O Pix Caixa Tem é uma das formas mais recentes e convenientes de realizar transações financeiras no Brasil. Em 2020, a Caixa Econômica Federal criou o app Caixa Tem, e junto a isso, surgiu o Pix Caixa Tem, que foi lançado pelo Banco Central do Brasil no mesmo ano. Sendo assim, hoje vamos saber o limite do Pix Caixa Tem, o horário e se cai na hora.
Índice de conteúdo
O que é Caixa Tem
Primeiramente, Caixa Tem é um app que a Caixa Econômica Federal fez, que tem como objetivo facilitar o acesso a serviços financeiros e sociais do governo, entre eles, o recebimento de benefícios como o Auxílio Emergencial, Bolsa Família, seguro-desemprego, entre outros.
Além disso, o app permite que os usuários façam diversas transações bancárias pelo celular, como consultas de saldo, pagamentos de contas, transferências, entre outras. Também, o Caixa Tem oferece serviços de recarga de celular e de pagamento de boletos, o que amplia ainda mais a sua utilidade.
Diante disso, com a pandemia da COVID-19, o Caixa Tem ganhou ainda mais relevância, já que era possível usar para o pagamento do Auxílio Emergencial. Isso ajudou milhões de brasileiros que sofreram economicamente pela crise sanitária.
Funcionalidades do Caixa Tem
O Caixa Tem oferece diversas funções para os seus usuários. A princípio, o app funciona como uma conta poupança, mas sem custos para o usuário, e, em geral, parece com os apps de carteira digital. Veja abaixo:
- Pagamento de contas: é possível pagar contas de água, luz, telefone, boletos bancários e outras contas diretamente pelo app, sem precisar ir até uma agência bancária ou lotérica.
- Transferências: o app permite fazer transferências entre contas da Caixa de forma ilimitada ou para outros bancos um limite de 3 transações mensais.
- Saques sem cartão: é possível realizar saques em caixas eletrônicos da Caixa sem precisar de um cartão, basta gerar um código no aplicativo.
- Depósitos: o Caixa Tem também permite fazer depósitos em conta da Caixa ou para outras pessoas.
- Consulta de saldo e extrato: o app permite consultar o saldo da conta poupança social digital da Caixa, onde o Auxílio Emergencial e outros benefícios são depositados, além de oferecer a possibilidade de ver extratos de movimentação.
- Pagamento com QR Code: o Caixa Tem oferece a opção de fazer pagamentos em locais que aceitam QR Code, sem precisar de dinheiro em espécie.
Essas são algumas das principais funções do Caixa Tem, mas o app permite ainda mais, como fazer recarga de celular, pedir empréstimos, consultar benefícios sociais, Seguro-Desemprego, Bolsa Família, PIS, entre outras coisas.
E, é claro, que com tudo isso, o Caixa Tem ainda entrega ao usuário a opção de fazer Pix. Assim, pode transferir o dinheiro que está ali para outros bancos, digitais ou físicos. Dessa forma, vamos falar mais sobre o Pix.
Panorama do Pix
Em geral, é possível observar um crescimento massivo do Pix no Brasil. Antes mesmo de completar seu segundo ano de uso, ele já se tornava o método de pagamento mais popular no país. De acordo com o Banco Central, até metade do ano passado, foram feitas 1,9 bilhões de transações pelo método.
Ainda mais, comparado com os outros métodos de pagamento – como boleto, TED, DOC e Cheque, o Pix se mostrou muito superior, sendo 5 vezes mais usado que o segundo método mais usado, que é o boleto. Veja abaixo o gráfico disponibilizado pelo Banco Central.
Com isso, podemos ver como de repente o Pix se tornou superior a qualquer outro tipo de pagamento, trazendo uma grande revolução. Além disso, a quantidade de transações feitas pelo Pix divulgadas pelo Banco Central com os pagamentos feito com Cartão de Crédito, divulgados pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o Pix movimentou mais de R$ 3 trilhões no primeiro trimestre de 2022. Isso é 4 vezes mais que os valores movimentados com cartão de crédito no Brasil.
Valor movimentado (em R$ milhões) | 1º Trimestre/2022 |
Pix | 2.069.390 |
Cartão de Crédito | 478.542 |
Além disso, até outubro de 2022 foi levantado que cerca de 64% da população do Brasil usa o Pix, o que resulta em mais de 130 milhões de pessoas físicas.
Então, essas novas modalidades que o Banco Central implementou só tornam a revolução ainda maior, trazendo cada vez mais novos adeptos a essa forma de pagamento tão facilitadora e que busca inovar sempre.
Pix Caixa Tem
Primeiramente, o objetivo do Pix Caixa Tem é dar uma opção de pagamento digital rápido e seguro para os clientes da Caixa, incluindo aqueles que não possuem conta no banco ou que têm dificuldade em acessar serviços bancários tradicionais. Assim, o sistema é totalmente gratuito e pode ser usado por qualquer pessoa com um celular e acesso à internet.
Desse modo, é possível ter acesso a alguns benefícios ao usar o Pix Caixa Tem.
Benefícios do Pix Caixa Tem
- Rapidez e praticidade: as transações são feitas na hora, o que agiliza o processo de pagamento e elimina a necessidade de aguardar a compensação bancária.
- Segurança: o Pix Caixa Tem é um sistema seguro e confiável, que utiliza tecnologias de criptografia e autenticação para proteger as transações e os dados dos usuários.
- Gratuidade: o Pix Caixa Tem não cobra nenhuma tarifa ou taxa para realizar as transações, o que o torna uma opção econômica e acessível para todos os usuários.
- Disponibilidade: o Pix Caixa Tem pode ser utilizado a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que o usuário tenha acesso à internet.
- Acessibilidade: o Pix Caixa Tem é uma opção para pessoas que não possuem conta bancária ou que têm dificuldade com bancos.
Além disso, o Pix Caixa Tem também oferece alguns recursos adicionais. Entre eles, a possibilidade de agendar pagamentos, cadastrar chaves Pix para facilitar as transações futuras e receber notificações em tempo real sobre as transações feitas.
Também, o mais interessante do Pix Caixa Tem é poder fazer a transferência direta dos valores que o usuário recebeu com o Auxílio Emergencial ou Bolsa Família para outra conta.
Como cadastrar no Pix Caixa Tem
A maioria das pessoas já sabem que para fazer um Pix, é necessário cadastrar uma chave. É possível cadastrar uma chave Pix não só pelo App Caixa Tem, como também pelo da Caixa, pelo Internet Banking ou nos terminais de autoatendimento, disponíveis nas agências da Caixa.
Mas, como nosso foco é sobre o Caixa Tem, veja abaixo o passo a passo de como cadastrar nesse app. As imagens são do canal do YouTube da Caixa.
Passo a passo
- Primeiro, dentro do app Caixa Tem, selecione a opção Pix, então você será direcionado para a área Pix.
- Depois, você terá acesso a algumas informações sobre o Pix. Em seguida, clique em “VAMOS LÁ!”
- Agora, você pode escolher as chaves que quer cadastrar e clicar em “cadastrar chaves selecionadas” para concluir esse processo. Essas chaves podem ser o seu número de CPF, Celular, E-mail ou uma aleatória.
- Depois, o próximo passo é digitar a senha do seu app da Caixa Tem.
- Enfim, suas chaves selecionadas ficam prontas para uso. Basta clicar em “ok, entendi” para concluir. No mais, o cadastramento das chaves Pix está disponível 24 horas por dia. Então, sempre que quiser, você pode cadastrar a sua, seja sábado, domingo, feriado ou madrugada.
Como funciona o Pix Caixa Tem
Primeiramente, para realizar uma transação, basta acessar o app Caixa Tem, previamente baixado na Google Play ou na App Store. Assim, é só selecionar a opção “Pix”. Em seguida, é necessário informar os dados do destinatário (CPF ou CNPJ, nome completo ou razão social e o valor da transação) e confirmar o pagamento. O dinheiro é transferido instantaneamente para a conta do destinatário, sem nenhum custo adicional.
Ainda mais, além de transferências entre contas, o Pix Caixa Tem também pode ser usado para pagamento de compras em estabelecimentos comerciais que aceitam o Pix como forma de pagamento.
Para fazer uma compra em um estabelecimento comercial, basta selecionar a opção “Pagar com Pix” no aplicativo Caixa Tem e escanear o código QR disponibilizado pelo estabelecimento.
O Pix Caixa Tem também permite a criação de um QR Code para receber pagamentos. Para isso, basta acessar a opção “Receber com Pix” no app Caixa Tem, informar o valor a receber e gerar um QR Code que pode compartilhar com o pagador.
Sendo assim, abaixo, veja um passo a passo de como usar o Pix do Caixa Tem.
Passo a passo
- Assim como no passo a passo para criar a chave Pix, aqui você também deve começar clicando na área Pix do seu app Caixa Tem.
- Na tela seguinte, você pode escolher entre pagar, receber, extrato do Pix e devolução, gerenciar suas chaves e mais informações. Nesse exemplo, iremos mostrar como funciona pagar.
- Em seguida, você deve escolher se quer pagar com chave Pix ou QR Code. No exemplo, seguiremos com chave Pix. Mas com QR Code é muito fácil: basta abrir o leitor e apontar com a câmera para o código que quer pagar.
- O próximo passo é informar qual o tipo de chave que você irá utilizar, pois existem diversas opções, como já comentamos antes.
- Adiante, informe os dados dessa chave Pix e o valor que deseja pagar. Caso queira, você também pode descrever o pagamento.
- Enfim, confira os dados de pagamento. É muito importante fazer esse tipo de conferência para não acabar caindo em golpes.
- Digite sua senha do app Caixa Tem para confirmar a transação.
- E pronto! Seu pagamento foi efetuado com sucesso.
Por fim, caso você queira receber ao invés de pagar, ao clicar em “Receber” lá no menu do passo 2, você terá que preencher dados do QR Code e pode então gerar um QR Code. Nele, é necessário colocar o valor, a identificação e uma descrição. E também é necessário ter uma chave Pix já cadastrada.
Pix Caixa Tem: Qual o limite
O Pix Caixa tem não possui limite diário para a quantidade de transações. É possível fazer quantos quiser, entretanto, respeitando os limites de valores estabelecidos.
Sendo assim, o app caixa tem possui seus limites de valor de acordo com os horários do dia. Assim, caso a transação seja feita no período diurno, podendo compreender das 06h às 20h ou 06h às 22h, o limite padrão é de R$1200. Porém, no período noturno, podendo compreender das 20h às 06h ou 22h às 06h, o limite passa a ser de R$1000.
É importante destacar que esse limite é específico para transações realizadas através do Pix Caixa Tem, e não afeta outros tipos de transações que o usuário possa fazer em sua conta da Caixa. Além disso, a Caixa pode alterar o limite a qualquer momento, de acordo com sua política interna.
Caso o usuário precise realizar transações acima do limite diário do Pix Caixa Tem, ele pode utilizar outras opções disponíveis em sua conta, como transferências ou boletos bancários. Essas opções possuem limites maiores e podem ser utilizadas para transações de valores mais altos.
É importante lembrar que o limite diário do Pix Caixa Tem é uma medida de segurança para proteger os usuários de possíveis fraudes e golpes. Por isso, é fundamental que os usuários estejam atentos às transações que realizam e evitem compartilhar informações pessoais ou bancárias com terceiros.
Como aumentar o limite do Pix no Caixa Tem?
Você pode alterar os seus limites Pix pelos apps da Caixa: internet banking, app da caixa e o caixa tem. Para saber como aumentar o limite do pix no Caixa Tem, continue lendo esse texto.
Então, é importante lembrar que o Pix possui um limite para evitar fraudes e roubos. Por isso se você precisa fazer transações muito grandes, pode ser interessante buscar a sua agência. Dessa forma, você vai entender como aumentar o limite Pix no Caixa Tem. O app da Caixa foi desenvolvido principalmente durante a pandemia. Com o surgimento do Auxílio Emergencial, ele foi criado.
Por isso, é importante entender esse limite pix. Transações como aumentar o limite pix no Caixa Tem podem mudar a segurança do seu app. Por exemplo, a partir das 20h, as transações ficam limitadas. Essa é uma medida que a Caixa tomou para evitar fraudes.
Para sua segurança, a partir das 20h, o limite de envio de Pix da Conta Pessoa Física para terceiros é reduzido para R$ 1.000,00. Caso precise, é possível solicitar a alteração do início do período noturno, para que comece a valer a partir das 22h em Meus Limites/Gestão de Horário.
Pix Caixa Tem: Horário
Levando em consideração as informações sobre o limite do Pix Caixa Tem, note que o funcionamento dessa aplicação é 24h por dia, 7 dias por semana. Ou seja, você pode usar a qualquer momento. A única diferença é que o limite de valor é menor no período noturno. Então fique tranquilo, você pode usar não só o Pix Caixa Tem, mas como o Pix de qualquer instituição bancária ou fintech em qualquer horário.
Pix Caixa Tem: Cai na hora?
Sim. Pix é literalmente um método de pagamento instantâneo. Ou seja, o Pix Caixa Tem sempre cai na hora. Assim que for efetuado, a pessoa irá receber o dinheiro. E, assim como o horário, é instantâneo também em qualquer outro banco ou fintech.
Diante das informações de limite e horário, vamos traçar agora as desvantagens gerais do Pix Caixa Tem.
Desvantagens do Pix Caixa Tem
Embora o Pix Caixa Tem seja uma opção conveniente e econômica para realizar transações financeiras, ele também apresenta algumas desvantagens que podem ser consideradas pelos usuários. Dentre elas, destacam-se:
- Limite diário de transações: o Pix Caixa Tem possui um limite diário de transações, que pode variar de acordo com o perfil do usuário. Esse limite pode limitar a realização de transações de alto valor ou em grande quantidade.
- Ausência de opções de investimento: ao contrário das contas bancárias tradicionais, o Caixa Tem não oferece opções de investimento ou rendimento de dinheiro, o que pode limitar as opções dos usuários que desejam aplicar seus recursos.
- Dependência da conexão com a internet: para utilizar o Pix Caixa Tem, é necessário ter acesso à internet, o que pode ser um obstáculo para pessoas que vivem em áreas sem cobertura ou que têm dificuldade em acessar a rede.
- Necessidade de ter um smartphone: o Pix Caixa Tem só pode ser utilizado através do aplicativo Caixa Tem, o que exige que o usuário tenha um smartphone com acesso à internet. Isso pode limitar o acesso de pessoas que não possuem um celular ou que têm dificuldade em utilizá-lo.
Cuidados com segurança
Agora, mesmo com toda essa praticidade que o Pix entrega de maneira geral, é necessário tomar medidas de segurança.
Isso porque o número de crimes relacionados ao Pix também se mostra crescente, principalmente quando envolve roubo de celulares. O Procon-SP divulgou que teve 8.075 reclamações recebidas com a palavra Pix no ano de 2022, 10,4% a mais que em 2021.
A maioria das reclamações eram sobre devolução de valores pagos, reembolso ou retenção de valores, pois, uma vítima de golpe ou outros crimes envolvendo o Pix, não consegue reaver os valores.
Desse modo, há diversos tipos de golpes que podem ser aplicados, como o roubo de dados por meio de mensagens, perfis falsos no WhatsApp se passando por conhecidos, atendimento bancário falso, QR Codes falsos e o famoso “Bug do Pix”. O “Bug do Pix” é quando os criminosos dizem que há uma falha no sistema em que é possível conseguir o dobro do dinheiro de volta.
Sabendo de todos esses possíveis golpes, veja a seguir algumas dicas de segurança para evitá-los.
Dicas para seguir
- Verifique a identidade de quem está solicitando o Pix sempre que for fazer uma transferência.
- Sempre confirme tudo com a pessoa que irá receber o Pix por chamada telefônica ou pessoalmente, pois pode acontecer do WhatsApp dela estar clonado.
- Confira bem os dados antes de confirmar a transação.
- Se for enviar pagamento para algum site, veja sempre se o link é seguro e de confiança.
- Tome cuidado com links enviados por SMS ou e-mail, pois podem ser falsos.
- Nunca confirme dados pessoais do banco ou fintech por ligações ou links.
- Manter o aplicativo e o sistema operacional do celular sempre atualizados;
- Não compartilhar informações pessoais ou bancárias com desconhecidos;
- Não acessar o aplicativo em redes Wi-Fi públicas ou desconhecidas;
- Utilizar senhas seguras e alterá-las periodicamente.
Pix Caixa Tem: Saque e Troco
O Pix Caixa Tem também permite a utilização da nova modalidade do Pix, o Pix Saque e Troco.
Se você ainda não conhece, o PIX Saque é uma função do sistema PIX que permite o consumidor sacar dinheiro em estabelecimentos comerciais ou então caixas eletrônicos. Assim, não precisa de um cartão de débito ou crédito para realizar a função, apenas o aparelho celular.
Assim, a pessoa vai até a um comércio que permite essa função, faz um PIX do valor que quer sacar e recebe do dono do local o mesmo valor em dinheiro físico.
Já o Pix Troco é uma função que permite o consumidor fazer uma compra por PIX e receber o troco em dinheiro físico. Funciona parecido com o PIX Saque: você vai ao estabelecimento e ao comprar um item pagando por PIX, pode solicitar o troco em dinheiro.
Ambos possuem um limite de R$3 mil no período diurno e de R$1000 no período noturno. Caso queira saber tudo sobre o Pix Saque e Troco, clique aqui.
Conclusão
O Pix Caixa Tem é uma boa opção para realizar transações financeiras, sendo muito simples de usar. Com rapidez, praticidade, segurança e gratuidade, o sistema tem se tornado uma opção cada vez mais popular entre os usuários.
No entanto, é importante lembrar que o Pix Caixa Tem apresenta algumas limitações, expressas no tópico de desvantagens.
Apesar dessas limitações, o Pix Caixa Tem é uma opção segura, prática e acessível para realizar transações financeiras. Com o aumento do uso do sistema, é possível que mais recursos e funcionalidades sejam adicionados no futuro, ampliando ainda mais as possibilidades oferecidas pelo Pix Caixa Tem.
Cabe ressaltar que, como em qualquer sistema de pagamento, é importante que os usuários adotem medidas de segurança para proteger seus dados e evitar fraudes, como as expressas nas dicas do tópico anterior.
Ao adotar essas medidas, os usuários podem utilizar o Pix Caixa Tem com mais segurança e tranquilidade, aproveitando todos os benefícios oferecidos pelo sistema.
Em resumo, o Pix Caixa Tem é uma opção inovadora e prática para realizar transações financeiras. Com ele, é possível transferir o dinheiro dos programas sociais para qualquer conta. Ainda, conta com a vantagem de ser gratuito e estar disponível 24 horas por dia. Embora apresente algumas limitações, o sistema tem conquistado cada vez mais usuários e deve continuar a evoluir e oferecer novas possibilidades no futuro.