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Grupo SBF realiza ‘Investor Day’ revelando tese de expansão e estratégia para atrair mais clientes nos próximos anos

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Para ampliar base atual de mais de 30 milhões de clientes, companhia mira em novas lojas de Centauro e Nike, além de oportunidades para se conectar com o público por meio de suas empresas de entretenimento e tecnologia

Grupo SBF, que já tem em seu ecossistema CentauroFisiaNWBOneFanX3M e FitDance realizou seu primeiro Investor Day, batizado de SBF Day. No Museu do Futebol, em São Paulo, a liderança da companhia apresentou sua tese de expansão, com bons números e perspectivas de crescimento do grupo e suas unidades de negócio para os próximos meses e anos. Para ampliar o ecossistema e estar cada vez mais presente nas mais diversas jornadas esportivas, o Grupo SBF tem objetivos de atrair novos clientes e agentes do esporte e aumentar o ticket médio por consumidor, além do fluxo espontâneo por meio das empresas que integram o grupo e a capacidade delas se conectarem com os consumidores diariamente.

Atualmente, o Grupo SBF detém uma base expressiva de mais de 30 milhões de clientes. Contudo, pesquisa do Google mostra que 39% da população brasileira começou a praticar um novo esporte na pandemia, revelando ao grupo uma próspera oportunidade de atrair novos clientes, em um mercado esportivo que movimenta, por ano, cerca de R$40 bilhões. De um outro lado, embora o objetivo da companhia seja continuar fomentando a prática esportiva no país, numa ótica ampliada, a tendência de uso de roupas esportivas no cotidiano pode ampliar o mercado endereçado para R$130 bilhões/ano. Ou seja, o mar a ser explorado pelo SBF é enorme, repleto de caminhos e oportunidades. Foi justamente esse o tom que guiou a conversa do Investor Day da companhia, que teve o apresentador e head de inovação da NWB, Fred, como mestre de cerimônia e contou com a presença de mais de 120 profissionais do mercado financeiro, além de centenas de investidores que participaram de forma online.

“Há um ano e meio éramos só Centauro. O Grupo SBF cresceu e está crescendo rápido. Temos muita coisa para realizar, expandir limites, trazendo marcas, canais, pessoas, esportes e conexões”

destacou o CEO do grupo, Pedro Zemel.

Além dele, durante o evento, também se apresentaram Cláudio Assis (General Manager da Centauro), Karsten Koehler (General Manager da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil) e Gustavo Furtado (General Manager da SBF Ventures). Os executivos reiteraram a estratégia do SBF para se tornar o maior e mais completo ecossistema de esporte do país, além de apresentar dados que evidenciam o potencial e as alavancas de crescimento do grupo.

A Centauro, por exemplo, acumula atualmente mais de 130 milhões de visitas por ano nas suas 230 lojas físicas espalhadas pelo país, e mais de 400 milhões de acessos no digital. Importante ressaltar o crescimento anualizado de 34% das vendas do e-commerce, mantendo a margem bruta constante no período, diferente do observado normalmente no mercado digital. Além disso, segundo Cláudio Assis, existem mais de 160 shoppings mapeados para receberem lojas da Centauro, além de 100 cidades que não comportam shoppings, mas têm potencial para receberem novas lojas. Dado curioso apresentado por ele é o de que a implementação de uma loja da Centauro em uma nova praça alavanca as vendas digitais em 32% nessa região, revelando o papel estratégico das unidades físicas.

“Queremos sair do transacional e ir para o relacional, vivendo o esporte ao lado do consumidor e impulsionando a prática do esporte de uma maneira geral. Para isso, pretendemos ter um foco cada vez maior na mulher, abrir mais lojas físicas e melhorar a experiência nos canais digitais”

afirmou o executivo durante o evento.

Do lado da Fisia, Karsten Koehler destacou que a Nike cresceu 88% no Brasil no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo trimestre de 2021, ou seja, desde que ingressou no SBF. O executivo discorreu sobre direct to consumer e aceleração digital, principais estratégias para alavancar o crescimento da marca no Brasil. Nesse sentido, confirmou a abertura de cinco Nike Store no Brasil, ainda em 2022 – a primeira delas no Shopping Ibirapuera, em São Paulo -, e afirmou acreditar que o mercado brasileiro tem espaço para comportar, nos próximos anos, 50 lojas. Além disso, explanou sobre o plano de aceleração do modelo NVS (Nike Value Store), anteriormente ‘outlets’. Hoje, são 22 unidades e a meta é fechar o ano com 35.
 

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Outra forma de atrair clientes para o ecossistema será por meio da SBF Ventures, unidade criada há um ano para acelerar as investidas do grupo no empreendedorismo esportivo. As recém adquiridas NWB, OneFan, X3M e FitDance são empresas com alto potencial de engajamento e captura de audiências para o grupo, e serão porta de entrada para captação de clientes por meio de vídeos, cliques em aplicativos, eventos, e aulas de dança, por exemplo, entre outras iniciativas. No Investor Day, Gustavo Furtado destacou a história, modelos de negócio, números e planos das empresas. Outra ação prevista no curto prazo é a criação de um estúdio para NWB e FitDance para produção de conteúdos, com mais de 100 cenários para gravações de coreografias e conteúdos diversos, com a possibilidade de marcas também usufruírem da iniciativa das mais variadas formas. As quatro empresas têm uma audiência de mais de 100 milhões inscritos no Youtube. E a expectativa é que juntas tenham um faturamento de mais de R$100 milhões em 2022. Ou seja, uma nova receita que nasce dentro do Grupo SBF independemente da operação de varejo.
 

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Finalizando o evento, o CEO do Grupo SBF, Pedro Zemel, voltou ao palco com a seguinte indagação: “Quem sabe o que esse ecossistema será lá na frente?”

Confira aqui algumas imagens do SBF Day.

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