Guia do Investidor
pexels michael steinberg 321464
Notícias

GOLD11: Aprenda a investir em Ouro pela bolsa brasileira

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O ouro sempre foi matéria de curiosidade na humanidade, por isso, não foi atoa sua consideração como reserva de valor por muitos anos.

Assim, confira agora um pouco mais sobre as caraterísticas desse “commoditie” e como você pode investir em ouro através da bolsa de valores brasileira:

O ouro na economia

Primeiramente, importante lembrar a razão deste metal precioso ainda poder ser considerado uma opção de investimento.

O ouro é um metal precioso que funciona muito bem como ferramenta econômica a centenas de anos. Karl Marx em 1890, já definia o ouro como uma matéria de duplo-sentido, que atuava tanto como moeda universal e como matéria-prima. Além disso, o metal serviu como moeda universal durante um bom período da história. Afinal quem nunca ouviu falar do metalismo, onde grandes navegadores exploravam o planeta em busca de riquezas?

Com o passar dos anos, o ouro foi perdendo um pouco essa relevância no sistema econômico, e acabou entrando em um processo natural de regressão a uma “commoditie”. Contudo, aquele metal que já foi o mais desejado do mundo ainda possui alguma relevância no mercado financeiro.

Apesar dessa “transformação social” o ativo continua a ser negociado atualmente. Seja em gramas, joias, barras, e até mesmo nas bolsas de valores.

Leia mais  Mercado cauteloso: Ibovespa recua; BB destaca-se em alta

Muito desse movimento de compra de ouro se dá pela sua estabilidade no mercado. O ouro, ao contrário da maioria das ações listadas em bolsa, tende a se manter estável em momentos de crise. Em outras palavras, uma série de fechamentos de empresas não afeta o preço desse ativo, enquanto na bolsa possa haver resultados desastrosos.

Se você ainda está se perguntando se vale a pena investir em ouro, o nosso site parceiro, O investir Global já respondeu essa pergunta. Clique aqui para conferir.

Por isso, confira agora como você pode investir em ouro através da Bolsa de valores brasileira, e diversifique sua carteira de ações da “mesma maneira” que os reis da antiguidade faziam.

Como investir

Primeiramente, para negociar em bolsa é preciso de uma corretora para mediar estas negociações, sabendo disso, você pode começar a planejar o seu investimento.

Pela bolsa existem duas opções para investir em ouro:

O primeiro método possível é através do mercado futuro. Assim você pode investir em:

  • Lote Padrão de 250g: código OZ1D
  • Lote Fracionário de 10g: código OZ2D
Leia mais  Bolsas de NY reagem positivamente ao Payroll

Assim você pode comprar a grama do ouro em mercado futuro, basta procurar o ticker no HomeBroker de sua corretora. Contudo, é importante lembrar que este tipo de investimento futuro é extremamente especulativo, assim é recomendado apenas para compras e vendas em curto-médio prazo.

A segunda maneira é mais interessante para investimentos a longo prazo: fundos de investimentos.

GOLD11, o primeiro ETF de ouro no Brasil

Assim, para investir a longo prazo, os fundos de investimentos em ouro podem ser bem mais interessante. E graças a isso a XP disponibilizou no final do ano passado o primeiro ETF indexado ao ouro do Brasil.

Os ETFs (exchange traded funds) podem ser considerados fundos de investimentos. Contudo, eles funcionam de maneira mais acessível e prática que um fundo imobiliário tradicional. Você pode conferir melhor como funciona estes fundos do exterior clicando aqui.

Assim o GOLD11 consegue captar todas as variações do ouro, com menos riscos e mais praticidades para o investidor.

O fundo está indexado ao ETF iShares Gold Trust, assim, o fundo servirá como um espelho do ETF americano aqui no Brasil. Por isso, o GOLD11 estará exposto às variações do dólar além do metal.

Leia mais  Ibovespa alcança 8ª alta consecutiva; NY registra ganhos moderados esperando acordo sobre teto da dívida

Assim, pode ser interessante agregar uma pequena porcentagem dos seus investimentos em um fundo de proteção.

Por fim, confira agora alguns detalhes sobre o lançamento deste ETF no Brasil, basta clicar aqui.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Milei quer demitir 70 mil funcionários públicos

Rodrigo Mahbub Santana

Ação da Multi (MLSA3) dispara mesmo após prejuízo

Rodrigo Mahbub Santana

Pague Menos comunica aumento de capital

Rodrigo Mahbub Santana

Klabin divulga lista de indicações para conselho de administração

Rodrigo Mahbub Santana

Hypera (HYPE3) tem alta de 50% nos lucros no 4T23

Rodrigo Mahbub Santana

Bolsas de NY recuam após alta inicial; Techs lideram correção

Guia do Investidor

Deixe seu comentário