O Gov.br, portal oficial do Governo do Brasil, está no ar com centenas de serviços digitalizados. Assim, o governo Bolsonaro está avançando no prazo de dezembro de 2020. Pois deseja integrar todos os seus sites à nova plataforma.
Governo digital
Na primeira etapa da implementação, a plataforma única oferece mais de 3000 serviços, com mais da metade entregue de maneira totalmente digital. Então esse sistema irá facilitar a vida do Brasileiro, acelerando muitos processos burocráticos.
Além disso, feeds de notícias de todos os departamentos estão disponíveis no portal. Logo concentrando no portal as principais notícias referentes ao governo. Então tentando assim evitar a onda de fake news.
Até o final do próximo ano, espera-se que todos os 1.600 sites e aplicativos móveis do governo tenham sido migrados para a nova plataforma. O Gov.br custou 43 milhões de reais ao governo porém irá gerar uma grande economia.
Com o feito, espera-se uma economia anual de cerca de R$ 100 milhões como resultado da migração da desativação da rede atual para o novo portal. Ela é baseada na plataforma de gerenciamento de código aberto Plone.
“Queremos que exista apenas um canal de informação. Que cidadãos de qualquer parte do Brasil possam acessar e resolver todo e qualquer problema”. Disse o presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
Manter milhares de serviços aos cidadãos em uma variedade de sites torna os serviços públicos caros e difíceis, observou Bolsonaro na época.

Discussion about this post