Guia do Investidor
bitcoin hacker
Bitcoin / Criptomoedas

Por que os hackers usam Bitcoin?

A resposta para essa pergunta é fácil de responder. Porque é mais fácil para eles receberem o “produto do roubo’ sem serem pegos.

Para você negociar não é necessário uma conta bancária, sendo assim não precisa fornecer nenhuma informação que possa te identificar. O Bitcoin é de fato anômimo, e podemos afirmar com certeza nenhuma lei ou governo poderá bloquear sua conta “carteira” de Bitcoin como se fosse sua conta bancária.

Uma carteira Bitcoin é algo pessoal que somente voçe tem o controle. Por isso o Bitcoin tem sido muito usado por hackers e golpistas.

De acordo com a Agência da União Européia para Cooperação Policial, o Bitcoin é a mais utilizada por golpistas. De fato o crime cibernético tem aumentado consideravelmente. Segundo dados do dados Cybersecurity Ventures acredita-se que essa modalidade de crime até o próximo ano seja mais lucrativo que o comércio global de drogas ilegais.

O Bitcoin é rastreável?

Apesar de o Bitcoin ser anônimo, ele pode ser rastreado. Todas as transações de Bitcoin são registradas e armazenadas em um livro público permanente e inalterável. Esse livro público é acessível para qualquer pessoal na internet. Esse livro é chamado de blockchain.

Leia mais  Chain Guardians NFT: Chain Guardians Como Jogar | Como Sacar

Qualquer pessoa pode ver o que está acontecendo na rede, a carteira que enviou e a carteira que rebebeu os . Contudo não é possível saber a identidade de quem recebeu ou enviou as

Imagine que uma carteira usada por criminosos é uma impressão digital deixada na cena de um crimenesse histórico de transações como uma impressão digital. Com alguma investigação é possível descobrir o dono, não é fácil, mas é possível.

Então é possível rastrear criminosos que usam Bitcoin?

Sim e não. Qualquer pessoa pode verificar a carteira utilizada pelo cybercriminoso. Em um site chamado explorer é possível ver todas as transações que entram ou saem dessa carteira.

Porém rastrear todas as movimentações desse dinheiro é muito complicado. Atualmente existe toda uma indústria de empresas de software elaborando programas sofisticados para fazer exatamente isso, rastrear transações consideradas ilegais.

Uma dessas empresas, chamada Chainalysis Inc., iniciou uma pesquisa para vasculhar o histórico anterior de transações das carteiras usadas pelos criminosos no Twitter. Eles descobriram várias transações, incluindo pagamentos por serviços comuns do dia a dia. De fato essas informações podem ajudar os criminosos.

Leia mais  Dotz (DOTZ3) expande portfólio de resgate em criptomoedas

Prendendo o da pra recuperar os Bitcoins?

Como os criminosos sabem que os Bitcoins podem ser rastreados, geralmente eles dividem esses Bitcoins em diversas carteiras em milhares de transações.

Um tipo específico de software chamado “mixer” pode ajudar os criminosos. Utilizando um mixer o cyber-criminoso pode enviar uma certa quantia de , dividir em muitas transações menores e “misturar” com transações de outras pessoas. Eles recebem a mesma quantia enviada para o mixer, mas não são exatamente os mesmos Bitcoins.

Tudo é visível na . Mas há coisas que eles podem fazer para se livrarem de serem pegos.

É muito difícil rastrear e prender um hacker experiente que sabe usar a tecnologia a seu favor. Contudo não é impossível. Vamos esperar as investigações para podermos ter certeza se é realmente possível prender um cyber-criminoso que usa Bitcoin.

Avalie este post:
[Total: Média: ]

Nossas redes:

Leia mais

Coin98 Wallet Review | Coin98 Wallet é confiável? Tudo sobre

Fernando Américo

O desafio do investimento seguro nas criptomoedas

Autor Convidado

Bitcoin Gold vale a pena | Bitcoin Gold Hoje? Tudo sobre

Fernando Américo

Perpetual Protocol O que é? Perpetual Protocol Projeto: tudo sobre

Fernando Américo

Diferentes visões no mercado financeiro são barreiras para criptomoedas, avalia Oliver Wyman

Autor Convidado

Internet Computer Criptomoeda: vale a pena? Tudo sobre

Gabriel Tavares

Deixe seu comentário