Guia do Investidor
petrobras
Notícias

Governo avalia conversão de ações para privatizar Petrobras (PETR4)

O governo avalia a possibilidade de converter preferenciais da (PETR4) em ordinárias, disse uma fonte do governo.

Dessa forma, a União deixaria de ser controladora da .

Assim sendo, a privatização da empresa é bandeira defendida pelos ministros da , , de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e outros integrantes da ala liberal do governo.

Dessa maneira, eles acreditam que, dessa forma, haverá mais competição no de óleo e gás no .

Reajuste da Petrobras () impacta inflação no mês, mas não muda cenário para o ano, dizem economistas

O reajuste de 5,18% nos preços da gasolina e de 14,26% do diesel nas refinarias, anunciado pela Petrobras (PETR4) causará impacto na inflação. Isto é, mensal de junho, julho e possivelmente em agosto.

 Mas não deve alterar o cenário previsto pela maioria dos economistas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no fim de 2022.

“Já esperávamos que esse reajuste fosse acontecer e mais reajustes devem vir. Então, isso não muda o nosso cenário para o ano. A nossa projeção para o IPCA, já incorporando desoneração tributária, é de 8,5%. Não tem porque a gente mudar com a notícia de hoje”

disse o economista-chefe do BV, Roberto Padovani

“Mas isso vai alterar a dinâmica no mês. A inflação pode ficar um pouco mais pressionada agora em junho, dependendo da velocidade que chegará ao consumidor, mas não muda a história para o ano”,

acrescentou

Segundo o economista da LCA Consultores Bruno Imaizumi o aumento de preço da gasolina terá um impacto direto de 0,1603 ponto percentual no IPCA. Enquanto o aumento de 14,2% no diesel tem um impacto direto de 0,0256 ponto percentual, totalizando 0,1859 ponto percentual.

Ademais, ele pontua que o efeito poderá ser visto primeiramente no dado de inflação fechado de junho, no de julho e até no IPCA-15 de agosto.

Leia mais  Carteira ações dezembro 2019 do BB Investimentos

Contudo, o impacto já estava previsto no cenário da LCA e não deve causar revisão para o ano. A consultoria continua esperando um IPCA de 8% no fim do ano.

Mais detalhes sobre

Assim sendo, a projeção foi reduzida recentemente depois da aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que limita a incidência de ICMS, imposto estadual, sobre os combustíveis.

No Santander, o economista Daniel Karp projeta um impacto de 0,13 ponto percentual no IPCA. Ou seja, concentrado no mês de julho, mas algum efeito também pode aparecer já na inflação de junho.

Ademais, ele lembra que a gasolina tem peso de 6,8% no índice oficial de inflação e diz ver risco de novos aumentos no curto prazo, “uma vez que diferentes métricas apontam defasagem de 13% até 50% em relação aos preços internacionais”.

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

O minoritário da Petrobras deve ser respeitado

Autor Convidado

Conselho da Petrobras (PETR4) analisa nome de Paes de Andrade nesta segunda

Ruan Sousa

Comitê da Petrobras aprova nome de Caio Andrade para presidência

Agência Brasil

STF prorroga prazo para Petrobras (PETR4) prestar informações sobre preço dos combustíveis

Ruan Sousa

Diretoria da Petrobras (PETR4) aprova venda de participação nos campos Golfinho e Camarupim à BW Energy

Ruan Sousa

Com crise interna, é o momento de comprar ações da Petrobras?

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário