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Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) consolida posição de destaque no varejo alimentar em 2021

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O Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) fechou o ano de 2021 com um crescimento sustentável e contínuo.

Ao todo, o Grupo inaugurou 63 novas unidades das mais variadas bandeiras, finalizando o ano com 779 lojas por todo o país, se consolidando como o maior ecossistema do varejo alimentar do Brasil.

Além disso, os investimentos do Grupo em seus canais digitais ao longo dos últimos anos permitiram que esta modalidade de comércio tivesse um crescimento surpreendente.

O GVM alimentar teve um crescimento de 146,5% no 4T21 no comparativo com o mesmo período de 2020 e já representa 46,6% do GVM total.

Vale destacar que o canal digital do Atacadão continua ganhando força, com um aumento de 100,7% no comparativo com o trimestre anterior, e representou 2,1% do total de vendas desta unidade de negócios no trimestre ou 73,7% do total de vendas de alimentos via canal digital do Grupo, o que demonstra o poder e a escalabilidade do modelo.

“O Grupo Carrefour Brasil apresentou um desempenho muito resiliente no quarto trimestre e no ano de 2021 com crescimento nas vendas brutas e EBITDA ajustado, mesmo diante de uma base de comparação muito difícil. A expansão do Atacadão acelerou e o Banco Carrefour continuou sua forte recuperação, enquanto as vendas de alimentos do Carrefour Varejo voltaram a crescer e a recuperação da Unidade de Negócios está a caminho. O Carrefour está ao lado dos consumidores brasileiros no ambiente desafiador do país, como visto em sua decisão de congelar os preços dos produtos alimentícios de marca própria, protegendo assim o poder de compra. Nosso ecossistema multiformato e multicanal se fortaleceu ainda mais e o fechamento da aquisição do Grupo BIG, esperado até junho, cujas metas de sinergias foram elevadas, deve contribuir para mais um ano de crescimento em 2022”, afirma Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.

Atacadão — loja 250 e 44 inaugurações no ano

O ritmo de expansão da bandeira de atacarejo do Grupo Carrefour Brasil se manteve forte. Em dezembro de 2021, o Grupo atingiu a marca histórica de 250 lojas espalhadas por todos os estados do país.

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Ao todo, foram inauguradas 44 novas lojas no ano (sendo 22 conversões do Makro), reforçando a relevância do formato em um ambiente de crise. Somente no último trimestre foram inauguradas 9 novas unidades. 

O ano de 2021 foi marcado pela expansão acelerada do Atacadão, com vendas brutas atingindo R$ 16,7 bilhões no trimestre. Mesmo com um LFL negativo de -5% no 4T21 no comparativo com o mesmo período de 2020, a expansão acelerada de 10,9% a/a somou-se ao bom desempenho do canal digital — que representou 2,1% do total vendas do Atacadão — e levaram a um crescimento total de 6,6% a/a.

Ao longo de um período de dois anos, continuamos entregando um forte conjunto de resultados e acumulando 41,1% de crescimento total (21% LfL), o que no ano de 2021 representa a segunda melhor taxa de crescimento trimestral de 2 anos. 

O EBITDA Ajustado atingiu impressionantes R$ 1,2 bilhão no trimestre, superando o forte patamar do trimestre anterior e 12% no comparativo com o mesmo período de 2020.

Quando comparado com o quarto trimestre de 2019, o crescimento foi 40,9%, demonstrando mais uma vez a força do modelo e capacidade de crescimento.

Carrefour Varejo — Marca própria é destaque durante período de inflação

A categoria de alimentos mostrou sua resiliência por mais um trimestre e alcançou um LfL positivo de 1,4%, além do forte crescimento de 14,2% no 4T20, impulsionado por um ambiente atípico de COVID 19.

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Ao longo de dois anos, as vendas totais permaneceram sólidas e encerraram o 4T21 em território positivo (3,0%), impulsionadas pelo desempenho alimentar de 15,9% no período.

Já os produtos de marca própria continuam quebrando recordes a cada trimestre. No 4T21, eles representaram 19,4% das vendas líquidas totais de alimentos, com forte desempenho principalmente na categoria de produtos frescos (+ 65% em volume). Encerramos o trimestre com aproximadamente 3.240 SKUs (um aumento de 16,9% ou 470 SKUs). 

As vendas totais do Carrefour Varejo atingiram R$ 6,1 bilhões no 4T21, uma queda de 3,4% LfL em relação ao 4T20 (-9,2% LfL ex-gasolina), o que representa a continuação das tendências observadas durante 2021.

O LfL não alimentar caiu 23,0% no 4T21, no comparativo com o mesmo período do ano anterior, ainda impactado por uma base comparável muito desafiadora e pela deterioração do ambiente econômico.

Banco Carrefour — Cartões com resultados sólidos

O faturamento do Banco Carrefour cresceu 14,6% e atingiu R$ 13,3 bilhões no 4T21, impulsionado tanto pelo cartão de crédito Carrefour (+8,8%) quanto pelo cartão de crédito Atacadão (+26,1%).

Outros produtos, compostos principalmente por empréstimos pessoais, também apresentaram sólidos números de R$ 155 milhões. 

A carteira de crédito total atingiu R$ 15,4 bilhões, alta de 13,4% a/a, confirmando a assertividade de nossa estratégia nos últimos dois anos com foco em manter nosso potencial de crescimento ao mesmo tempo em que continuamos com exposição disciplinada ao risco.

Mesmo com o impacto adicional da Lei 14.183/21, que elevou a alíquota do imposto de renda para instituições financeiras de 45% para 50% de julho a dezembro de 2021, o lucro líquido atingiu R$ 193 milhões no último trimestre de 2021, um aumento de 35,9%.

ESG

O Grupo Carrefour Brasil segue evoluindo em suas ações em ESG e, no último trimestre de 2021 tivemos avanços nos aspectos Ambiental, Social e de Governança.

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Vale destacar que, ciente de seu papel social e durante um período de inflação alta, o Grupo Carrefour Brasil decidiu, pela segunda vez durante a pandemia, congelar os preços dos seus produtos de marca própria de novembro a janeiro, facilitando o acesso à uma alimentação saudável e com preço justo.

Os temas ambientais são transversais aos negócios do Grupo Carrefour Brasil, que tem o compromisso de fomentar boas práticas em toda a cadeia de fornecimento, apoiar o produtor local e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que está presente.

Atualmente, do total de fazendas que fornecem carne ao Grupo, por exemplo, 87% delas estão em compliance com a política da empresa de desmatamento zero. Os outros 13% ou estão bloqueados para fornecimento, ou estão processo de readequação. Vale destacar que, em 2021, o Grupo conseguiu diminuir o consumo de energia em suas operações em 21%.

Já na área social, completamos, no 4T21, um ano dos compromissos públicos assumidos para o combate ao racismo. Do total de metas determinadas para o ano, 100% delas foram completadas.

Finalizamos a internalização da segurança de todas as lojas, aumentamos a diversidade em cargos de liderança no Grupo (38% são mulheres e 53% se identificam como pretos ou pardos).

Ao longo de 2021, fizemos um investimento de R$ 115 milhões em ações de combate ao racismo até o final do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e viabilizamos 300 bolsas de qualificação profissional em tecnologia para jovens negros em situação de vulnerabilidade social.


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