Guerra comercial é apenas um ato de aquecimento para a crise financeira

Guerra comercial é apenas um ato de aquecimento para a crise financeira

12 de julho de 2018 4 Por Diego Silva

Para Mark Mobius, um renomado investidor, o que está ruim pode piorar, a guerra comercial entre EUA e a China, pode causar uma queda de 10% nas bolsas de valores dos mercados emergentes e uma crise financeira global.

“Não há dúvida de que veremos uma crise financeira mais cedo ou mais tarde, porque devemos nos lembrar de que estamos saindo de um período de dinheiro barato”, disse o veterano investidor em uma reunião das nações em desenvolvimento em uma entrevista em Cingapura. “Haverá um aperto real para muitas dessas empresas que dependiam de dinheiro barato para continuar.”

Liquidez mais apertada, o Federal Reserve e o Banco Central Europeu, normalizaram a política monetária e isso pesou sobre os mercados emergentes neste ano, juntamente com o aumento do dólar e o cenário de deterioração do comércio mundial. A disputa entre os Estados Unidos e a China provavelmente piorará, já que o presidente Donald Trump não cederá, já que seu impacto inflacionário será acompanhado pelo aumento dos salários nos Estados Unidos em um momento em que o desemprego está baixo, disse Mobius.

O MSCI Emerging Markets Index deverá cair mais 10 por cento em relação aos níveis atuais até o final do ano, previu Mobius, que deixou a Franklin Templeton Investments no início deste ano para criar a Mobius Capital Partners LLP. Isso levaria o indicador, que caiu cerca de 16% de um pico no final de janeiro, a um mercado em baixa.

As moedas dos países em desenvolvimento também estão sob pressão, com o MSCI Emerging Markets Currency Index caindo em torno de 6% em relação ao máximo no final de março. Isso está forçando os bancos centrais da Turquia à Argentina e à Indonésia a elevar as taxas para defender suas moedas.

Embora os aumentos dos preços sejam uma “correção de curto prazo”, eles podem ser prejudiciais para países com altos montantes de dívida, disse Mobius, acrescentando que os governos precisam colocar suas finanças em dia para restaurar a confiança dos investidores.

Apesar de todo o pessimismo, o investidor de 81 anos vê a crise como uma oportunidade de compra e busca arrecadar fundos. Brasil e Turquia poderiam se beneficiar de uma guerra comercial devido ao declínio de suas moedas, disse Mobius em entrevista à Bloomberg TV na quarta-feira. Índia, Coréia do Sul e Vietnã também podem se sair bem com o crescente protecionismo, disse ele.

Aqui estão as previsões de Mobius para alguns dos potenciais vencedores de uma guerra comercial:

Fonte: bloomberg

NÃO PERCA MAIS UMA DICA! CADASTRE SEU E-MAIL

PARTICIPE AGORA DO NOSSO FÓRUM!

O nosso fórum já está aberto para você tirar as suas dúvidas sobre investimento e debater sobre o que quiser. Sinta-se em casa, cadastre-se agora: http://guiadoinvestidor.com.br/forum/