Guia do Investidor
hapvida
Recomendações

Hapvida Ações vale a pena? Hapvida ações caem: análise

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Você sabe se a Hapvida Ações vale a pena? Hapvida ações caem? A companhia Hapvida (HAPV3) é um dos principais nomes do mercado de ações brasileiro, tendo uma grande parcela de representação especialmente no setor de saúde. Desse modo, fica claro a relevância e a importância destas ações na bolsa de valores.

Pensando nisso, nós do Guia do Investidor, elaboramos para você um guia completo. Assim, iremos abordar do zero tudo o que você precisa entender antes de declarar se Hapvida Ações vale a pena? Hapvida ações caem! Confira agora mais detalhes!

Hapvida: o que é?

Primeiramente, quando se trata do mundo dos investimentos (e de dinheiro em geral), existe uma regra de ouro: você precisa saber para onde está indo seu dinheiro.

A dica pode parecer bastante óbvia, afinal, você não sai fazendo transferências para qualquer um no meio da rua, não é mesmo? Assim como no cotidiano, a bolsa de valores se trata de relações. Por isso, conhecer as empresas por trás dos códigos de seu homebroker será um importante diferencial na sua trajetória como investidor.

Além disso, entender as relações do mercado e dos investimentos vai te poupar muita dor de cabeça na hora de verificar a rentabilidade da sua carteira de investimentos. Afinal, entender a finalidade das transações que você participa é o básico para não sair lesado não é mesmo?

Portanto, o primeiro passo antes de entender Hapvida Ações vale a pena? Hapvida ações caem, é entender quem é a empresa por trás das cortinas.

Leia mais  Esta ação pode disparar 51% em 2022

Assim, a Hapvida Participações e Investimentos S.A. é uma holding, constituída na forma de sociedade por ações, domiciliada no Brasil e com sede na cidade de Fortaleza, estado do Ceará.

A Companhia obteve o registro de empresa de capital aberto em 20 de abril de 2018 e iniciou as negociações de suas ações no segmento especial Novo Mercado na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, no dia 25 de abril de 2018, sob o código HAPV3.

Hapvida Acoes vale a pena Hapvida acoes caem
Hapvida Acoes vale a pena Hapvida acoes caem

Fundada em 1979, inicialmente como uma clínica, a Companhia tem como atividades preponderantes:

  • Venda de planos de saúde com cobertura de custos de assistência médica, sendo a maior parte dos atendimentos realizada nas redes clínica, ambulatorial e hospitalar própria;
  • Venda de planos odontológicos com o serviço prestado através de rede credenciada.

Hapvida Ações vale a pena? Hapvida ações caem: a Hapvida no mercado

Desse modo, a companhia atua no setor de saúde suplementar e direciona em sua estratégia a prestação dos serviços de forma verticalizada, em que o atendimento ao beneficiário é prioritariamente realizado em rede própria de atendimento, com a finalidade de proporcionar assistência médica e odontológica de qualidade e com baixo custo, operando em apenas um segmento operacional, cujos resultados operacionais e financeiros são regularmente revistos pelo Conselho de Administração de forma agregada, sobre as quais conduz sua tomada de decisões.

A Companhia possui em sua estrutura organizacional hospitais, pronto atendimentos, clínicas e outras unidades de atendimento, que atendem as demandas de beneficiários contratantes dos produtos comercializados pela operadora de planos de saúde, dentro do modelo de negócio verticalizado, em que o objetivo final é maximizar a geração de valor consolidada (operadora e as unidades de atendimento) para os seus acionistas e a prestação de serviços de qualidade aos Beneficiários em geral.

Como funciona a bolsa de valores?

Se você está “caindo de paraquedas” hoje na bolsa de valores, você precisa saber alguns pontos essenciais para manter a rentabilidade de seus investimentos.

Leia mais  15 ações recomendadas para comprar em Março de 2021

Primeiramente, antes de entrar Hapvida Ações vale a pena? Hapvida ações caem, vamos entender um pouco mais sobre o mercado de ações.

A primeira regra de ouro do mercado é a mesma regra de ouro da economia em geral: Oferta x Demanda. A regra é simples, quanto maior a demanda por um produto e menor a oferta, maior o valor do produto.

Em outras palavras, imagine o seguinte cenário. Você chega em uma loja de sapatos, em uma semana de promoção, a maior parte do estoque da loja é vendido. No entanto, você e outros dois clientes chegam para comprar respectivos pares de sapatos.

Como a empresa está em uma semana de muitas vendas, a loja tem somente um par de sapatos, de numeração 42. O sapato é da mesma numeração que a sua e de um dos clientes. O cliente de numeração diferente perderia o interesse de imediato no sapato. Enquanto você e o outro cliente provavelmente ofereceriam um valor maior que o marcado no produto para o levar para casa. As leis da Oferta e da Demanda regem o mercado em geral, e obviamente o mercado financeiro não escapa deste movimento.

As ações do mercado de ações são simplesmente “produtos financeiros”. Logo, as ações de empresas mais visadas e desejadas, terão os maiores preços.

No entanto, ao contrário do mercado tradicional, o mercado de ações é regulado em tempo real, com o valor das ações oscilando de acordo com as variações de interesse do mercado. Isso é o que chamamos no mercado financeiro de cotação.

Contudo, você já pensou nos motivos que fazem a cotação de uma ação variar?

O que leva a variação de cotação?

Neste contexto, fica claro que as ações estão suscetíveis as variações do mercado. Mas o que seriam exatamente estas variações?

Antes de entrar Hapvida Ações vale a pena? Hapvida ações caem, você precisa entender os pontos que irão valorizar (ou desvalorizar) uma ação.

O mercado está ligado a economia em geral. Portanto, expectativas ruins gerais de mercado, tendem a prejudicar o desempenho de ações. Um bom exemplo disso foi a bolsa em 2021. Afinal, o receio com os riscos de sistema, como o covid e a proximidade das eleições presidenciais, afetaram diretamente o principal indicador do mercado brasileiro: o Ibovespa.

Leia mais  BIDI11, CASH3 e mais 8 ações para comprar ainda em Abril

Os motivos gerais do que chamamos de “macroeconomia” são praticamente ilimitados. Por isso, é mais interessante observar o comportamento específico de sua empresa desejada do que as especulações gerais da bolsa.

Hapvida ações Caem?

Ademais, antes de entender se Hapvida ações vale a pena, é preciso entender porque, Hapvida ações caem.

Os analistas do Banco Safra anunciaram recentemente suas expectativas para as ações da companhia. Desse modo, segundo a análise o lucro por ação da Hapvida (HAPV3) perdeu para as estimativas do Safra em 48% e para o consenso em 37%. A Hapvida relatou ganhos no 3T21 mais fracos do que o esperado devido ao ainda pressionado índice de sinistralidade, fenômeno relacionado a pacientes da Covid e empresas recém-adquiridas e a um aumento nas provisões para contingências trabalhistas.

Estes fatores, aliados a tensão macroeconômica, podem ser motivos para explicar a movimentação atípica dos papéis da companhia. Que acumularam uma alta margem de desvalorização em 2021:

image 40
Cotação da HAPV3.

Hapvida ações vale a pena?

Assim, chegamos na pergunta que “vale um milhão de dólares”: Hapvida ações vale a pena? A análise do banco Safra aponta alguns motivos para investir (ou não) nos papéis da companhia. Confira abaixo os principais destaques!

Motivos para investir em HAPV3

  1. Controle rígido sobre as despesas e a abordagem da ‘jornada do paciente’ ajudam a Hapvida a trabalhar na prevenção de doenças e condições e diminuir custos;
  2. Fusões e aquisições podem representar uma oportunidade adicional.

Quais são os principais riscos de HAPV3?

  1. Impacto maior que o esperado da pandemia de Covid-19;
  2. Desafios acima do esperado e atrasos na integração de aquisições recentes;
  3. Índice de sinistralidade acima das expectativas, especialmente para as carteiras individuais.
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Hapvida volta a se destacar entre as maiores altas do Ibovespa: o que aconteceu?

Leonardo Bruno

Hapvida (HAPV3) aprova acordo de transferência de ações com grupo Promed

Leonardo Bruno

Com lucro de R$ 221 mi, Hapvida (HAPV3) apresenta queda de 8% no resultado 2T23

Leonardo Bruno

Hapvida lidera altas e Petz registra maior desvalorização do dia na véspera de balanços

Guia do Investidor

HAPV3 Preço-Alvo 2024: Vale a pena comprar ações da Hapvida?

Leonardo Bruno

Petrobras e Hapvida resistem, mas a bolsa teve sua terceira queda consecutiva impulsionada por Vale e bancos

Guia do Investidor

Deixe seu comentário