Bancos e Fintechs

Fim do home office na Amazon: impacto do trabalho presencial

O retorno ao modelo presencial tem se destacado, desde o fim da pandemia do COVID-19, como uma estratégia importante para muitas empresas.

home office
home office

Nesta semana, o CEO da Amazon, Andy Jassy, chamou a atenção de todos ao revelar uma série de transformações internas voltadas para otimizar as operações da gigante do varejo e da computação em nuvem. Entre as principais iniciativas estão a eliminação de camadas gerenciais e a exigência de retorno dos colaboradores de escritório ao trabalho presencial cinco dias por semana, a partir de janeiro de 2025. As mudanças têm como objetivo tornar a empresa mais ágil e eficiente, abordando problemas de burocracia e processos prolongados que têm dificultado a tomada de decisões.

Fato é que o retorno ao modelo presencial tem se destacado, desde o fim da pandemia do COVID-19, como uma estratégia importante para muitas empresas, que reconhecem os benefícios únicos nessa modalidade que reforçar a interação e colaboração entre os trabalhadores, além de também maximizar a eficiência e a inovação dentro das organizações.

De acordo com uma pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca 20,5 milhões de pessoas ocupam cargos que poderiam ser realizados de maneira remota, o que equivale a apenas 22,6% do total de trabalhadores. Esses dados deixam claro que o ambiente de escritório tem um papel de extrema importância quando o assunto é inovação. Para Marcello AmaroCHRO da Portão 3, a proximidade física permite que os colaboradores discutam projetos e ideias de forma espontânea, algo que muitas vezes é mais difícil em um formato remoto.

“A troca rápida de feedback e a interação informal durante o dia a dia ajudam a estimular a criatividade e a gerar novas soluções para desafios empresariais. A inovação muitas vezes floresce em ambientes onde os funcionários se sentem parte de uma equipe e podem colaborar sem barreiras físicas”, diz.

Embora o trabalho remoto ofereça flexibilidade e vantagens em termos de economia de tempo e custo, o retorno ao escritório tem benefícios indiscutíveis para a dinâmica da equipe e o desenvolvimento profissional. Ao valorizar o presencial, as empresas podem maximizar os pontos fortes do trabalho presencial e criar um ambiente que favoreça tanto a inovação quanto o crescimento contínuo dos colaboradores. Assim, o escritório se revela uma peça fundamental na construção de uma organização mais coesa e produtiva.

Sair da versão mobile