós-pandemia

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

As mudanças potencializadas por um conjunto de eventos, fatos e acontecimentos nos anos de 2019 e 2020, colocam a humanidade de frente à um conjunto de desafios e, ao mesmo tempo, oportunidades inéditas em um cenário complexo, ambíguo, incerto e bastante volátil.

Este contexto, aparentemente desesperador e difícil com perspectivas diversas, descortina um novo mundo ou também chamado “Novo Normal”, que requisitará dos seres humanos um esforço adicional de integração, compromisso, compreensão, tolerância e capacidade inventiva para produzir e implementar soluções e resultados efetivos que viabilizem a vida demograficamente densa em nosso planeta.

Já se sabe, há muito tempo, pelo avanço dos estudos da ciência, destarte para os estudos de Darwin, de acidentes aeronáuticos e de catástrofes ambientais, que um conjunto de fatos e aspectos de menor impacto mas, acontecendo em um tempo específico, poderão resultar em consequências importantes e/ou devastadoras.

A pandemia da COVID 19 é um destes fatos desafiadores, que até o momento, nos parece mais grave, mas que pode ser somente o início de um conjunto de outros acontecimentos, talvez de menor impacto específico, mas que deverão ter a devida atenção dos seres humanos individualmente, das sociedades e agrupamentos, das empresas e corporações e do poder público constituído.

O início do período pandêmico mundial, desencadeado pelo surto daquela doença, corroborou para diversos reflexos positivos e negativos na gestão pública.

Apesar de não ser uma prática muito recorrente em nossa cultura, temos uma ótima oportunidade para avaliar e autoavaliar o que foi realizado, bem como os respectivos resultados.

Leia mais  De esquerda ou de direita, o colega de trabalho não é seu inimigo

Esta avaliação, não é no sentido de encontrar culpados, aliás e infelizmente uma prática de nossa cultura brasileira, mas sim de aprender e ter a oportunidade de melhorar nossas ações, nosso mérito e resultados.

Neste sentido, a utilização da tecnologia para o processo de gestão pública é uma das principais e importantes alternativas.

Mas neste novo cenário do “Novo Normal” as tecnologias precisam ser implementadas de forma integrada, convergente e geradora de informações e inteligência para a tomada de decisão rápida e eficiente.

A prática recorrente de implementar tecnologias de forma não integrada, que “não se conversam” porque são de estratégias e grupos diferentes, somente produzirão mais gastos de recursos públicos sem os esperados e efetivos resultados que a sociedade brasileira necessita.

O avanço de tecnologias de softwares, hardwares e sensores, atualmente, permite gerar informações para automatizar e integrar a prestação de serviços para os usuários, a redução de custos na execução de políticas públicas e a agilidade no atendimento de situações excepcionais como o Brasil vem vivenciando.

Estas são questões que a sociedade, inclusive os políticos, conjuntamente com o estado, necessitam resolver neste novo mundo que está se revelando gradualmente.

Adicionalmente à questão da tecnologia integrada e convergente, características da 4ª. revolução industrial, a gestão pública precisará atentar para a mobilidade urbana e logística, a ocupação dos espaços urbanos e territoriais, o trabalho remoto, a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico e social com geração de renda neste novo contexto.

Leia mais  Quem é José Múcio Monteiro? Conheça perfil do Ministro da Defesa de Lula

Outro aspecto que a gestão pública necessita implementar é a acesso e utilização das mídias de comunicação digital e sociais, de forma ampla e adequada para a prestação de serviços aos cidadãos.

Os usuários e gestores poderão proporcionar agilidade e efetividade na resolução de problemas, redução de custos de operação, melhoria na comunicação com o público, ampliação da capacidade de atendimento e melhoria da qualidade dos encaminhamentos e decisões.

Exemplos internacionais já muito conhecidos, como a Estônia, a Coreia do Sul, a Dinamarca que disponibilizam a maior parte dos serviços públicos de forma digital para os seus cidadãos, demonstra o resultado efetivo da implementação de tecnologias integradas e a preocupação com o meio ambiente, reduzindo a necessidade de presença física, e a racionalização da utilização de infraestruturas urbanas de alto custo nos centros das cidades onde estão localizados os órgãos públicos.

O Brasil também está avançando positivamente neste processo de digitalização, com ferramentas de desburocratização de processos e documentos, mas, ainda precisa melhorar na integração, convergência e conectividade de forma estrutural nas esferas federal, estaduais e municipais.

Um outro bom exemplo de política pública que está iniciando no Brasil é a Política de Inovação e Educação Conectada, aprovada no legislativo e instituída pela lei 14.180 de 2021, que tem como objetivo conjugar esforços entre órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, escolas, setor empresarial e sociedade civil para assegurar as condições necessárias à inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica de uso cotidiano nas escolas públicas de educação básica. É um bom começo, mas é urgente a rápida expansão para outros níveis de formação educacional e de abrangência na sociedade.

Leia mais  JP Morgan: "Lockdown foi pior que covid-19"

O “novo normal” muda a relação entre as pessoas na sociedade e nas formas de trabalho nos setores privado e público e, portanto, a forma de executar a gestão pública.

Os avanços na gestão pública, possibilitarão o monitoramento, acompanhamento e análise de cenários e tendências econômicas, ambientais e sociais, gerando transparência e integridade fundamentais para o exercício da democracia.

As novas mudanças tecnológicas são definitivas e, por isso, é fundamental o investimento em tecnologias que forneçam um serviço público de qualidade, inovador e conectado.

No cenário de pós pandemia ou “Novo Normal”, a gestão pública eficiente e eficaz e a tecnologia e a inovação precisam cada vez estar integradas e convergentes.

Eduardo Fayet é Engenheiro de Produção, Consultor, Empresário e Pesquisador da Fundação da Liberdade Econômica

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ambiente político é o fator mais prejudicial à economia

Fernando Américo

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Fernando Américo

Haddad afirma que Lula controlará investimentos na Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Levantamento diz que Lula piorou a imagem do Brasil no exterior

Paola Rocha Schwartz

Sondagem mostra piora na avaliação do Governo Lula

Paola Rocha Schwartz

Putin alerta sobre risco de conflito nuclear

Mateus Sousa

Deixe seu comentário