Guia do Investidor
carteirasmallcap
Guias

Guidance: o que é? Aprenda tudo sobre o termo do mercado

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O mundo está mudando muito rápido, isso não é diferente no mercado. Dessa forma, surge um termo novo que é o Guidance, entretanto investidores não estão acostumados, com isso perguntam o que é Guidance.

Confira com detalhes neste artigo o que é o Guidance!

O que é Guidance?

Normalmente os termos que tem aqui vem de outros lugares, Guidance não é diferente, veio dos Estados Unidos. Portanto, quando o termo é traduzido para o português pode significar orientação ou instrução.

Dessa forma, vou te explicar lá fora como funciona, o Guidance é o único meio legal das empresas poderem comentar sobre seus resultados para o mercado. Nesse sentido, esse é o momento que há uma comunicação com os investidores.

Isso é bem importante, pelo fato que comentar e analisar os dados das empresas de forma pública diminui as chances de insider trading (informações privilegiadas) sobre o mercado, o que ainda acontece e é comum no Brasil.

O Guidance pode ser trimestral ou anual e geralmente é divulgado no mesmo período que os demais documentos de resultados da empresa, como os resultados trimestrais e os demonstrativos financeiros anuais.

É a partir dessas informações divulgadas via guidance que a companhia se posiciona para orientar o mercado financeiro. Dessa forma, isso consiste em situar os investidores em geral sobre as perspectivas e projeções que a empresa faz dos seus próprios resultados.

Leia mais  Banco Itaú (ITUB4) projeta guidance para 2022 após "resultado dos sonhos"

Guidance: Quais informações?

O processo costuma relatar as expectativas da empresa para diversos aspectos do negócio, como:

  • Projeções de faturamentos e receitas futuras.
  • Projeções de margens e lucros futuros.
  • Previsão de investimentos.
  • Previsão de volume de vendas.
  • Custos e despesas.
  • Indicadores econômicos (fluxos de caixa descontados, evolução patrimonial, produtividade, expansão de negócios, entre outros);

Entretanto, também são comuns as Guidance para abordar questões mais amplas. Dessa forma, os temas normalmente são relacionados às perspectivas sobre o setor de atuação da companhia ou até mesmo para falar do desempenho geral da economia.

Como é feito?

O processo de composição da Guidance depende muito do período da divulgação. Normalmente costumam ser de forma trimestral ou anual.

Isso porque são divulgados junto com outros documentos importantes, como os relatórios de resultados trimestrais e os demonstrativos financeiros.

Dessa forma, as empresas possuem equipes especializadas na composição do Guidance. Portanto, elas são responsáveis pelo levantamento das informações da empresa.

Além disso, atuam também junto às esquipes de planejamento estratégico, de modo a se manterem informados a respeito dos planos futuros da companhia. Além disso, conseguir projetar o posicionamento da companhia.

Em resumo, os profissionais ligados ao guidance (em português; orientação; projeção) traduzem a perspectiva da companhia para os investidores e para os demais agentes econômicos.

Entretanto, não é uma tarefa simples apenas pegar as informações e divulga, isso é um processo complexo, que precisa planejar, se preocupando com o efeito que cada uma delas terá sobre os investidores e como isso reverterá para a própria empresa.

Leia mais  Insider Trading? Ex-diretor vende ações do Bradesco antes do balanço

Dessa forma, muitas empresas acabam que evitam a divulgação do Guidance. Ainda mais que no Brasil não é obrigatório, os riscos de se assustar o mercado financeiro ganham um peso maior.

Para que serve?

Acredito que já conseguiu entender que a projeção tem tantos riscos (assustar o investidor com projeções erradas), porque as empresas continuam divulgando?

A verdade é que existem alguns benefícios importantes associados a projeções. Dessa forma, maior deles diz respeito à confiança que as companhias que o disponibilizam adquirem. Pense você como investidor, você não se sentiria mais seguro ao acompanhar a visão que o alvo do seu investimento tem do futuro? Onde empresa acredita que estará?

Isso é importante, afinal, você é praticamente sócio da empresa.

Entretanto, as informações das projeções são acessíveis a todos os investidores, sem exceção.

Vantagem:

A vantagem que mais se destaca no Guidance é o acesso democrático às informações, além de ser um conjunto de transparência para com os seus investidores.

Entretanto, uma outra grande vantagem está indiretamente ligada a redução da volatilidade do mercado de capitais. Pelo fato que todos os investidores e analistas do mercado têm acesso às mesmas informações.

Em resumo, de acordo com as projeções divulgadas existe um ponto de ganho no aumento da reputação da empresa no mercado financeiro, que cresce ainda mais com base nas suas ações de transparência.

Leia mais  Rumo (RAIL3) divulga projeções para 2022

Desvantagem:

Entretanto, quando não é bem elaborado o Guidance pode gerar uma incerteza no mercado de capitais, que em consequência pode levar a alta desvalorização das ações de uma companhia.

Isso porque ocultar ou analisar informações são fatores que podem levar a uma desconfiança dos investidores e dos analistas. Dessa forma, os investidores e os analistas podem perder o interesse para a companhia.

Por fim, além do que, ter uma reputação negativa no mercado é um risco, que é um importante ponto de atenção para o time de especialistas.

Conclusão

Você conseguiu entender o que é Guidance e sua principal influência no mercado financeiro, como fazer uma divulgação certa é importante, além disso conforme as projeções é que vem as decisões sobre comprar, manter ou vender um ativo.

Dessa forma, o Guidance por ser de grande ajuda, se bem elaborado. Além disso, é uma ferramenta importante para tomar decisão de comprar ações. Por último, auxilia as empresas na transparência corporativa.

Em conclusão, conhecer o Guidance e compreende-lo de forma detalhada é uma forma de se tornar um investidor experiente.

Por fim, confira os outros termos no nosso glossário, clicando aqui!

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Insider? Investidor desembolsa 1,7 milhão de reais em CALL da Petrobrás

Guia do Investidor

Embraer tem alta de 55% no lucro e tem planos ousados para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Insider Trading? Ex-diretor vende ações do Bradesco antes do balanço

Leonardo Bruno

Tim (TIMS3) divulga Guidance operacional para 2022

Leonardo Bruno

Rumo (RAIL3) divulga projeções para 2022

Ruan Sousa

Após resultado 4T21, Raízen divulga Guidance para 2022

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário