Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Criptomoedas Notícias

Brasileira Hashdex lança primeiro ETF de Criptomoedas do mundo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A gestora de criptomoedas Hashdex, em parceria com a Nasdaq, fez o lançamento do Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF, o primeiro ETF de criptoativos do mundo.

Embora a novidade tenha sido lançada nesta quarta-feira (10), ela foi mencionada pela primeira vez em setembro de 2020, quando a BSX (Bermuda Stock Exchange) anunciou a listagem. Ainda assim, por se tratar do primeiro ativo do tipo, a gestora ofereceu mais informações a seu respeito.

Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF: dados

A princípio, o ETF da Hashdex replica o Nasdaq Crypto Index (NCI). Este, por sua vez, é um índice desenvolvido em conjunto pela Nasdaq e Hashdex, com rebalanceamento a cada três meses.

Nesse sentido, o NCI é composto por seis criptomoedas: Bitcoin, Ethereum, Stellar, Litecoin, Bitcoin Cash e Chainlink. Inclusive, para chegar até as seis cryptocurrencies, as instituições fizeram uso de quatro critérios.

Em primeiro lugar, a criptomoeda tinha que negociar em três bolsas de criptoativos reguladas. Ao mesmo tempo, ela deveria ter suporte por pelo menos dois custodiantes institucionais. Em seguida, a instituição considerava se o ativo tinha preço flutuante. Em conclusão, o ativo deve representar no mínimo 0,5% de todo o mercado cripto.

Além da seleção de criptomoedas, outra escolha relevante a respeito do ETF foi o local de listagem: as Ilhas Bermudas. A razão para a decisão de fazer parte da Bolsa de Valores de Bermudas (BSX) se baseia sobretudo nas questões regulatórias. Enquanto nos EUA a SEC vem negando autorização para ETFs do tipo, as Ilhas Bermudas se destacam por ser um dos países com a regulação mais avançada quanto se trata de criptoativos.

Leia mais  Ações Samsung: como comprá-las do Brasil através de ETFs

Também vale dizer que mesmo fazendo parte da BSX, é possível que investidores no Brasil tenham acesso a esse ativo. Para realizar aportes nesse ETF de criptomoedas, basta buscar um dos três fundos que a Hashdex distribui no país. Por meio deles, é possível obter uma exposição de 20%, 40% ou 100% de exposição ao ETF.

Sendo assim, os produtos podem ser encontrados nas maiores plataforma de investimentos do país, e atendem todos os perfis de investidores.

“Com o suporte da Nasdaq, do seu agente de cálculo CF Benchmarks, e da BSX, estamos extremamente felizes em trazer ao mercado o primeiro ETF de cripto do mundo. Essa é uma grande conquista que mostra a maturidade do mercado de criptomoedas, que conquistou um patamar de respeito em 2020”.

Marcelo Sampaio, CEO da Hashdex.

Nos siga no Google News
Leia mais  Bitcoin (BTC) testa US$ 43.000, luta de vendedores a descoberto; Kaspa (KAS) e BorroeFinance ($ROE) aspiram por um aumento exponencial

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Halving do Bitcoin é a oportunidade de ‘ouro’ em 2024

Fernando Américo

Bitcoin registra queda após ataques do Oriente Médio

Márcia Alves

IRPF 2024 tem novas regras para criptoativos

Fernando Américo

Ethereum: por que essa criptomoeda que merece ser observada?

Autor Convidado

Governo Lula quer taxar as criptomoedas: entenda

Márcia Alves

Bitcoin dispara e volta a valer US$ 70 mil

Márcia Alves

Deixe seu comentário